sexta-feira, 15 de março de 2019

Educação : 15 de Março dia da Escola


Esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola.
É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. Além disso, também é na escola que as pessoas começam a desenvolver o senso crítico, importante para a construção de uma comunidade politizada e menos alienada.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas comendo e mesa

Mensagem para o Dia da Escola
A escola é nossa segunda casa! O respeito e o zelo devem ser prioridades para manter este ambiente de conhecimento sempre funcional. Vamos abraçar a nossa escola e cuidar direitinho dela! Feliz Dia da Escola!
Hoje é dia de celebrar aquela que tanto nos ensina: a escola! Não há nada mais importante do que o crescimento crítico do indivíduo para ajudar a construir uma sociedade mais igualitária e decente. A escola deve desempenhar um papel de destaque para se chegar a este objetivo. Por isso, vamos aproveitar o dia de hoje e pensar bem em tudo o que estamos fazendo para cuidar da nossa “casa de conhecimentos”. Feliz Dia da Escola!
Vamos cuidar com carinho e atenção da nossa escola! Lar do conhecimento e espaço de liberdade intelectual que nos ajuda a crescer a cada dia mais como cidadãos críticos. Obrigado por me acompanhar e guiar neste caminho! Feliz Dia da Escola!

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

Ilustradora e psicopedagoga criam série de tirinhas sobre como educar crianças de forma positiva e respeitosa

Por Hanna Aragão*, G1 Caruaru
Pscicopedagoga e ilustradora cria tirinhas para ajudar pais e educadores sobre educação respeitosa — Foto: Família em Tiras/DivulgaçãoPscicopedagoga e ilustradora cria tirinhas para ajudar pais e educadores sobre educação respeitosa — Foto: Família em Tiras/Divulgação
Pscicopedagoga e ilustradora cria tirinhas para ajudar pais e educadores sobre educação respeitosa — Foto: Família em Tiras/Divulgação
Com o intuito de ensinar os pais e educadores sobre a educação positiva e respeitosa, a ilustradora Julianna Rodrigues, juntamente com a analista comportamental Thais Basile, criaram tirinhas que expressa situações de como as crianças são e como poderiam ser tratadas. As duas se uniram para mostrar como um tratamento onde pais e filhos, ou crianças e educadores, se respeitam pode influenciar no crescimento de ambos.
Julianna é ilustradora e há quatro anos criou o projeto “Família em Tiras”, no qual ilustra situações inusitadas de pais e filhos. Ela também é servidora pública e mora em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e atualmente conta com mais de 35 mil seguidores na página do projeto.
Tirinhas mostram a melhor maneira das crianças serem tratadas — Foto: Família em Tiras/DivulgaçãoTirinhas mostram a melhor maneira das crianças serem tratadas — Foto: Família em Tiras/Divulgação
Tirinhas mostram a melhor maneira das crianças serem tratadas — Foto: Família em Tiras/Divulgação
A ilustradora já havia feito parcerias com outros profissionais para ensinar por meio de ilustrações, como foi o caso do livro Medicamento não é brinquedo, uma obra com tirinhas para orientar crianças sobre medicamentos, que foi criado a partir de uma parceria com farmacêutico Flávio Lago.
Já Thais Basile mora em São Paulo e é analista comportamental, especializada em psicopedagogia e educação parental. A psicopedagoga criou a página “Educação para a Paz” e produz conteúdos para orientar as pessoas sobre como uma educação punitiva quebra o vínculo de confiança e gera traumas que perduram durante toda a vida.
“A educação para paz, que é a metodologia que eu uso, busca soluções. É uma opção que não humilha, não critica, não busca culpados, ela não foca no erro, ela foca no que pode ser feito depois do erro”, afirmou a psicopedagoga.
Em 2017, Julianna criou o projeto 'Medicamento não é brinquedo' junto com o farmacêutico Flávio Lago — Foto: Arquivo Pessoal/Julianna RodriguesEm 2017, Julianna criou o projeto 'Medicamento não é brinquedo' junto com o farmacêutico Flávio Lago — Foto: Arquivo Pessoal/Julianna Rodrigues
Em 2017, Julianna criou o projeto 'Medicamento não é brinquedo' junto com o farmacêutico Flávio Lago — Foto: Arquivo Pessoal/Julianna Rodrigues
Através de uma amiga em comum, que acompanha os conteúdos produzidos tanto por Julianna como por Thais, a ilustradora e a psicopedagoga se conheceram pela internet e começaram a trabalhar em conjunto.
“Eu gostei muito dos desenhos dela [Julianna], de como ela colocava os quadrinhos, gostei do pensamento do vínculo, do foco da infância que ela tem”, explicou Thais. As duas sempre faziam trabalhos em conjunto pontualmente e foram mantendo esse contato até surgir a ideia da série de tirinhas continuadas.
O objetivo da série é mostrar que o foco do problema não é a criança ou o comportamento dela, mas uma situação ao redor que prejudica o desenvolvimento afetivo na relação de pai e filho, adulto e criança.
“A criança é parecida com uma flor. Quando uma flor não está se desenvolvendo, a gente não pune a flor, a gente não briga com a flor, a gente muda o ambiente ao redor da flor. O objetivo das tirinhas é a mudança do foco do comportamento da criança para o comportamento do adulto, o adulto faz o ambiente ao redor da criança”, Thais Basile.
Psicopedagoga cria tirinhas para ajudar pais e educadores sobre educação respeitosa — Foto: Arquivo Pessoal/Thais BasilePsicopedagoga cria tirinhas para ajudar pais e educadores sobre educação respeitosa — Foto: Arquivo Pessoal/Thais Basile
Psicopedagoga cria tirinhas para ajudar pais e educadores sobre educação respeitosa — Foto: Arquivo Pessoal/Thais Basile
Como as duas moram em lugares muito distantes, o contato de ambas sempre foi virtual, no entanto isso nunca foi um impedimento para que o trabalho funcionasse. “Eu lia o conteúdo dela já publicado, algumas frases ela sugeriu, outras eu adaptei do conteúdo que ela tinha publicado. São frases curtas, objetivas e que são de fácil entendimento”, afirmou Julianna.
Ao G1, ela falou que durante o processo de criação houve momentos identificação com as situações “Eu, como mãe, já me vi em diversas situações que não soube lidar com o comportamento da criança, com a desobediência, mas a gente se esquece que estamos lidando com uma criança pequena, que não sabe lidar com sentimentos e que os adultos da situação somos nós", concluiu a ilustradora.
*Sob supervisão de Joalline Nascimento

