sábado, 28 de setembro de 2019

Sobe para 53 o número de cidades do Nordeste afetadas por manchas de óleo

Manchas de óleo na Praia de Pirambu  — Foto: Reprodução/TV Sergipe
Manchas de óleo na Praia de Pirambu — Foto: Reprodução/TV Sergipe
Subiu para 53 o número de cidades atingidas por manchas de óleo localizadas nos litorais do Nordeste desde o início de setembro. Segundo relatório mais recente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o petróleo cru, que não é derivado do óleo, foi encontrado em 112 locais.
Ao todo, 8 estados foram atingidos pela mesma substância e o Ibama solicitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza das praias. Em nota, a Petrobras afirma que o material não foi produzido e nem comercializado pela companhia.
00:00/00:31
Alunos de escolas públicas fazem limpeza em praia de Barra de São Miguel (AL)
Ainda não se sabe a origem da substância, mas a suspeita é que o petróleo tenha vindo de navios que passam pela região, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que está analisando imagens de satélite do mar.
Confira quantos locais foram atingidos em cada estado, segundo o Ibama:
  • Alagoas: 11 locais
  • Ceará: 8 locais
  • Maranhão: 11 locais
  • Paraíba: 16 locais
  • Pernambuco: 18 locais
  • Rio Grande do Norte: 43 locais
  • Sergipe: 4 locais
  • Piauí: 1 local

Origem da substância

Há suspeita de que a contaminação tenha relação com navios petroleiros. A hipótese é que algum deles tenha efetuado uma limpeza nos tanques e despejado os rejeitos no mar.
Em entrevista ao G1 na sexta-feira (27), o diretor da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, Eduardo Elvino, disse que o órgão está atuando em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para identificar possíveis fontes do vazamento.
O trabalho envolve analisar imagens de satélite que abrangem 187 quilômetros do litoral dos estados de Pernambuco e Paraíba. Segundo Elvino, ainda não é possível apontar quais navios podem ser responsáveis pela tragédia ambiental porque a análise está em estágio inicial.
"Com essa varredura das imagens de satélite a gente identificou os pontos no mapa que podem ser navios, e aí estamos analisando a existência de pontos pigmentados ao lado desses possíveis navios. Esses pontos coloridos podem ser realmente manchas de óleo, mas também podem ser cardumes de peixe ou concentrações de alga, por exemplo. São várias possibilidades", explica Elvino.
Segundo o coordenador do sindicato dos trabalhadores na indústria do petróleo de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB), Rogério Almeida, a prática é proibida, mas ainda é realizada.
"É um óleo grosso, quase um piche. Pode ser rejeito de um navio após a limpeza dos tanques. Muitos navios continuam fazendo isso e deve ter caído em uma corrente marítima", disse Almeida.
De acordo com Elvino, com a identificação das correntes marinhas, "existe a possibilidade de identificar o navio que fez a referida rota" e tentar rastrear se "o piche encontrado nas praias faz parte do combustível dos navios". Segundo o analista, pela legislação, o produto deve ser descartado nos portos, onde empresas especializadas recolhem o material.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Bebê de 8 meses é degolada pelo próprio tio em Altinho


Resultado de imagem para caso de policiaMomento da prisão do tio da menina
Uma bebê de oito meses foi degolada pelo próprio tio na manhã desta sexta-feira (26) no sítio Taquara, na zona rural de Altinho, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, a criança estava sendo feita refém no banheiro da casa onde morava.
Ainda de acordo com a policia, conforme familiares, o homem chegou em casa por volta das 2h da manhã, com o estado psíquico alterado, muito agressivo e quebrando os móveis da residência. Os outros moradores, a mãe, padrasto, a irmã e o cunhado, saíram do imóvel, alegando estarem com medo do comportamento dele. No entanto, deixaram a criança dentro da residência e o suspeito se trancou com ela dentro do banheiro.
O Corpo de Bombeiros informou que tentou negociar junto com a PM a liberação da menina, mas ao entrar dentro da casa a bebê já estava morta. Ainda de acordo com polícia, o suspeito possui problemas mentais. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Taquaritinga do Norte investe em Saúde

07 novas ambulâncias foram adquiridas

terça-feira, 24 de setembro de 2019

TAQUARITINGA DO NORTE MELHOR EDUCAÇÃO DO POLO DE CONFECÇÕES

A educação é um dos pilares capazes de transformar e mudar o mundo. É por meio dela que podemos mudar e melhorar nossa cidade, estado e até o país. Existe a educação inicial, aprendida em casa, que nos ensina a nos comportar em sociedade e a escolar, que nos ensina a pensar, refletir e questionar. Ambas são muito importantes para a formação de um cidadão. Em Taquaritinga do Norte nos últimos anos a Educação tem avançado e se destacado em todo estado. 


Taquaritinga do Norte investimento em Segurança

Ativação da Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte - PE

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte é destaque da semana imprensa da região


A Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte tem se destacado pela maneira como  estão exercendo suas responsabilidades e atribuições nesse primeiro mês. 

A Guarda foi notícia na imprensa local pelas atuações e a forma que tem feito às rondas em todo município. Na ultima semana o Secretário de Segurança João da Banda esteve em uma reunião com o comandante do 24 Batalhão  Coronel Lúcio Flávio e demais Secretário de Segurança dos municípios vizinhos, onde a Guarda de Taquaritinga foi muito elogiada pelos demais. 

Os índices de roubos e furtos no município vêm diminuindo, mostrando que a Guarda vem fazendo seu papel. A sensação de segurança já é sentida pela população que tem elogiado a atuação da Guarda.

O Secretário de Segurança de Taquaritinga do Norte, João da Banda falou sobre atuação da Guarda. “Estamos fazendo um trabalho de rondas em todo município que já está surtindo efeito. Estamos investindo na construção de um plano de combate a violência e ao tráfico de drogas em parceria com a Polícia Militar. Além disso, a prefeitura vai realizar um novo concurso público para aumentar o efetivo. Mas sabemos que nosso trabalho está surtindo efeito e a população tem apoiado a Guarda Municipal. Quero desde já parabenizar o prefeito Lero pela iniciativa de ter criado a Guarda Municipal”, afirmou João.

No último final de semana o Guarda recuperou motos roubadas e prendeu um homem por tráfico de drogas. 


3° Taquaritinga Voo Livre tem primeira atração da Festa de Rua Divulgada.


Em Novembro Taquaritinga do Norte será palco para um grande evento que receberá voadores de todo o país, destaque para Dany Wings a pilota que é destaque a nível nacional. Esse ano o evento vai ter novidade uma vez que serão realizados shows em Praça Pública. Os shows serão organizados pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, que junto a Prefeitura Municipal irá dar todo o apoio estrutural do evento. Os Voos na Rampa começarão na sexta dia 15 de Novembro, já os shows em Praça Pública acontecerão nos dias 16 ( sábado ) e 17 ( domingo ) . O evento é realizado por uma grande parceria entre Tião da Rampa , JP Voo Livre e a Prefeitura Municipal. A Primeira atração Confirmada é a Banda Forró Vumbora que sempre atrai grande público com o Forró Estilizado.



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e óculos de sol

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto e atividades ao ar livre

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...