sexta-feira, 31 de julho de 2020

Fiocruz alerta para uma possível segunda onda de coronavírus em quatro estados no Brasil

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O boletim Infogripe, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica que Rio de Janeiro, Amapá, Maranhão e Ceará podem apresentar uma "segunda onda" da doença, com tendência de retomada do crescimento no número de novos casos semanais, após período de queda. Os dados foram colhidos na semana epidemiológica 30, entre os dias 19 e 25 de julho.
De acordo com o boletim, a tendência de crescimento é maior nos estados de Amapá e Rio de Janeiro. As cidades de Macapá, Rio de Janeiro e São Luís mostram sinais de crescimento da doença. Já Fortaleza apresenta sinal de estabilização de covid-19, com uma possível retomada de crescimento lento.
O InfoGripe indica estabilização no número de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, após a retomada do crescimento observado em junho. Os valores semanais, no entanto, ainda estão muito acima do nível de casos considerados "muito alto". É importante ressaltar que os dados de SRAG estão associados à covid-19. Entre as ocorrências com resultado positivo para os vírus respiratórios, 96,7% dos casos e 99,1% dos óbitos ocorreram por novo coronavirus.

Em alta

O pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta que o cenário nacional atual sugere que os casos notificados de SRAG, independentemente de presença de febre, mostram tendência de crescimento, com ocorrência de casos semanais muito alta. Foram reportados um total de 316.984 casos este ano, sendo 161.927 (51,1%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 91.163 (28,8%) negativos e cerca de 42.179 (13,3%) aguardando resultado laboratorial. Levando em conta a oportunidade de digitação, estima-se que já ocorreram 356.149 casos de SRAG, podendo variar entre 342.547 e 375.218 até o término da semana 30. Entre os positivos, 0,7% foram de influenza A, 0,3% influenza B, 0,6% vírus sincicial respiratório (VSR) e 96,9% Sars-CoV-2 (Covid-19).
Ele explicou ainda que "o estado do Paraná, com sinal de estabilização após período de crescimento, apresenta sinal fraco, sendo recomendada reavaliação no próximo boletim para confirmação. Amazonas, Roraima e Pará mostram estabilização após período de queda. Apresentam tendência de queda, após período de estabilização, Paraíba, Minas Gerais e Distrito Federal. "Em Minas Gerais e Distrito Federal, o sinal ainda é fraco, sendo recomendada reavaliação no próximo boletim para confirmação", observou Marcelo Gomes.
Em Amazonas, Roraima e Pará, que apresentavam sinal de queda nos boletins anteriores, foi observada possível estabilização. Nesses estados, a mesma tendência se observa na capital, sendo que no Pará há indício de possível retomada do crescimento em Belém. Já Pernambuco e Espírito Santo voltaram a apresentar a tendência de queda.  Já no Recife há ainda sinal de possível estabilização, enquanto em Vitória se mantém o sinal de queda.
Dados provenientes de sistemas de notificação de caso, como é o banco de dados do Sivep-gripe, que alimenta o InfoGripe, podem conter eventuais erros de digitação ou preenchimento afetando um ou mais dos diversos campos de registro. Em função disso, as notificações estão em constante avaliação para correções que se façam necessárias mediante análise da rede de vigilância e das equipes locais responsáveis por cada registro.
Dados de óbitos são reportados com base na data de primeiros sintomas. Recomenda-se utilização do boletim com base nos dados sem aplicação do filtro de sintomas relacionado à presença de febre, conforme indicação do Ministério da Saúde.
Marcelo Gomes explicou ainda a importância que os dados apresentados pelo InfoGripe sejam utilizados em combinação com demais indicadores relevantes - como a taxa de ocupação de leitos das respectivas regionais de saúde, por exemplo. "Além disso, acrescentou o pesquisador, como a situação nas regiões e estados é bastante heterogênea, o dado nacional não é um bom indicador para definição de ações locais", disse o coordenador do InfoGripe.
A situação nas capitais e no Distrito Federal   Estabilização: Manaus, Palmas e Rio Branco Possível retomada de crescimento: Belém, Fortaleza, Macapá, São Luís e Rio de Janeiro Crescimento: Distrito Federal, Florianópolis e Porto Velho Queda com possível estabilização: Boa Vista Queda:
Cuiabá, Goiânia, João Pessoa, Salvador, Teresina e Vitória
Possível início de queda: Belo Horizonte, Campo Grande e Curitiba Possível estabilização: Recife Estabilização com possível início de queda: Aracaju Estabilização com possível retomada de queda: São Paulo Possível início de estabilização: Porto Alegre Retomada de crescimento: Maceió Queda com possível início de estabilização.

