quarta-feira, 13 de setembro de 2023

O Carisma de Jânio




Ontem em suas andanças pelo município o Ex Prefeito Jânio Arruda foi abordado por um grupo de crianças que pediram para tirar uma foto com ele. O pedido das crianças em tirar uma foto com Jânio, mostra o carisma de um homem determinado a cuidar do presente e do futuro de Taquaritinga do Norte.

“Água cara é aquela que não se tem”, diz secretário de Recursos Hídricos e Saneamento sobre o valor das tarifas praticadas pela Compesa




Em um estado onde os desafios hídricos são uma realidade inegável, o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, tem se destacado pelo compromisso e pela visão estratégica que imprime à sua gestão. Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, ele compartilhou suas perspectivas sobre a situação e as ações em andamento.


Um dos pontos-chave abordados por Almir Cirilo foi a magnitude dos problemas hídricos enfrentados pelo estado. Ele destacou que a demanda por soluções é gigantesca e que contar apenas com os recursos estaduais não é suficiente para atender todas as necessidades, especialmente na Zona Rural, onde cerca de 2 milhões de pessoas enfrentam dificuldades relacionadas ao acesso à água.


Nesse contexto, o secretário ressaltou a importância das parcerias, incluindo o apoio da Assembleia Legislativa. “O tamanho do problema é muito grande e nós não podemos contar, nem de longe, só com os recursos do estado. A parceria da Assembleia existe, os deputados tem vindo aqui, a gente tem solicitado a eles que auxiliem, principalmente com o atendimento à Zona Rural. A gente falou muito das cidades, mas temos um contingente de cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem e a Secretaria tem um olhar especifico para essas pessoas, fazendo com que elas sejam atendidas”, disse.


Outro ponto relevante abordado na entrevista foi o custo da água em Pernambuco. Almir Cirilo fez um importante apelo à conscientização da sociedade sobre a relação entre o valor pago pela água e a sua disponibilidade. Comparativamente, o custo da água fornecida pela Compesa, empresa de saneamento do estado, é bastante acessível em relação a outros estados. O secretário ressaltou que "água cara é aquela que não se tem", destacando os custos enfrentados por aqueles que não têm acesso a sistemas de abastecimento regular e dependem de caminhões-pipa ou outras fontes alternativas.


Além disso, Almir Cirilo enfatizou que a tarifa social de água em Pernambuco é uma das mais baixas do Brasil, custando apenas R$ 9 por mês. Ele apontou ainda que as pessoas muitas vezes pagam mais por serviços como planos de celular, enquanto a água potável, essencial para a vida, é acessível à grande maioria da população.


“A água de qualidade que a Compesa fornece não é uma água cara. A tarifa social é uma das mais baratas do Brasil. As pessoas pagam R$ 9 por mês. Elas pagam muito mais pela conta de celular de cada pessoa. É preciso que a sociedade entenda que a gente paga pouco pela água e isso impacta na qualidade do serviço”, completou.

domingo, 10 de setembro de 2023

10 de Setembro dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

 



O mês de setembro é conhecido mundialmente pelas campanhas do Setembro Amarelo, já que no dia dez marca-se o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

Anualmente, são registrados mais de 13 mil suicídios no Brasil e mais de 800 mil no mundo, ou seja, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta.

A data designada pela OMS, tem o objetivo de trazer uma discussão maior sobre o assunto e sua conscientização, para que menos pessoas cometam o ato. Por mais que o tema ainda seja considerado um tabu por muitas pessoas, o colocar em pauta na sociedade é um fator importante e necessário para evitar a perda de outras vidas.

Quebrar esse tabu é uma das propostas do Setembro Amarelo.

– ORIGEM DO SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo surgiu com a história de Mike Emme, em 1994, nos Estados Unidos, quando o garoto de apenas 17 anos cometeu suicídio.

Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos resolveram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando algum problema emocional.

A ideia desencadeou o movimento de prevenção ao suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela.

O “Setembro Amarelo” foi adotado no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

– IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA

Além de trazer esse tema à tona, as campanhas oferecem informações e opções de tratamento para o público. Fora isso, o tabu que faz muitas pessoas evitarem a falar sobre o assunto, diminui.

– SE PRECISAR, PEÇA AJUDA

Se você está passando por um momento difícil, e perceber que não consegue lidar com seus sentimentos sozinho, busque ajuda. O apoio de um profissional qualificado é muito importante para superar uma fase difícil.

Por mais complicado que seja a situação, sempre existe uma saída.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. Voluntários ficam à disposição 24 horas por dia para oferecer atendimento telefônico pelo número 188 ou pelo chat.

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...