sábado, 3 de setembro de 2022

Olha o Pepê aí , Gente !!!

 Olha o Pepê aí , Gente !!! 😀 




( 2 de Setembro de 1957 / 5 de Abril de 1991 ) !

Era uma vez um garoto da Zona Sul que queria viver intensamente . Começou a surfar ainda pequeno e em 76 foi o primeiro brasileiro a ganhar uma prova do circuito mundial de surf. Em 77 as Asas Deltas apareceram no Céu de São Conrado e lá foi ele praticar mais um esporte radical . Em 81 foi o primeiro brasileiro campeão mundial de Voo livre no Japão. Como estas práticas esportivas ainda não eram profissionalizadas , buscava seu sustento no comércio . No início dos anos 80 abriu um quiosque em São Conrado ( foto ) . Algum tempo depois o transferiu para a Barra onde está até hoje . Ele era um cara tão especial que um dia sofreu um acidente com a Asa Delta e teve rompimento de Baço . Em uma pessoa normal , poderia ser fatal pela perda de sangue , mas ali ele descobriu que tinha dois Baços . Apesar da fama era bem humilde . Em 86 , abriu uma filial da barraca na área de alimentação do Barra Shopping . Poderia ser visto no horário de almoço , lá, atendendo os clientes . Foi ali que comi pela primeira vez beterraba e alfafa que poderíamos colocar como complemento no sanduíche integral de peito de frango com ricota e cenoura . Com o pão quentinho , era uma delícia ! E ele mesmo o preparava . Tinha ali uma bebida também chamada de Bali-Hi . Ela era feita de yogurt , batido com sorvete de creme . Outra delícia ! 

Aliás, o termo sanduíche natural , apareceu no início dos anos 80 e desconfio que ele foi um dos responsáveis. Pepê vivia a vida como se dispôs a viver . Em 91 participando novamente do mundial de voo livre no Japão em um dia nublado e com muito vento , sofreu outro acidente e dessa vez não resistiu. Tinha apenas 33 anos ! A praia na Barra onde está o seu quiosque de tanto as pessoas repetirem seu nome , acabou sendo batizada oficialmente de Praia do Pepê . Ali tem uma estátua celebrando a sua existência . Com certeza , a existência de um garoto que viveu intensamente como gostaria de viver .

Corpo é encontrado no distrito de Gravatá do Ibiapina em Taquaritinga do Norte e familiares reconhecem como sendo de Apolônio Pessoa

 



“Nem sempre as coisas são como queremos e nem sempre os desfechos são como desejamos…”, desta maneira o advogado e poeta Clécio Dias iniciou uma crônica nas redes sociais, lamentando a saudade do senhor Apolônio Pessoa, desaparecido desde 22 de julho deste ano.


Infelizmente, na noite desta quinta-feira (1º), um corpo foi encontrado em uma propriedade no distrito de Gravatá do Ibiapina, zona rural de Taquaritinga do Norte, e familiares reconheceram como de Apolônio Pessoa (84 anos), após a identificação de peças de roupa semelhantes às dele, entre elas, um cinto, além de um par de óculos igual ao que o homem usava, e documentos pertencentes ao idoso, encontrados juntos ao cadáver.

A Guarda Civil Municipal de Taquaritinga do Norte, além das polícias Civil e Militar estiveram no local onde o corpo foi encontrado, para realizar o levantamento cadavérico e conduzir os restos mortais para o Instituto de Genética Forense, no Recife, para confirmar a identidade do cadáver, mesmo após o reconhecimento dos familiares.

Apolônio havia saído de casa sem indicar o seu paradeiro e desde então, os familiares não tiveram mais informações para que pudessem encontrá-lo e trazê-lo de volta para sua residência, em Santa Cruz do Capibaribe.

Entenda o que é e saiba como lidar com a paralisia cerebral infantil

 






A paralisia cerebral infantil é a deficiência mais comum na infância que afeta movimentos e funções sensoriais e cognitivas das crianças. Atualmente são cerca de 17 milhões de casos diagnosticados no mundo todo, segundo dados do movimento internacional World Cerebral Palsy Day 

Amigo Panda_Paralisia Cerebral Infantil

Crianças com paralisia cerebral infantil podem ter uma vida produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades. 