Nova gasolina chegará aos postos em agosto. Veja o que muda para o consumidor

Léo Motta/JC Imagem

A nova gasolina que começa a ser vendida nos postos do Brasil a partir desta segunda-feira (3), terá um padrão de qualidade maior, se comparada com a que é vendida atualmente. Além disso, será mais difícil de ser adulterada e pode proporcionar um ganho de desempenho e economia nos veículos em torno de 5%, mas apenas nos motores mais modernos. O novo combustível também pode custar um pouco mais caro.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estipulou que as distribuidoras terão até 60 dias para esgotarem os estoques da gasolina antiga. O prazo para os postos é de 90 dias. A partir daí, começa a fiscalização da ANP, que vai cobrar os novos padrões de formulação do combustível. A nova gasolina será vendida nas mesmas versões da atual: comum, aditivada e premium.
Para o presidente do sindicato que reúne os donos de postos de combustíveis do Estado (Sindcombustíveis-PE) Alfredo Pinheiro Ramos, mesmo a nova gasolina não estando ainda em todos os postos na segunda-feira, por conta dos estoques, poderá haver aumento de preço nas distribuidoras, já que o mercado é livre para fixar valores. Mas Ramos também acredita que a concorrência entre os postos pode fazer com que muitos comerciantes absorvam o aumento e o preço não mude para o consumidor, pelo menos por enquanto.
“A disputa pelo cliente é muito grande entre os postos e nós ainda não nos recuperamos da queda nas vendas com o isolamento social. Quem puder, não vai repassar o aumento”. O presidente do Sindcombustíveis-PE disse ainda que entre os meses de março e junho as vendas chegaram a cair 50% e agora o movimento médio nos postos está em 75% do que era antes da pandemia. O preço médio do litro da gasolina comum em Pernambuco, segundo a ANP, está em R$ 4,262.

VANTAGENS

Para o professor Florival Carvalho, coordenador do laboratório de combustíveis da UFPE, a nova gasolina trará benefícios para o consumidor. O professor explica que as mudanças na formulação do combustível se dão basicamente no aumento da densidade, ou “peso” do combustível, na octanagem, que tem a ver com a energia gerada na queima, e no índice de vaporização. “Com o aumento da densidade será possível obter mais energia com a mesma quantidade de combustível, consequentemente, o motorista vai conseguir rodar mais”, simplifica o professor. Haverá também uma melhoria na dirigibilidade, sem “engasgos” do motor e maior dificuldade em adulterar o produto por conta de suas características físico químicas.
Uma modificação importante, diz o especialista, é o aumento da octanagem da gasolina, que pode ser explicado como o índice que mede a resistência do combustível a pressão resultante da queima no motor. Quanto mais resistência à pressão, melhor desempenho. Hoje o índice da gasolina comum está em torno de 87 octanas, e vai passar para 93, a mesma da gasolina do tipo premium. Esta gasolina especial, por sua vez, passará a ter 97 octanas, obrigatoriamente.




