sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Colômbia implode prédio que foi a fortaleza de Pablo Escoba

Por France Presse



Edifício Monaco, que foi de Pablo Escobar, será demolido — Foto: Reprodução/Google Street ViewEdifício Monaco, que foi de Pablo Escobar, será demolido — Foto: Reprodução/Google Street View
Edifício Monaco, que foi de Pablo Escobar, será demolido — Foto: Reprodução/Google Street View
O edifício Mônaco, ex-fortaleza do falecido chefe do narcotráfico Pablo Escobar em Medellín, será demolido com explosivos nesta sexta-feira (22) pelo prefeito da cidade colombiana para construir um parque dedicado às vítimas do tráfico de drogas.
"O edifício Mônaco será derrubado. Não se trata de apagar a história, mas sim de começar a contá-la em honra a nossos verdadeiros heróis: as vítimas", indicou a prefeitura de Medellín em sua conta de Twitter.
Os oito andares do ostentoso bunker que certa vez protegeu o chefe do cartel de Medellín e sua família cairão às 11 horas (13 horas em Brasília), em um evento aberto ao público.
No local, quase em ruínas após ter sido um monumento ao luxo e à extravagância, se construirá um espaço de 5.000 metros quadrados em homenagem aos milhares de cidadãos que perderam a vida durante a época mais crua do chamado "narcoterrorismo", como se conhece a guerra sem trégua dos cartéis contra o Estado nos anos 80 e 90.
A iniciativa é parte de uma campanha da prefeitura da cidade de Medellín, que Escobar converteu em seu teatro de operações, para contar outra parte da história nem sempre registrada pelas séries de televisão ou pelos percursos turísticos nos quais o edifício é parada obrigatória.
Todos os dias, grupos de curiosos visitam o fortim branco que o narcotraficante construiu nos anos 80 em El Poblado, um dos bairros mais exclusivos de Medellín. Embora hoje esteja desocupado, durante anos foi utilizado por diversas entidades, entre elas a polícia.
Escobar foi um dos homens mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes, após fundar um império do crime e do terror. Foi morto pela polícia em 1993.

Memória em disputa

Como parte da iniciativa do governo, desde 2018 estrangeiros e locais que participam nos "narcotours" se deparam com um edifício coberto de cartazes que lembram esses outros "protagonistas" que a prefeitura se empenhou em ressaltar: policiais, jornalistas, civis ou juízes assassinados por ordem do capo.
"Respeitem nossa dor, honrem nossas vítimas (1983-1994). 46.612 vidas a menos", diz um dos cartazes que cairão junto com a estrutura 25 anos depois da morte do capo.
Pablo Escobar foi responsável por milhares de assassinatos, e acumulou fortuna bilionária — Foto: Registro Nacional da Colômbia/Polícia Nacional ColombianaPablo Escobar foi responsável por milhares de assassinatos, e acumulou fortuna bilionária — Foto: Registro Nacional da Colômbia/Polícia Nacional Colombiana
Pablo Escobar foi responsável por milhares de assassinatos, e acumulou fortuna bilionária — Foto: Registro Nacional da Colômbia/Polícia Nacional Colombiana
O Mônaco foi também alvo do primeiro carro-bomba detonado na Colômbia. Em 1988, o cartel de Cali atacou a estrutura, com Escobar e sua família dentro. A explosão afetou o ouvido da filha do barão da droga e provocou uma guerra sangrenta entre cartéis.
O atentado também feriu o ego do narcotraficante, pois os explosivos afetaram suas valiosas coleções de carros e arte.
Embora um setor da sociedade se oponha à derrubada de uma parte da história, o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, insiste em que o relato do ocorrido se transforme em favor das vítimas.
"A demolição é um passo, mas talvez a reivindicação e a voz das vítimas sejam o que mais pode espantar o fantasma" de Escobar, explica Alonso Salazar, autor do livro "Pablo Escobar: Ascensão e Queda do Grande Traficante de Drogas" e ex-prefeito de Medellín.
Como parte dessa luta para apagar as marcas do capo, no fim de janeiro foi retirada da Fazenda Nápoles a réplica da avioneta na qual transportou seu primeiro carregamento de cocaína aos Estados Unidos. Situado no noroeste do país, o extenso terreno funciona hoje como um parque de diversões.
Permanecem em pé, no entanto, as 443 casas que Escobar construiu para as famílias que viviam em um lixão de Medellín. Gestos como esse lhe renderam o apelido de "Robin Hood colombiano". Na época, muitos desconheciam a origem de seus recursos.
Apesar da queda de Escobar e de outros grandes capos, a Colômbia segue sendo o principal produtor de cocaína, e os Estados Unidos o maior consumidor dessa droga.