 Existem muitas dúvidas que envolvem a paralisia cerebral infantil como: sintomas, quais são as sequelas, o que é a paralisia cerebral infantil, quais são os tratamentos, as causas e quanto tempo de vida tem uma criança com paralisia cerebral.  

 Com este artigo, saiba como lidar com o diagnóstico de paralisia cerebral infantil, se há prevenção, como detectar, se fisioterapia funciona, entenda seu conceito, seus tipos e muitas outras questões sobre a PCI. 


áreas de tensão e força musculares, coordenação e padrão de movimento. As formas espásticas com tensão muscular elevada são a forma mais comum de paralisia cerebral infantil.  

 Além do termo “paralisia cerebral infantil”, ela também pode ser nomeada como encefalopatia crônica não evolutiva (ECNE). A paralisia cerebral infantil está ligada a uma lesão no cérebro imaturo e é importante ressaltar que ela não é progressiva, ou seja, não vai piorar com o tempo. Entretanto, as alterações no funcionamento e no controle muscular podem levar a alterações ortopédicas que, por sua vez, podem se acentuar com o crescimento da criança.  

 Agora que já explicamos o que é a paralisia cerebral infantil, sabia que existe outro conceito sobre a paralisia cerebral infantil que você precisa saber: paralisia cerebral infantil não é uma doença 

Amigo Panda_Paralisia Cerebral Infantil_Terapia

Na verdade, a paralisia cerebral infantil é um conjunto de sintomas resultantes das malformações cerebrais ou danos às partes do cérebro. 

Algumas vezes, as crianças com paralisia cerebral infantil também apresentam anomalias em outras partes do cérebro. Esses danos cerebrais que resultam na paralisia cerebral infantil podem ocorrer durante a gestação, durante o nascimento, depois do nascimento ou na primeira infância.  

[+] Aprenda a cuidar de uma criança atípica 

Uma vez ocorridos os danos cerebrais, eles não pioram, embora os sintomas possam mudar à medida que a criança cresce e amadurece. Se a disfunção muscular resultar em danos cerebrais após os dois anos de idade, ela não é considerada paralisia cerebral infantil. 

Quais são as causas da paralisia cerebral infantil? 

As causas da paralisia cerebral infantil podem variar amplamente e vão desde anormalidades da placenta e complicações com o cordão umbilical, até infecções, diabetes, hipertensão (eclampsia), desnutrição, hemorragia e prematuridade. Ela ocorre em 3 de cada mil nascidos vivos. Porém, bebês prematuros são mais afetados. 

Uma das principais causas da paralisia cerebral infantil é a hipoxia, situação em que, por alguma razão relativa ao parto, tanto para mãe quanto para o bebê, falta oxigenação no cérebro.  

Em alguns casos de paralisia cerebral infantil é possível que ocorra o envolvimento de mais de uma causa. Os problemas que surgem antes, durante e logo após o nascimento causam de 15 a 20% dos casos.  

[+] Saiba mais sobre a paralisia cerebral infantil 

Os bebês prematuros são particularmente vulneráveis, porque os vasos sanguíneos, em certas áreas do cérebro, são finos e sangram com muita facilidade.  

Concentrações elevadas de bilirrubina no sangue podem dar origem a uma forma de lesão cerebral denominada querníctero, que também pode causar paralisia cerebral infantil. 

Durante os primeiros dois anos de vida, doenças graves, como a inflamação dos tecidos que revestem o cérebro (meningite), uma infecção grave na corrente sanguínea, lesões e desidratação grave podem causar lesões cerebrais e resultar em paralisia cerebral infantil. 

Entre os diagnosticados com paralisia cerebral infantil: 

  • 1 em cada 2 crianças tem deficiência intelectual; 
  • 1 em cada 3 crianças não pode andar; 
  • 1 em cada 4 crianças não consegue falar; 
  • 1 em cada 4 crianças tem epilepsia. 

Amigo Panda_Paralisia Cerebral Infantil_Terapeuta Ocupacional

Conheça os tipos e as classificações da paralisia cerebral infantil 

Agora, você já entendeu que existe uma enorme variação nas formas como a paralisia cerebral infantil se apresenta e tudo está diretamente relacionado à extensão do dano neurológico. Isso significa que as lesões mais extensas do cérebro causam quadros mais graves de paralisia cerebral infantil. Nesse ponto do artigo vamos te ensinar sobre os tipos, ou seja, a classificação da PCI.  

