Taquaritinga do Norte viveu no dia de hoje (17/11) um grande momento, aconteceu a abertura do 2° Encontro Nacional de Voadores, que atraiu voadores de todo o país. A organização do evento esta impecável aonde o Sr Tião proprietário da Rampa, junto do Voador de Taquaritinga Joao Paulo organizaram tudo com muita dedicação e empenho, uma tarde muito agradavel e de muita emoção com as manobras dos pilotos. O Prefeito Lero esteve presente no evento junto do Secretário de Educação Marcos Augusto, do Diretor de Cultura Léo Lima, do Gerente de Convênios Elisberto, do Sub Prefeito Gilson Carlos do Controlador Interno Eriberto e do Diretor de Imprensa Jr Albuquerque. O Prefeito Lero falou da importância do Vôo Livre para Taquaritinga e que estará sempre apoiando e incentivando o desenvolvimento do esporte em Taquaritinga do Norte. O evento continua durante todo domingo , começando às 8 da manhã.
sábado, 17 de novembro de 2018
Motociclista morre após sofrer acidente na BR-104
Na madrugada deste sábado, um acidente envolvendo um motociclista aconteceu na BR-104, no trevo de acesso ao distrito de Pão de Açúcar, de Taquaritinga do Norte.
De acordo com informações repassadas pela polícia e por testemunhas, era por volta das 03h30 quando o motociclista identificado por Edinaldo Teixeira da Costa (38 anos) seguia para a cidade de Toritama quando teria perdido o controle da moto após bater em placas de sinalização presentes na rodovia.
Após o acidente, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Testemunhas relataram ainda que antes de sofrer o acidente, ele estaria bebendo em um bar também as margens da mesma pista.
Policiais civis foram ao local e realizaram os procedimentos cabíveis, sendo o corpo removido e levado ao IML, na cidade de Caruaru.
sexta-feira, 16 de novembro de 2018
Audiência pública de revisão do Plano Diretor aconteceu em Pão de Açúcar na última quarta-feira 14

Na última quarta-feira (14), o distrito de Pão de Açúcar recebeu a audiência pública da revisão do plano Diretor de Taquaritinga do Norte na subprefeitura do distrito, onde população pode falar e pensar a cidade que quer no futuro. Na ocasião foi apresentado um esboço do Plano de dez anos, sua base legal e a metodologia utilizada para atualização.
Na audiência realizada no distrito de Pão de Açúcar, contou com uma boa participação popular no desenvolvimento de revisão do Plano Diretor do município. Estiveram presentes população da comunidade interessadas no tema, entidades de classe como o juventude ativa e alunos da escola Gilzenete Guerra e autoridades municipais como o prefeito Lero e os vereadores Oscar Miguel e Geovane. Novas reivindicações de melhorias foram apresentadas pela população do distrito e entregues aos responsáveis.
Segundo a controladoria interna do município, toda a população de Taquaritinga do Norte está convidada a participar e contribuir com o planejamento da cidade para os próximos anos. Durante as audiências nos distritos e comunidades de Taquaritinga do Norte, a população pode apresentar propostas por escrito e dar sugestões, que serão analisadas para a atualização e a revisão que irão compor o Plano Diretor.
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Prefeitura de Taquaritinga do Norte investe em melhorias na iluminação pública e Pão de Açúcar ganha lâmpadas de LED
Com o compromisso de continuar sendo a gestão que mais investe em iluminação pública no polo de confecções, a prefeitura de Taquaritinga do Norte fez a instalação de postes e luminárias de LED na rua José Juventino da Silva em Pão de Açúcar.
“Nosso compromisso é sempre melhorar cada vez mais. Estamos investindo pesado, inclusive, trocando as lâmpadas por lâmpadas metálicas que é de melhor qualidade e ilumina mais. Agora no complemento da rua José Juventino em Pão de Açúcar, instalamos os postes com iluminação de LED” afirmou o prefeito Lero.
O Assessor Hidequel Dilarrok, acompanhou de perto a instalação dos postes na avenida José juventino em Pão de Açúcar, e falou sobre mais essa ação da prefeitura de Taquaritinga do Norte. “Hoje, todas as comunidades e bairros do município de Taquaritinga do Norte têm iluminação pública. Taquaritinga é o município que mais tem feito em melhorias de iluminação. Hoje a população esta satisfeita, pois conseguimos atender todo município com manutenção e instalação de novas lâmpadas", falou Hidequel.