Prefeito Lero e o Vice Prefeito Gena visitam a Obra da Quadra da Comunidade de Mateus Vieira

Prezando pelo bem estar dos estudantes e em proporcionar lazer e um importante reforço nas áreas dos esportes, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, entregará em breve, a nova quadra de esportes da Escola Padre José de Anchieta na Comunidade de Mateus Vieira.
A mesma está sendo construída com recursos próprios e do Salário Educação totalizando mais de R$ 330 mil em investimentos. O equipamento esportivo conta com cobertura em estrutura pré-moldada, arquibancadas e toda estrutura para futebol, basquete e vôlei.
“Mesma com a pandemia do novo Corona Vírus nossos trabalhos não pararam. Sabendo que esporte é uma das formas de tirar as crianças da ociosidade e a construção da quadra vem fazer toda diferença para os alunos da Escola, que também recebeu melhorias, como também da comunidade de Mateus Vieira, que ganha um equipamento de lazer”, completou Marcos Augusto, secretário de educação.
“Estou muito feliz em poder entregar em breve uma quadra para a Comunidade de Mateus Vieira. Quando os alunos retornarem as aulas vão encontrar a Escola reformada, com câmeras de segurança, aparelhando ar-condicionados e esta quadra poliesportiva para atividades físicas e recreativas”, comemorou o Prefeito, Ivanildo Mestre, Lero.
A quadra está em fase de conclusão e em breve será entregue a população.





Taquaritinga do Norte : Educação Infantil foi o tema da Live da Educação desta Quinta




A Educação Infantil é destaque em Taquaritinga do Norte, e foi tema da Live da Educação desta Quinta . O Secretário Marcos Augusto apresentou a Live que contou com a participação da Coordenadora da Educação Infantil Dorinha Menezes da Professora Luciana Leal , e dos alunos Luiz e Maria Cecília.



 Uma das marcas da atual Gestão é o investimento na Educação Infantil, um exemplo que podemos citar é o Caderno de Atividades voltado para a modalidade,   todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem crianças de três a cinco anos de idade, foram  contempladas com os Cadernos Pedagógicos da Educação Infantil, sendo especificamente para as turmas Infantil III, Jardim I e Jardim II. É muito importante o desenvolvimento da Educação na Primeira infância pois é a base que os pequeninos estão formando para o seu desenvolvimento Educacional ao longo dos anos, e esse material foi produzido pelos Profissionais do nosso Município.







quarta-feira, 29 de julho de 2020

Prefeitura de Taquaritinga investe para prestar serviço de qualidade na saúde


Sempre prezando pelo bem de todos e a saúde dos nortetaquaritinguenses a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e da FUNDATA vem investindo em melhorias para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva. Desde requalificações em suas estruturas, novos equipamentos, alas, e contratação de profissionais de várias especialidades com o objetivo de ofertar um serviço de qualidade a todos que forem em busca de atendimento na unidade de saúde. Confiram a escala médica para esta semana.
Segunda-Feira
Dra. Dr. Heron Aragão (Clínico Geral )
Dra. Maria do Carmos (Ginecologista e Mastologista)
Terça-Feira
Dr. Patrick Cavalcante (Clinico Geral)
Quarta-Feira
Dra. Dayse Vasconcelos (Clínica Geral)
Dr. Roberon Inácio (Cardiologista)
Quinta-Feira
Dr. Heitor Cabral (Clinico Geral)
Dr. Ricardo Donato (Cirurgião)
Sexta-Feira
Dr. Sérgio Henrique (Clínico Geral)
Sábado
Dr. Thiago Moura (Clínico Geral)
Domingo
Dr. Heron Aragão (Clínico Geral)
O Hospital também conta com a Ala Covid 19 composta por 14 leitos, equipados com respiradores para atender pacientes graves e casos que apresentem sintomas moderados da doença.


