quarta-feira, 13 de setembro de 2023

O Carisma de Jânio




Ontem em suas andanças pelo município o Ex Prefeito Jânio Arruda foi abordado por um grupo de crianças que pediram para tirar uma foto com ele. O pedido das crianças em tirar uma foto com Jânio, mostra o carisma de um homem determinado a cuidar do presente e do futuro de Taquaritinga do Norte.

“Água cara é aquela que não se tem”, diz secretário de Recursos Hídricos e Saneamento sobre o valor das tarifas praticadas pela Compesa




Em um estado onde os desafios hídricos são uma realidade inegável, o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, tem se destacado pelo compromisso e pela visão estratégica que imprime à sua gestão. Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, ele compartilhou suas perspectivas sobre a situação e as ações em andamento.


Um dos pontos-chave abordados por Almir Cirilo foi a magnitude dos problemas hídricos enfrentados pelo estado. Ele destacou que a demanda por soluções é gigantesca e que contar apenas com os recursos estaduais não é suficiente para atender todas as necessidades, especialmente na Zona Rural, onde cerca de 2 milhões de pessoas enfrentam dificuldades relacionadas ao acesso à água.


Nesse contexto, o secretário ressaltou a importância das parcerias, incluindo o apoio da Assembleia Legislativa. “O tamanho do problema é muito grande e nós não podemos contar, nem de longe, só com os recursos do estado. A parceria da Assembleia existe, os deputados tem vindo aqui, a gente tem solicitado a eles que auxiliem, principalmente com o atendimento à Zona Rural. A gente falou muito das cidades, mas temos um contingente de cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem e a Secretaria tem um olhar especifico para essas pessoas, fazendo com que elas sejam atendidas”, disse.


Outro ponto relevante abordado na entrevista foi o custo da água em Pernambuco. Almir Cirilo fez um importante apelo à conscientização da sociedade sobre a relação entre o valor pago pela água e a sua disponibilidade. Comparativamente, o custo da água fornecida pela Compesa, empresa de saneamento do estado, é bastante acessível em relação a outros estados. O secretário ressaltou que "água cara é aquela que não se tem", destacando os custos enfrentados por aqueles que não têm acesso a sistemas de abastecimento regular e dependem de caminhões-pipa ou outras fontes alternativas.


Além disso, Almir Cirilo enfatizou que a tarifa social de água em Pernambuco é uma das mais baixas do Brasil, custando apenas R$ 9 por mês. Ele apontou ainda que as pessoas muitas vezes pagam mais por serviços como planos de celular, enquanto a água potável, essencial para a vida, é acessível à grande maioria da população.


“A água de qualidade que a Compesa fornece não é uma água cara. A tarifa social é uma das mais baratas do Brasil. As pessoas pagam R$ 9 por mês. Elas pagam muito mais pela conta de celular de cada pessoa. É preciso que a sociedade entenda que a gente paga pouco pela água e isso impacta na qualidade do serviço”, completou.

domingo, 10 de setembro de 2023

10 de Setembro dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

 



O mês de setembro é conhecido mundialmente pelas campanhas do Setembro Amarelo, já que no dia dez marca-se o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

Anualmente, são registrados mais de 13 mil suicídios no Brasil e mais de 800 mil no mundo, ou seja, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta.

A data designada pela OMS, tem o objetivo de trazer uma discussão maior sobre o assunto e sua conscientização, para que menos pessoas cometam o ato. Por mais que o tema ainda seja considerado um tabu por muitas pessoas, o colocar em pauta na sociedade é um fator importante e necessário para evitar a perda de outras vidas.

Quebrar esse tabu é uma das propostas do Setembro Amarelo.

– ORIGEM DO SETEMBRO AMARELO

O Setembro Amarelo surgiu com a história de Mike Emme, em 1994, nos Estados Unidos, quando o garoto de apenas 17 anos cometeu suicídio.

Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos resolveram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando algum problema emocional.

A ideia desencadeou o movimento de prevenção ao suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela.

O “Setembro Amarelo” foi adotado no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

– IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA

Além de trazer esse tema à tona, as campanhas oferecem informações e opções de tratamento para o público. Fora isso, o tabu que faz muitas pessoas evitarem a falar sobre o assunto, diminui.

– SE PRECISAR, PEÇA AJUDA

Se você está passando por um momento difícil, e perceber que não consegue lidar com seus sentimentos sozinho, busque ajuda. O apoio de um profissional qualificado é muito importante para superar uma fase difícil.

Por mais complicado que seja a situação, sempre existe uma saída.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. Voluntários ficam à disposição 24 horas por dia para oferecer atendimento telefônico pelo número 188 ou pelo chat.

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...