Para serviços e manutenção na iluminação:
A população pode ajudar na manutenção da iluminação pública de Taquaritinga do Norte, identificando locais que necessitem de troca de lâmpadas ou outros serviços. Para solicitar os serviços, basta entrar em contato pelo telefone (81) 9.9981-2959 para manutenção em Taquaritinga do Norte, Gravatá do Ibiapina, Zona Rural e (81) 9.9616-2908 para manutenção em Pão de Açúcar e comunidades da Varzinha, Maracajá, Espírito Santo e (81) 9.9984-8429 para Vila do Socorro, Mangas, Tatus e Vila Alta, ou procurar diretamente o Centro Administrativo de cada comunidade.
15 de Novembro Proclamação da República
A Proclamaçã da República Brasileira aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. Resultado de um levante político-militar que deu inicio à República Federativa Presidencialista. Fica marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (1889-1891).
Marechal Deodoro da Fonseca foi herói na guerra do Paraguai (1864-1870), comandando um dos Batalhões de Brigada Expedicionária. Sempre contrário ao movimento republicano e defensor da Monarquia como deixa claro em cartas trocadas com seu sobrinho Clodoaldo da Fonseca em 1888 afirmando que apesar de todos os seus problemas a Monarquia continuava sendo o “único sustentáculo” do país, e a república sendo proclamada constituiria uma “verdadeira desgraça” por não estarem, os brasileiros, preparados para ela.
A crise no Império
O ultimo gabinete ministerial do Império, o “Gabinete Ouro Preto”, sob a chefia do Senador pelo Partido Liberal Visconde do Ouro Preto, assim que assume em junho de 1889 propõe um programa de governo com reformas profundas no centralismo do governo imperial. Pretendia dar feição mais representativa aos moldes de uma monarquia constitucional, contemplando aos republicanos com o fim da vitaliciedade do senado e adoção da liberdade de culto. Ouro Preto é acusado pela Câmara de estar dando inicio à República e se defende garantindo que seu programa inutilizaria a proposta da República. Recebe críticas de seus companheiros do Partido Liberal por não discutir o problema do Federalismo.
Os problemas no Império estavam em várias instâncias que davam base ao trono de Dom Pedro II:
A Igreja Católica: Descontentamento da Igreja Católica frente ao Padroado exercido por D. Pedro II que interferia em demasia nas decisões eclesiásticas.
O Exército: Descontentamento dos oficiais de baixo escalão do Exército Brasileiro pela determinação de D. Pedro II que os impedia de manifestar publicamente nos periódicos suas críticas à monarquia.
Os grandes proprietários: Após a Lei Áurea ascende entre os grandes fazendeiros um clamor pela República, conhecidos como Republicanos de 14 de maio, insatisfeitos pela decisão monárquica do fim da escravidão se voltam contra o regime. Os fazendeiros paulistas que já importavam mão de obra imigrante, também estão contrários à monarquia, pois buscam maior participação política e poder de decisão nas questões nacionais.
A classe média urbana: As classes urbanas em ascensão buscam maior participação política e encontram no sistema imperial um empecilho para alcançar maior liberdade de econômica e poder de decisão nas questões políticas.
A Proclamação da República
A República Federativa Brasileira nasce pelas mãos dos militares que se veriam a partir de então como os defensores da Pátria brasileira. A República foi proclamada por um monarquista. Deodoro da Fonseca assim como parte dos militares que participaram da movimentação pelas ruas do Rio de Janeiro no dia 15 de Novembro pretendiam derrubar apenas o gabinete do Visconde de Ouro Preto. No entanto, levado ao ato da proclamação, mesmo doente, Deodoro age por acreditar que haveria represália do governo monárquico com sua prisão e de Benjamin Constant, devido à insurgência dos militares.
A população das camadas sociais mais humildes observam atônitos os dias posteriores ao golpe republicano. A República não favorecia em nada aos mais pobres e também não contou com a participação desses na ação efetiva. O Império, principalmente após a abolição da escravidão tem entre essas camadas uma simpatia e mesmo uma gratidão pela libertação. Há então um empenho das classes ativamente participativas da República recém-fundada para apagar os vestígios da monarquia no Brasil, construir heróis republicanos e símbolos que garantissem que a sociedade brasileira se identificasse com o novo modelo Republicano Federalista.
