sábado, 12 de dezembro de 2020

Morre o radialista Wendel Galdino


A Imprensa da região amanheceu  com a triste notícia  do falecimento do radialista  Wendel Galdino, que faleceu na madrugada  de hoje dia 12/12. Wendel  foi âncora do programa  tribuna do povo na rádio Líder  FM, muito influente  no meio político ele fez da rádio a voz de um povo em busca  dos seus direitos.  Wendel  se tratava  de um câncer descoberto  depois de contrair a covid 19, ele estava internado  no Mestre Vitalino onde faleceu. Wendel era de Toritama e era conhecido e respeitado em toda região.



sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Reunião entre o Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Educação e Representantes do Sindicato dos Professores sobre o futuro da Educação no Município


  Na última quinta feira ( 10/12 ) aconteceu no Ginásio Severino Pereira da Silva uma importante reunião  entre o Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Educação e Representantes do Sindicato dos Professores , na oportunidade foi realizada a  Apresentação do currículo municipal, onde ficou acordado que no ensino fundamental e EJA Taquaritinga do Norte vai adotar o currículo do Estado, já na modalidade da Educação Infantil  foram realizadas algumas adaptações de acordo com a realidade do Município. A equipe pedagógica realizou a apresentação das atividades desenvolvidas pela equipe da SEDUC, no período entre 13/04 a 18/06/ 2020,  as quais contabilizaram 35 dias e foram computadas 70 h/ aulas, considerando que neste intervalo de tempo houve a antecipação do recesso escolar.

  O Secretário de Educação Marcos Augusto esteve presente e em sua fala pediu união de toda classe educacional para a nova realidade que será o ano letivo de 2021, e falou sobre os desafios e dificuldades enfrentadas no ano de 2020, e falou como está sendo o planejamento e a grande expectativa para a volta das aulas presenciais, ao que tudo indica será no início de fevereiro. O Secretário falou também sobre ajustes e  o planejamento que está sendo feito para o próximo ano letivo.












Reinfecção por Covid-19: número de casos suspeitos mais que dobra em 15 dias e PE chega a 22 registros

 


Pernambuco notificou mais 12 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19. De acordo com o governo, com isso, o número chegou a 22, desde o início da pandemia, em março. Nesta quinta (10), o estado informou que a quantidade de ocorrências em investigação de reincidência do vírus mais que dobrou em 15 dias.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção do país: uma médica de 37 anos, moradora do Rio Grande do Norte.

Os dados de Pernambuco foram repassados durante um pronunciamento transmitido pela internet. O secretário estadual de Saúde, André Longo, detalhou esses casos.

Segundo ele, dos 22 casos investigados, cinco foram descartados, nove estão em análise no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) e oito já seguiram para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional que estudará a possível reinfecção.

"São 22 possíveis casos de reinfecção. Cinco amostras foram encaminhadas, nos últimos dias, ao Instituto Evandro Chagas e outras três seguirão hoje. São quatro pacientes do Recife, dois de Olinda, um de Exu [Sertão] e um de Santa Cruz [Sertão]. Há, ainda, nove amostras em análise no Laboratório Central e cinco casos descartados", declarou André Longo.

UTIs

O secretário André Longo afirmou, ainda, que são "preocupantes" as taxas de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Pernambuco. "Elas passaram a preocupar desde meados de novembro, quando iniciamos um processo de reabertura de leitos", afirmou.

Ele afirmou, ainda, que com três semanas seguidas de aumento nos números da pandemia, fica claro ser mais que uma oscilação para cima dos casos, mas uma tendência de crescimento e piora da pandemia.

"Temos capacidade ainda de ampliar na rede existente e em alguns hospitais privados mais leitos e, obviamente, se for necessário, nos vamos 'startar' [iniciar] a perspectiva de instalação de novos hospitais de campanha, mas isso, nesse momento, ainda não é uma realidade. Temos a previsão de abrir 199 leitos ainda em dezembro, é uma previsão que pode ser ampliada, ainda a depender dos próximos números", afirmou o secretário.

Do total de vagas previstas, 119 são no Grande Recife, sendo 46 de UTI. As outras são no Agreste (10 de UTI) e Sertão (40 de UTI e 30 de enfermaria).

Segundo o estado, os novos leitos serão abertos nos hospitais Agamenon Magalhães, Português, Santo Amaro, Maria Vitória e Cesac Paulista, na Região Metropolitana do Recife; Hospital de Campanha Mestre Vitalino, em Caruaru; Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada; Hospital Santa Maria, em Araripina; e na UPAE de Petrolina.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Taquaritinga do Norte ganha certificação da Unicef por ações desenvolvidas em prol de crianças e adolescentes



O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte comemora mais uma conquista. Desta vez, o reconhecimento do Unicef com o selo edição 2017 a 2020. Para conquistá-lo, o gestor municipal aderiu a iniciativa, nomeou um articulador e desenvolveu a metodologia proposta nos eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.