** Eletrocardiograma – Todos os dias

Prefeito Lero e o Vice Gena Lins entregam equipamentos agrícolas a população


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte homenageou os agricultores no dia de hoje (28), com a entrega de uma ensiladeira, adquirida com recursos próprios, que será utilizada para atender a demanda de produção de silagem dos agricultores do município.
Além da ensiladeira o Prefeito também fez a entrega de um trator, este, adquirido através de emenda parlamentar do Deputado Ricardo Teobaldo. A entrega aconteceu em frente à Secretaria de Agricultura. O prefeito Ivanildo Mestre, Lero, estava acompanhado pelo secretário de Agricultura, Ewerton França, do vice prefeito, Gena Lins, e do Secretário de Articulação, José Antônio, Dudinha.
“Nada mais gratificante que homenagear os nossos agricultores neste dia de hoje com a entrega de equipamentos rurais. Isso nos deixa feliz e satisfeito, pois o nosso agricultor poderá utilizar maquinário novo e moderno no seu trabalho diário”, festejou o Prefeito Ivanildo Mestre, Lero.
“Todo esse maquinário vem para reforçar o trabalho que já realizamos junto aos agricultores do nosso município. A máquina irá atender a todos, pois hoje os pequenos agricultores não tem condições de adquirir esse tipo de maquinário. É investimento em nossas agricultura. E chegou mesmo no dia do agricultor. Só motivos pra comemorar”, completou, Ewerton França, secretário de Agricultura.
Os agricultores interessados em utilizar o maquinário em suas terras devem se dirigir até a Secretaria de Agricultura pra realizar um cadastro e entrar no cronograma de trabalho.


Com novo protocolo por causa da covid-19, Operação Lei Seca retoma atividades em Pernambuco


Blitz da Operação Lei Seca com novos protocolos por causa da pandemia da Covid-19, novo coronavirus. Operação no Cais José Estelita. Recife, Pernambuco. Policia Militar, Detran.

Foram meses de atividades suspensas e equipes deslocadas para outras funções devido à pandemia do novo coronavírus. Com a reabertura das atividades econômicas e, principalmente, dos bares e restaurantes em Pernambuco, retornou às ruas a Operação Lei Seca (OLS). Funcionando em sua totalidade desde o dia 15 de julho, a retomada exige cuidados para coibir, além da alcoolemia, a propagação da covid-19. Obedecendo a protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária, máscaras, luvas, face shields e álcool a 70% fazem parte do "novo normal" na fiscalização de trânsito.
As atividades da OLS em Pernambuco foram paralisadas em 18 de março. A retomada das equipes às ruas se deu de forma gradativa, desde o anúncio do Plano de Convivência com a Covid-19, no início de junho. Inicialmente com apenas duas equipes, à medida que o fluxo de veículos foi aumentando cresceu também a fiscalização, chegando à totalidade das sete equipes quando houve a reabertura dos bares e restaurantes no Estado, no dia 20 de julho.
Com o novo protocolo adotado por causa da pandemia, o policial militar ou agente de trânsito que operar o etilômetro deverá estar de máscara (cirúrgica ou N95), óculos de proteção ou escudo facial, além de luvas de procedimento. Durante o teste do bafômetro, o aparelho deve ser posto o mais distante possível do operador, que deve higienizar a mão após cada procedimento. Na blitz, a capacidade máxima é de dez motoristas, sendo abordado um de cada vez. Os que estão aguardando devem se manter a 1,5m de distância do outro. Os veículos que participam da OLS, como vans e guinchos, são higienizados com saneantes desinfetantes de uso geral ao término de cada blitz, sem falar das piteiras usadas no etilômetro, que já eram descartáveis e individuais antes da pandemia, por determinações sanitárias.
"O padrão de funcionamento da Operação Lei Seca é que todo mundo seja fiscalizado. Nesse momento de pandemia, fizemos algumas flexibilizações para evitar que as pessoas se expusessem mais, mas hoje, a qualquer sinal de dúvida, a gente oferece o teste para os condutores de veículos", explica Felipe Gondim, coordenador da OLS. Dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A pena para quem for flagrado é o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir, além de multa no valor de R$ 2.934,70.
"Nesse novo formato, quando retornamos, tivemos que se adaptar a esse novo normal. Estamos cercados de cuidados, tanto com os operadores da Lei Seca, quanto com a população. Tudo de acordo com o que a Vigilância Sanitária prevê", acrescenta o coordenador da OLS. Nos meses em que as atividades de fiscalização de trânsito ficaram suspensas, os integrantes das equipes atuaram em outras funções, como nos locais de testagem da covid-19 montados no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista, no Recife, e no Centro de Convenções, em Olinda, em que parte das equipes atuaram na área administrativa. Outra atuação foi na Operação Bar Seguro, dando apoio à Secretaria de Defesa Social.
O empresário Fábio Corrêa, de 44 anos, foi abordado durante uma blitz da Lei Seca realizada ontem, no Centro do Recife. Para ele, a fiscalização retornou na hora certa. "Eu concordo com o retorno e me senti mais seguro. As consequências geralmente não são para quem se embriaga, mas para quem não tem nada a ver. E eu achei tranquila (a blitz), não fugindo do padrão de polícia, mas com os cuidados. O policial que pegou meu documento, por exemplo, estava de luva", afirma.
A SES-PE reforça que o uso do álcool em gel nas mãos não traz prejuízo ao motorista no momento do teste do bafômetro. Porém, caso haja questionamento do resultado, ele pode ser submetido ao reteste. O procedimento é feito com um intervalo de 15 minutos. Este tempo é suficiente para que o álcool, do ambiente ou da mucosa da boca, no caso de um enxaguante bucal, tenha evaporado. Caso o reteste seja feito e o resultado for positivo, significa que o álcool detectado é proveniente dos pulmões do condutor, e não do ambiente.
Fonte : Jc 

