terça-feira, 2 de maio de 2023

Faculdade Anhanguera está chegando em Taquaritinga do Norte

 Você está pronto para dar um passo adiante na sua carreira? Então temos uma grande novidade para você! Agora você pode cursar a graduação ou pós-graduação na renomada Faculdade Anhanguera, sem precisar sair da cidade de Taquaritinga do Norte!



A Anhanguera é reconhecida por sua excelência acadêmica e por oferecer uma formação completa e atualizada aos seus alunos. Com uma metodologia de ensino diferenciada,  a faculdade prepara profissionais competentes e éticos, prontos para atuar de maneira transformadora na sociedade.


E agora, com a Anhanguera, você tem a oportunidade de fazer parte desse time de sucesso. São diversas opções de cursos de graduação e pós-graduação, com professores altamente qualificados e uma infraestrutura completa para garantir o melhor aprendizado.


Não perca essa chance de investir em sua carreira e conquistar seus objetivos profissionais. Matricule-se já na Faculdade Anhanguera, unidade  Taquaritinga do Norte. Aproveite essa oportunidade única e comece a construir um futuro de sucesso!


Informações : Eudes Canuto 81 998228222

Vereador Amauri de Mino tem se destacado em seu Mandato em Taquaritinga do Norte


 


Muitos não acreditaram na eleição de Amauri, mais quem conhece seu trabalho de perto sabe que ele sempre esteve ao lado do menos favorecidos desempenhando a anos junto a sua família um trabalho social muito importante na Zona Rural do Município. Amauri é um vereador que está sempre  presente nas sessões da Câmara e é o Campeão de requerimentos Sempre fiscalizando e atuando mas  áreas mais requisitadas como Saúde , Educação , Obras , melhorias nas estradas e sempre atento aos pedidos e problemas enfrentados pela população. 

Um vereador presente, visita  os postos de saúde do municipio  e escolas municipais, uma forma de acompanhar e ver de perto as dificuldades enfrentadas para assim buscar formas de soluciona-las. Com Educação e diálogo Amauri tem se destacado não só na Zona Rural mais na cidade o seu trabalho é muito bem visto. Amauri é filiado ao PSD e faz parte da base do ex Prefeito e Pré Candidato a Prefeito Jânio Arruda , também do PSD que chega forte para mais um pleito.

domingo, 30 de abril de 2023

1 de Maio dia do Trabalhador

 O dia do trabalhador surgiu decorrente da greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1.º de maio de 1886. Esse episódio teve como mote a luta pela melhoria das condições de trabalho:

  • a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas)
  • o aumento de salários
  • o descanso semanal e as férias

Organizados pela Federação Americana do Trabalho, esse evento contou com a participação de milhares de operários que se reuniram nas ruas da cidade.

Denominada de Revolta de Haymarket (Haymarket Affair), em 4 de maio de 1886, durante o confronto com a polícia, uma bomba explodiu, resultando em mortos e inúmeros feridos.

Representação da Revolta de Haymarket em Chicago

Representação da Revolta de Haymarket em Chicago

Diante disso, em 1889, na França, foi instituído o Dia do Trabalho em homenagem às pessoas que perderam a vida lutando pelos seus direitos, que ficaram conhecidas como os “Mártires de Maio”.

Dia do trabalho nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos da América (EUA) - país onde se desencadeou o movimento pela luta dos direitos laborais - o Dia do trabalho (Labor Day) é celebrado na primeira segunda-feira de setembro.

Isso revela a tentativa de não marcar a data com a lembrança triste deixada pelas pessoas que morreram em maio de 1886 em Chicago. No entanto, outros afirmam que o motivo foi afastar a associação da celebração com o movimento da esquerda, que propulsionou as lutas sindicais.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o Dia do trabalho foi instituído no governo de Artur Bernardes, em 1925. Antes disso, em 1917, ocorreu em São Paulo uma greve geral.

Os operários e comerciantes da cidade permaneceram em greve durante dias, por conta das condições precárias de trabalho. Dentre o que eles reivindicavam, estava:

  • o aumento de salário;
  • a redução da jornada de trabalho;
  • a proibição do trabalho infantil;
  • a proibição do trabalho feminino à noite.

Durante os meses de junho e julho de 1917 outros trabalhadores se juntaram ao movimento. Como resultado, as condições melhoraram e parte das reivindicações foram atendidas. Assim, os trabalhadores conquistaram, dentre outras coisas, o aumento de 20% de salário.

Na Era Vargas, foi dado mais um passo em direção a essas melhorias. No dia 1.° de maio de 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia, em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho.

Em 1.° de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no País. Por esse motivo, quando há aumento do salário mínimo, geralmente é realizado nesta data.

Leia tambémDatas comemorativas de maio

Daniela Diana
Escrito por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...