Continua…
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Leia Mais Aos 73 anos, Hospital de Câncer de Pernambuco pede ajuda para se manter
Com um déficit mensal da ordem de R$ 500 mil, ocasionado por despesas no atendimento e tratamento de pessoas com câncer, compra de material hospitalar e medicamentos, pagamento da folha salarial dos funcionários e alimentação, o Hospital de Câncer de Pernambuco completa 73 anos enfrentando muitas dificuldades. Para arrecadar fundos, a diretoria está fazendo um alerta à sociedade civil através da campanha “O HCP somos eu e você”. O objetivo é mostrar a importância da manutenção daquela instituição.
De acordo com a gerente de marketing e captação de recursos do hospital, Mariana Neves, ao contrário do que muitos pensam, o hospital não é uma entidade pública e, sim, privada, sem fins lucrativos, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde.
“Como Organização Social de Saúde, hoje, o HCP é responsável por atender, gratuitamente, cerca de 51% dos pacientes com câncer em Pernambuco, além dos que vêm de outros estados do Nordeste. Diante desse quadro, a alternativa encontrada foi apelar para a população”, comenta. As doações podem ser feitas pelo telefone 3217-8025 ou através do site www.hcp.org.br/doações, para obter mais informações.
“O câncer é uma doença muito cara. Um remédio para quimioterapia, por exemplo, custa R$ 23 mil. Precisamos de material médico, próteses, equipamentos mais modernos, reforma e ampliação de espaços e os custos, altos, dificultam a manutenção do HCP”, acrescenta. O hospital atende vários tipos de cânceres e desenvolve campanhas preventivas. Depois de realizar o Abril Amarelo, sobre câncer ósseo, Julho Verde (cabeça e pescoço) e Outubro Rosa (mama), a instituição lançou o Novembro Azul, sobre câncer de próstata, e se prepara para o Dezembro Laranja, que enfoca neoplasias de pele. (Diário de Pernambuco)
Prefeito de Taquaritinga do Norte vistoria obra de reforma do mercado de Pão de Açúcar
O prefeito de Taquaritinga do Norte Ivanildo Mestre (PR,) esteve na manhã da segunda-feira (12), visitando a obra da reforma do Mercado Sebastião Marinheiro em Pão de Açúcar acompanhado do secretário de Obras Damião Oliveira e do Subprefeito Gilson Carlos.

Com a reforma, todos os comerciantes que antes comercializavam na calçada do mercado vão ter seu ponto de vendas dentro do estabelecimento, tudo no mais conforto e comodidade para todos.
terça-feira, 13 de novembro de 2018
Educação de Taquaritinga do Norte : Estudante da Rede Municipal de Ensino lança livro
Na noite da última sexta feira (09/11/18), a estudante da Escola Municipal Professora Gilzenete Guerra, Millena dos Santos Pessôa, lançou o livro “Sentindo a Poesia”, ilustrado pela estudante Maria Camylla dos Santos Alves (ambas matriculadas no 8° Ano e Ensino Fundamental). A Cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte-PE e contou com a presença do Prefeito do Município Ivanildo Mestre, do Secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto, da Secretária de Gabinete Anália Arruda, do Controlador Interno Eriberto Marculino, da Diretora da referida Escola, a Professora Carmen Edvirges e do Professor Ronaldo Fernando (Vice-Diretor), dos Vereadores Jurandi Tavares e Geovane César, além de professores , funcionários e estudantes da Instituição Escolar.
A Cerimônia foi um momento de muita emoção, onde a família de Millena também esteve presente. Fizeram uso da palavra o Secretário de Educação Marcos Augusto, o Prefeito Lero, a Diretora Carmen , além da Professora Irenilda Ferreira que lecionou para Millena e Camylla no Ensino Fundamental (Anos Iniciais). O Ponto alto da Cerimônia foi quando Millena contou sua história em forma de poesia e emocionou a todos os presentes.
Assinar:
Postagens (Atom)
Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC
Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...

-
OPINIÃO: Na maior eleição da história política de Taquaritinga, pela 1° vez o prefeito que for eleito não terá a maioria dos votos, aproxim...
-
Segundo Informações Taty Araújo foi a vítima fatal do acidente de hoje , uma notícia muito triste, Taty era muito conhecida na cidade e mu...