Os quatro tipos de paralisia cerebral infantil 

Existem quatro principais tipos de paralisia cerebral infantil: 

  1. Espástica 
  2. Atetoide 
  3. Atáxica 
  4. Mista 

Em todas as formas, a fala pode ser difícil de compreender porque a criança tem dificuldade para controlar os músculos envolvidos. Entenda melhor cada um dos tipos de paralisia cerebral infantil.  

Paralisia cerebral infantil espástica 

No tipo espástico, que ocorre em mais de 70% das crianças com paralisia cerebral infantil, os músculos são rígidos e fracos. Essa rigidez pode afetar outras partes do corpo, como: 

  • Os dois braços e as duas pernas (quadriplegia); 
  • As pernas mais que os braços (diplegia); 
  • Apenas o braço ou a perna em um dos lados (hemiplegia); 
  • Apenas as pernas e a parte inferior do corpo (paraplegia, casos raros).  

As pernas e os braços afetados não se desenvolvem completamente. Algumas crianças podem andar em um movimento cruzado, conhecido como marcha em tesoura, e outras podem andar apoiadas nos dedos dos pés. 

Paralisia cerebral infantil atetoide 

O tipo atetoide ocorre em, aproximadamente, 20% das crianças diagnosticadas com paralisia cerebral infantil. Nesses casos os braços, pernas e corpo movem-se espontaneamente de maneira lenta e involuntária. Emoções fortes agravam os movimentos e o sono faz com que eles desapareçam. 

As crianças com esse tipo de paralisia cerebral infantil têm dificuldades na articulação das palavras. Se a causa for querníctero, as crianças afetadas são frequentemente surdas e têm dificuldade em olhar para cima. 

Amigo Panda_Paralisia Cerebral Infantil_Massagem

Inclusão Social: a importância desse tema nos dias atuais

 


Nunca se ouviu falar tanto sobre inclusão social como nos dias de hoje. E não é para menos, já que o tema possui grande relevância e merece ser discutido. Pensando nisso, nest post abordaremos esse assunto para que você possa saber um pouco mais sobre ele e também sobre a sua importância.

 

Portanto, se você não abre mão de se manter bem informado e por dentro de todas as discussões sociais, continue nos acompanhando e boa leitura!

 

Afinal, o que é inclusão social?

 

Apesar de muito se ouvir falar sobre inclusão social, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que esse termo significa na prática. Quando se fala sobre inclusão social, é importante frisar que o conceito vai muito além de simplesmente oferecer oportunidades para pessoas que, de alguma forma, foram colocadas à margem da sociedade.

 

Na verdade, esse é o primeiro passo para que essas pessoas possam começar a se sentir minimamente incluídas em sociedade. Mas antes disso, é preciso frisar outro fator de igual importância: o atendimento das necessidades básicas dessas pessoas.

 

Para que possamos, de fato, partir da mesma linha de largada rumo a qualquer objetivo, é necessário que tenhamos nossas necessidades básicas atendidas desde o momento do nosso nascimento. Realidade que não é a mesma de muitas pessoas marginalizadas.

 

Basta que demos uma rápida olhada nos índices de fome e desigualdade social do Brasil, por exemplo, para ter uma pequena noção do quanto as políticas de inclusão social são mais do que necessárias. São responsáveis por restaurar e recuperar vidas.

 

Dados sobre a desigualdade social no Brasil

 

Para ilustrar um pouco melhor o cenário sobre o qual falamos, trouxemos alguns dados e estatísticas mundiais:

 

- Atualmente, cerca de 120 milhões de crianças não frequentam a escola em todo o mundo, sendo que dois terços dessa estatística são mulheres;

- O número de crianças que morre em decorrência da falta de recursos básicos (alimentação, saúde, etc.), é de 12 milhões por ano;

- Em países subdesenvolvidos e emergentes, a porcentagem de deficientes físicos que frequentam a escola é menor do que 1%/.