Professor que cometeu suicídio deixa bilhete com declarações e pedido de cuidados com a filha


Foto: Jabson Nunes.
Na noite desta quinta-feira (21) o Blog do Ney Lima teve acesso ao bilhete deixado pelo professor Ademir Martins Simplício (37 anos), que acabou cometendo suicídio na noite da quarta-feira (20) no Loteamento Jaçanã em Santa Cruz do Capibaribe.
Momentos antes de cometer o suicídio, o professor escreveu um bilhete, com declarações para a ex-companheira e pedindo que cuidasse bem de sua filha.
De acordo com a ex-companheira, ele teria tentando suicídio de uma outra vez por meio de uma faca.


Blog do Ney Lima

Esporte : 2° Taquaritinga Mountain Bike

O evento acontecerá no dia 24 de Março 


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Operação busca suspeitos de integrar grupo especializado em fraudar licitações em Agrestina; contratos de empresa de fachada superam R$ 1,8 milhão

Operação foi da Polícia Federal de Caruaru em parceria com a Controladoria-Geral da União — Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (21) a Operação Pescaria I em Agrestina, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Federal (PF), o objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar processos licitatórios.
A operação da PF, que conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), visa cumprir três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão expedidos pela 24ª Vara da Justiça Federal.
Ainda segundo a polícia, o grupo é suspeito de contratar obras públicas, como unidades básicas de saúde, custeadas com recursos do Ministério da Saúde, utilizando uma empresa de fachada que pertence a um dos integrantes do esquema.
Por meio de nota, a CGU informou que os contratos das licitações com empresa de fachada superam R$ 1,8 milhão. "O valor do prejuízo aos cofres públicos será devidamente calculado no decorrer da apuração", destacou.
"O grupo é investigado pela prática de atos de ocultação e dissimulação dos recursos envolvidos nas fraudes", conforme informou a assessoria de comunicação da Polícia Federal.
A investigação teve início em novembro de 2018 e os envolvidos são suspeitos de fraude à licitação, associação criminosa, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 46 anos de reclusão, além do pagamento de multas.

PREFEITO DE CAMARAGIBE PODE PERDER O MANDATO


PREFEITO DEMÓSTENES E SUA NOIVA TATY
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Camaragibe, ajuizou nesta terça-feira (19) ação civil pública de improbidade administrativa na 1ª Vara Cível da Comarca de Camaragibe contra o prefeito da cidade, Demóstenes e Silva Meira, a secretária de Assistência Social, Tatiana Dantas da Silva, e o secretário de Educação do município, Denivaldo Freire Bastos.

O MPPE requereu que a Prefeitura de Camaragibe seja intimada a remeter a relação e cópia de todos os contracheques dos ocupantes de cargos comissionados; que seja reconhecida a existência de ato de improbidade administrativa, condenando os réus a ressarcir o erário público no valor equivalente às diárias dos servidores comissionados; e que os três sejam condenados às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, que incluem perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração que recebem como agentes públicos e proibição de contratar com o Poder Público.

Além disso, a Subprocuradoria-geral de Justiça em Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), atuando por delegação do procurador-geral de Justiça, instaurou ontem (18) procedimento investigatório criminal (PIC) com o objetivo de apurar a prática de intimidação aos ocupantes de cargos comissionados da Prefeitura de Camaragibe. O caso foi amplamente noticiado após a divulgação de áudios de WhatsApp atribuídos ao prefeito Demóstenes Meira.

No âmbito do PIC, o subprocurador-geral de Justiça Clênio Valença expediu ofício ao prefeito para que ele informe, no prazo de 72 horas, se Tatiana Dantas da Silva, identificada nos áudios como noiva de Demóstenes Meira e uma das atrações musicais do bloco Canário Elétrico, é servidora municipal. Se o vínculo com a administração pública de fato existir, o MPPE oficiou para que ele apresente o ato de nomeação dela e demais documentações que entender cabíveis.