Lero visita obra de pavimentação em Pão de Açúcar



O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero, e o Subprefeito, Gilson Carlos além do Secretário de Articulação Política Batata, estiveram na Rua Nova Aliança conhecida com Rua da Creche, nesta quinta-feira (14), para acompanhar obras de pavimentação que estão sendo executadas naquela rua.

“Estamos monitorando de perto as obras em todo o município. Queremos nos assegurar que com qualidade que os moradores merecem. Quero desde já agradecer aos moradores da rua pela parceria. Essas parcerias com a população residem principalmente no fato de que, além de se configurarem como uma solução ao problema da escassez de recursos públicos devido à crise e as particularidade de cada município para investimento em infra-estrutura, elas têm atuado de forma a melhorar a qualidade de vida da população”, declarou Lero.

Iniciada essa semana, a obra de pavimentação vai esta pronta em três semanas. A Rua também recebeu serviços de saneamento e a extensão da rede de abastecimento de água. O prefeito também aproveitou a oportunidade para anunciar que também vai pavimentar mais cinco ruas em Pão de Açúcar.






quinta-feira, 14 de março de 2019

Educação Taquaritinga do Norte : Escola Chefe Leandro na Comunidade do Jerimum recebe instrumentos para Oficina de Banda Marcial e Fanfarra





A Escola Municipal Chefe Leandro na Comunidade do Jerimum recebeu vários instrumentos para a oficina de Banda Marcial e Fanfarra. Os alunos da Escola receberão aulas de música no contra turno e nos finais de semana. A atual Gestão Municipal de Taquaritinga do Norte tem investido muito nas Bandas das Escolas em 2017 reativou a Banda Gilzenete Guerra e a Banda da Escola Municipal Padre Ibiapina, adquirindo novos instrumentos e tem investido na formação musical dos alunos.




As bandas das escolas proporcionam o primeiro contato formal que crianças e adolescentes têm com a música e com a prática instrumental. Levados pelo entusiasmo e incentivo de colegas que já participam da corporação musical, os novos integrantes começam sua jornada, não raro, sem se dar conta que ingressaram no “mundo da música”.

Veículo da prefeitura de Taquaritinga usado para transportar o prefeito é leiloado para comprar transporte para pacientes de TFD



Um gesto que merece destaque foi feito pelo prefeito Ivanildo Mestre, do município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. Lero como é mais conhecido, resolveu leiloar um veículo oficial da Prefeitura do município, usado exclusivamente para transportar o prefeito, e decidiu que o dinheiro da venda será usado para comprar um veículo Ducato para transportar pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...