 

Inclusão social como bandeira de luta

 

Os dados e estatísticas que citamos são apenas alguns exemplos sobre como a sociedade pode ser altamente excludente, deixando de oferecer até mesmo recursos básicos para que uma criança possa se manter viva, com saúde e alfabetizada.

 

Nesse contexto, a inclusão social surge como uma bandeira de luta por meio de movimentos sociais. São eles das mais variadas causas, levantando e dando voz a grupos que sofrem exclusão por causa da cor da pele, etnia, religião, entre outros.

 

Cabe, então, aos movimentos sociais, reivindicar junto ao poder público não apenas a sugestão de políticas que levem em consideração a realidade enfrentada por essas pessoas marginalizadas, mas também fiscalizar e garantir que elas sejam cumpridas de forma eficiente.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a desigualdade social no Brasil e no mundo, bem como a importância da inclusão social e suas políticas, gostaríamos de convidá-lo a conhecer nosso curso sobre o tema que conta com certificado válido em todo o Brasil!

 

Nunca se ouviu falar tanto sobre inclusão social como nos dias de hoje. E não é para menos, já que o tema possui grande relevância e merece ser discutido. Pensando nisso, no post de hoje abordaremos esse assunto para que você possa saber um pouco mais sobre ele e também sobre a sua importância.

 

Portanto, se você não abre mão de se manter bem informado e por dentro de todas as discussões sociais, continue nos acompanhando e boa leitura!

Polícia Militar apreende carga de lenha nativa em São Bento do Una

 



Cipoma apreende carga de madeira em São Bento do Una — Foto: Polícia Militar/Reprodução

Cipoma apreende carga de madeira em São Bento do Una — Foto: Polícia Militar/Reprodução

A Polícia Militar da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) apreendeu 16 metros cúbicos de lenha nativa em São Bento do Una, Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu na quinta-feira (1º).

O motorista do veículo não possuía documentação para transportar a carga, segundo a PM. O suspeito foi abordado após os policiais receberem a denúncia sobre o carregamento de lenha de formar irregular.

O homem e a carga foram encaminhados à Delegacia de Polícia de São Bento do Una, para as medidas cabíveis.

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Varíola dos macacos: Caruaru confirma primeiros dois casos



Amostras para testes de varíola dos macacos — Foto: Agência Brasil/Diulgação

Amostras para testes de varíola dos macacos — Foto: Agência Brasil/Diulgação

A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, confirmou nesta quinta-feira (1º) os dois primeiros casos positivos de varíola dos macacos (monkeypox). Um homem de 27 anos e uma mulher, de 20, foram diagnosticados com a doença.

Além do vírus monkeypox (varíola símia), ambos também positivaram para sífilis. A Vigilância de Saúde informou que não há correlação entre os casos e nenhum dos pacientes relataram viagens recentes. Além disso, nenhum outro parente ou familiar dos casos confirmados apresentaram sintomas da doença.

Os casos foram confirmados por meio de exames laboratoriais do tipo RT-PCR coletados no município e enviados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN/PE). As medidas de controle foram adotadas de forma imediata, como isolamento e rastreamento de contatos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Para Danilo Cabral, Marília Arraes traiu o ex presidente Lula



Candidato a governador pela Frente Popular, Danilo Cabral acusou a postulante Marília Arraes de trair o ex-presidente Lula em diversos momentos ao se juntar ao Centrão, hoje alinhado ao presidente Jair Bolsonaro, manifestando posições contrárias ao líder petista e se beneficiando com o orçamento secreto. Em conversa com forças sindicais, na noite desta terça (30), Danilo destacou que a adversária, no Congresso Nacional, entrou em rota de colisão com o PT, como na votação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, e de ter se juntado ao bloco de partidos para ter acesso a recursos das emendas de relator, de mais de R$ 850 milhões, segundo revelou este mês o jornal Valor Econômico. Marília e outros 16 candidatos que disputam eleições para governador este ano foram contemplados pela benesse patrocinada pelo Centrão.

“O que eu ouço sobre Marília é a traição dela ao PT na eleição para a Mesa Diretora, se juntando com a turma do Centrão para derrotar o candidato do PT, o candidato de Lula. Agora, novamente, eu vi ela se juntando novamente e está agarrada naquele Orçamento Secreto, que Lula disse que é safadeza”, cravou Danilo. “A candidatura de Marília não representa a verdade dos fatos, não representa o desejo de Lula e não representa aquilo que a gente representa, aqui, em Pernambuco. Eu quero debater com ela as minhas posições e as posições dela lá no Congresso. Mas, infelizmente, ela está se negando a debater”, reforçou o socialista.