“A princípio, as informações amplamente veiculadas dão conta de práticas de peculato, constrangimento ilegal e uso indevido dos serviços públicos. Chama a atenção a forma contundente com que o prefeito se dirige aos ocupantes de cargos comissionados, mas ele, assim como todo cidadão, vai apresentar a sua versão dos fatos, terá direito ao contraditório e à ampla defesa. Com o aprofundamento das investigações é que poderemos concluir se houve prática de crimes por parte do gestor público e adotar as medidas necessárias”, detalhou Clênio Valença.

O Ministério Público também requisitou a Demóstenes Meira informar o quantitativo de guardas municipais designados para realizar a segurança do bloco carnavalesco, uma vez que em um dos áudios há menção à designação de 30 guardas para garantir a segurança dos comissionados que comparecerem, caracterizando, em tese, a utilização indevida de serviços públicos para atender a interesses privados.

Além disso, o secretário de Educação de Camaragibe e presidente do bloco Canário Elétrico, Denivaldo Freire, também será notificado para esclarecer quem efetuou o pagamento das despesas do bloco carnavalesco e da apresentação de Tatiana Dantas da Silva no evento realizado no final de semana. (Assessoria de Imprensa do MPPE).

*Foto: Portal R7

Secretaria de saúde de Taquaritinga presta contas do último quadrimestre de 2018


A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte realizou na última sexta-feira (15/02), audiência pública de prestação de contas do último quadrimestre de 2018.

A prestação de contas ocorreu na Câmara de Vereadores do município. O encontro foi uma oportunidade para que os cidadãos tomassem conhecimento das principais ações desenvolvidas no período de Setembro a Dezembro de 2018.


A secretária Poliana Santana fez a apresentação, mostrando as dificuldades que o município tem com relação aos repasses do SUS que não da para atender a demanda da saúde do município. A secretária mostrou que mesmo com as dificuldades a atenção básica e o hospital Severino Pereira têm avançado, e relatou conquistas para saúde como a aquisição de sete novas ambulâncias e uma viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) além de novos veículos para atender o TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

A secretária explicou que a prefeitura, desde o ano de 2017, vem utilizando recursos próprios  para complementar as despesas e oferecer uma saúde de qualidade a população de Taquaritinga do Norte. O objetivo do relatório quadrimestral é mostrar a transparência do governo Lero e Gena e prestar contas das ações e serviços de saúde, além de ser uma das formas de participação e controle popular da administração pública.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Educação Taquaritinga do Norte : Escola Padre José de Anchieta

O Secretário de Educação Cultura e Esporte de Taquaritinga do Norte Marcos Augusto visitou na última semana a Escola Municipal Padre José de Anchieta na Comunidade de Mateus Vieira. Na oportunidade o Secretário visitou as dependências da escola com a equipe gestora. O Secretário constatou a organização da escola cumprimentou alunos, professores e demais funcionários.









Caruaru: Zé Queiroz e Tony Gel fecham aliança para 2020


Resultado de imagem para tony gel e jose queiroz
Prego batido, ponta virada!
Os deputados estaduais Tony Gel (MDB) e Zé Queiroz (PDT) fecharam acordo para 2020. Segundo informações preliminares, o deputado Zé Queiroz encabeçará a chapa e o filho do deputado Tony Gel será o vice na chapa. Toninho, como é conhecido, tentou se lançar candidato a deputado federal mas depois declinou de sua decisão.

No passado não muito distante os dois viviam trocando farpas e indo a público discutir, mas parece que esqueceram de todas as brigas e o tempo agora é de paz. Vamos ver até quando!

Preso Suspeito de Matar Morador de Rua


O suspeito de ter matado o morador de rua na Avenida Rio Branco, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi preso na quarta-feira (19). O crime ocorreu próximo à Catedral do município.
Segundo a Polícia Civil, a vítima, identificada como José Enoque dos Santos, de 30 anos, era flanelinha no local e a motivação do crime foi uma briga de espaço para trabalhar.
Ainda de acordo com a polícia, o suspeito foi encaminhado para a delegacia para ser ouvido e vai aguardar o fim do inquérito em liberdade.
--:--/--:--
Morador de rua é morto a facadas próximo à Catedral de Caruaru

Entenda o caso

Um morador de rua foi morto a facadas na quarta-feira (13) no Centro de Caruaru. De acordo com a Polícia Militar, informações preliminares de testemunhas deram conta de que a vítima foi assassinada após uma discussão.
O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Caruaru.

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...