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Educação Inclusiva em Taquaritinga do Norte



A Gestão do Prefeito Lero e do Vice Prefeito Gena investiu forte na Educação, e uma área que podemos destacar é a Educação Inclusiva. Antes nós tínhamos a escola regular e a escola especial, separadamente. A educação inclusiva em Taquaritinga do Norte veio para acabar com essa separação. Ela é a educação especial dentro da escola regular com o objetivo de permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a diversidade. Taquaritinga é uma das poucas cidades que oferece Profissionais de Apoio a cada Criança com Necessidade Especial, e o Município também oferece Salas de Atendimento Especializado equipadas e preparadas para atender esses alunos . Por  meio deste trabalho tem sido possível educar crianças e jovens dentro do mesmo contexto escolar, concedendo a eles o pleno direito à escolarização.  Em Taquaritinga a Educação Inclusiva é voltada para a formação completa e livre de preconceitos que reconhece as diferenças e dá a elas seu devido valor.













domingo, 26 de julho de 2020

Taquaritinga do Norte recebe doação de EPIs do Instituto Votorantim



Na manhã de ontem (22), a Secretaria Municipal de Taquaritinga do Norte foi contemplada com uma doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), oriunda do Instituto Votorantim. Máscaras Cirúrgicas, Máscaras N95 e Luvas de Procedimento.
A doação vai beneficiar diversos profissionais da saúde de Taquaritinga do Norte sendo um reforço para o combate ao Novo Coronavírus.

A doação só foi possível para a cidade depois da Secretaria de Saúde seguir uma série de requisitos e indicadores que definiram os índices de vulnerabilidades, tais como: o número de equipamentos de saúde e de profissionais em cada localidade.
“Essa doação foi muito bem vinda ao nosso município. Todos os itens recebidos serão usados por profissionais no combate à pandemia do Novo Coronavírus. Por mais que tenhamos um estoque considerável a nossa demanda é enorme, pois abastecemos todas as Unidades de Saúde, Hospital e os profissionais que estão nas barreiras sanitárias e nas ações em combate ao Novo Coronavírus”, completou Poliana Santana, Secretária de Saúde.

Tremor de terra é registrado em cidades do Agreste

Um tremor de terra foi registrado em Lajedo Jurema, no Agreste de Pernambuco, e Quipapá, na Mata Sul, no sábado (25).
De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o tremor teve uma magnitude de 2.4 na Escala Richter.

Tremor de terra de magnitude 2.0 é registrado em Caruaru | Caruaru e Região  | G1

Imagem Ilustrativa

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...