Durante entrevista ao Jornal Nacional, na Rede Globo, semana passada, o ex-presidente Lula condenou a manobra liderada pelo Centrão. "Você acha que o mensalão é mais grave do que o orçamento secreto? O orçamento secreto é uma excrescência. É usurpação do poder”, afirmou o líder petista. Em outro momento, na comemoração dos 100 anos de fundação do PCdoB, o ex-presidente classificou o Orçamento Secretário como “a maior vergonha deste País”. “Se não fosse vergonha, não era secreto. Se é uma coisa honesta, digna, por que é que todo mundo não sabe? Se é secreto, tem safadeza”, atacou.

Candidata a senadora pela Frente Popular e ex-aliada de Marília, Teresa Leitão (PT) também condenou a existência do orçamento secreto articulado pelo Centrão. "Precisamos acabar com esse esquema do Centrão, que beneficia parlamentares bolsonaristas. Pernambuco e o Brasil merecem e exigem transparência e respeito ao dinheiro público. Eu me comprometo a lutar no Senado para acabar com o orçamento secreto de Arthur Lira e sua turma", afirmou a petista.



Foto: Reprodução

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Pernambuco é o segundo estado mais adiantado do Brasil no Censo 2022, diz IBGE

 

Pernambuco é o segundo estado mais adiantado do Brasil no Ce

Com 52,45% dos seus 17.560 setores censitários em coleta, Pernambuco é o segundo estado mais adiantado do Brasil nos trabalhos do Censo 2022. A informação é do primeiro balanço da pesquisa divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (30).

O Estado está atrás apenas do Rio Grande do Norte, que tem 53% dos setores em andamento. O Distrito Federal (52,04%) completa o pódio. Já os estados de Mato Grosso (21,81%), Roraima (25,75%) e São Paulo (29,63%) são os com menor percentual de setores trabalhados.

Pernambuco já contou 3.669.878 pessoas em 1.279.897 domicílios. Dessa população, 1.721.988 (46,9%) são homens e 1.947.890 (53,1%) são mulheres.

Já 41.503 pessoas se declararam indígenas e 29.814 pernambucanos, quilombolas.

Em todo o Brasil, até essa segunda (29), haviam sido recenseadas, 58.291.842 pessoas em 20.290.359 domicílios no País. Desxas, 36,51% estavam na região Nordeste; 35,51%, no Sudeste; 11,87%, no Sul; 9,44%, no Norte; e 6,67%, no Centro-Oeste. Na manhã desta terça-feira (30), o total de população recenseada já era de 59.616.994.
“Reforçamos que os dados apresentados são uma fotografia do momento, devido à complexidade da pesquisa”, frisa o superintendente do IBGE em Pernambuco, Gliner Alencar.
No hotsite do Censo 2022, é possível acompanhar diariamente o total da população recenseada no país e a evolução dos setores trabalhados por unidades da federação.
“Já conseguimos observar na pirâmide parcial o envelhecimento da população, com o topo da pirâmide mais avolumado, e picos nas idades de 40 e 20 anos, conforme o esperado. Os indicadores de qualidade vêm mostrando que a informação é consistente, não há indícios de que haja sub ou sobre enumeração de alguma idade”, declara o gerente técnico do Censo.
Pirâmide parcial mostra envelhecimento da população pernambucana (Foto: Divulgação/IBGE)

Questionários

O Censo 2022 aplica dois tipos de questionários: o básico e o ampliado. Até agora, 89,2% dos domicílios responderam ao questionário básico, um total de 1.130.402 casas; já o ampliado foi aplicado em 136.382 domicílios, o equivalente a 10,8%.

A maior parte dos questionários (99,7%) foi respondida de forma presencial, sendo que 1.442 domicílios optaram por responder pela internet e 1.689 pelo telefone. O tempo mediano de preenchimento tem sido de seis minutos para o questionário básico e de 18 minutos para o questionário ampliado.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações da Folha PE

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...