O município ficou entre os 431 que também obtiveram a certificação. Ao todo, 1924 municípios de 18 estados do país participaram. 


Para conquistar o Selo, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte se inscreveu e se submeteu as avaliações dos indicativos exigidos pela UNICEF. Para isso foi formado uma comissão que monitorava e realizava os trabalhos, mapeando as áreas mais frágeis e as mais fortes dentro do que o programa exigia. E assim, com um trabalho detalhado, o município foi melhorando os indicadores sociais como o percentual do total de nascidos vivos até um ano com registro civil, a taxa de abandono no Ensino Fundamental, O percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola, distorção idade-série nos anos finais (5º ao 9º) da rede municipal entre outros, e hoje foi reconhecido nacionalmente pelo  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), como município aprovado edição 2017-2020. 


“Ficamos muito felizes com o reconhecimento. Isso comprova que fizemos o nosso trabalho bem feito e em prol do povo. Desenvolvemos políticas voltadas para a infância e adolescência com a união das secretária de Educação, Ação Social e Saúde com estratégias e planos de ações pautados para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O selo vem como reconhecimento de um trabalho e isso comprova que as políticas públicas nesse período foram muito bem desenvolvidas. Agradeço ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Comissão Municipal do Selo Unicef, Áurea Lúcia e Micheli Curvelo, secretários, diretores de escolas, técnicos das secretarias, além dos jovens que aderiram às ações”, ressaltou o Prefeito, Lero. 


O anúncio dos municípios vencedores aconteceu hoje (08), de forma virtual apresentado por Bruno Gagliasso e Thaynara OG e pela Representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer. Também participaram os embaixadores do UNICEF no Brasil – Renato Aragão, Daniela Mercury, Lázaro Ramos e a personagem Mônica. 






      






 Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Seguem os trabalhos de Combate a focos de Incêndio em Taquaritinga do Norte

 Em Taquaritinga do Norte Agreste de Pernambuco uma grade Mobilização para o combate aos focos de Incêndio no Município, a Secretaria de Agricultura juntamente com a Diretoria de Meio Ambiente, IBAMA ,CPRH, Brigada de Incêndio desde o último sábado estão em uma grande luta para combater esses focos de Incêndio que estão ocorrendo em vários pontos da cidade, a equipe e os voluntários estão praticamente 24 horas combatendo bravamente o problema. Enquanto muitos falam e criticam em redes sociais eles estão lá lutando e combatendo. Se uma meia dúzia que ficam de blablabla no Facebook fossem ajudar seria bem mais fácil a resolução dos problemas. Criticar é fácil difícil é botar a mão na massa e ir lá ajudar.  







Atletas de Vertentes se destacam no Futebol de Mesa

 Hoje atletas do famoso "FUTEBOL DE MESA da cidade de Vertentes participaram de mais uma competição do Campeonato Estadual de Futebol de Mesa, na cidade de Caruaru. E novamente Vertentes esteve presente na competição com 5 (cinco) atletas e todos conseguiram fazer um ótimo Campeonato e em suas respectivas categorias, conseguiram premiações. Parabéns a todos os atletas de todo Estado, que fizeram parte no ano de 2020 naa competições Estaduais e principalmente aos da cidade de Vertentes que representou e representa muito bem a nossa Região. E com muito orgulho. Em 2021 se Deus quiser, estaremos mais fortes ainda, para alcançarmos nosso objetivos. 








Atletas que participaram da final:


Leandro Cavalcante 

Wagner Cavalcanti

Rafael Fernandes

Adriano Souza 

Orlando Figueiroa


Lembrando que nosaa sede estará com novo endereço a partir de Janeiro. Esse mês ainda estaremos repassando o endereço atualizado. E claro, para os amantes do Futebol de Botão,  nossas portas estaram abertas sempre para receber todos vocês!

domingo, 6 de dezembro de 2020

Equipes do IBAMA , CPRH, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão combatendo os Focos de Incêndio em Taquaritinga

 Após o surgimento de vários focos de Incêndio em Taquaritinga do Norte, a Secretaria de Agricultura e a Diretoria de Meio acionaram o Corpo de Bombeiros a CPRH e o IBAMA juntamente com a brigada de incêndio, e desde a madrugada de hoje às equipes estão em uma grande mobilização para apagar os focos de Incêndio, ainda não se sabe a origem dos incêndios que estão ocorrendo em várias partes do Município. O fato lamentável é que aparece todo tipo de gente até querendo  fazer politicagem diante de um assunto que prejudica todos.







Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...