quinta-feira, 13 de junho de 2019

Pai e filho morrem após ambulância colidir em moto

Parte da ambulância ficou destruída após colidir com moto em São Caetano — Foto: PRF/Divulgação

Pai e filho morreram após um acidente na madrugada desta quinta-feira (13) na BR-423 em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam em uma moto e colidiram frontalmente com uma ambulância.
Ainda segundo a PRF, o condutor da motocicleta entrou na contramão da rodovia e, em seguida, houve a colisão. As três pessoas que estavam na ambulância tiveram ferimentos leves e foram levados para o hospital do município.
A Polícia Civil esteve no local. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML).

Festa Junina na Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima na Comunidade do Algodão


Aconteceu na última quinta 13-06 a Festa Junina da Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima na Comunidade do Algodão, na oportunidade alunos , professores e pais realizaram uma manhã marcada por muito forró pé de serra. Os alunos estavam muito bem caracterizados e a escola bastante organizada. Nesta sexta os festejos juninos prosseguem na Escola Municipal Chefe Leandro na Comunidade do Jerimum.



A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé, criança, chapéu e sapatos

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas no palco e pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Taquaritinga do Norte - Educação e Meio Ambiente

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, sapatos e área interna



Na última quarta-feira (12/06) alunos da Escola Municipal Gilzenete Guerra, estiveram no CTR e no Aterro Sanitário na cidade de Caruaru para aonde o lixo de Taquaritinga está sendo levado , na oportunidade os alunos acompanharam algumas atividades e participaram de palestras educativas. A atividade foi uma iniciativa da Diretoria de Meio Ambiente junta a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte. Desde 2017 que um grande trabalho vem sendo desenvolvido na questão ambiental na cidade, nunca se viu tantas atividades e tantas ações de conscientização, muito ainda tem a ser feito mais com esse trabalho muita coisa que nunca foi feita está sendo feita de forma eficaz e planejada.

A imagem pode conter: 3 pessoas, área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, pessoas comendo, mesa e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Vereadores aprovam ‘voto de repúdio’ ao secretário de saúde e prefeito de Santa Cruz

Um ‘voto de repúdio’ ao prefeito e ao secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira e Dr. Nanau, respectivamente, gerou fortes discussões na Casa Dr. José Vieira de Araujo, na tarde desta quinta-feira (13). A reunião foi a 19ª do período.
De acordo com o autor do requerimento, Joab Gomes, o pedido se deve ‘pela falta de condições de trabalho na área de saúde no município’. No ultimo domingo (09) integrantes da categoria realizaram protesto na frente da UPA.

“Quando faz uma mobilização é porque já se acabaram todos os recursos. As tentativas de conversas (com o governo) já fazem 2 anos, desde o tempo de Breno”, disse Joab, fazendo referência ao ex-secretário, Breno Feitosa.

Carlinhos da Cohab, Marlos Melo, Ronaldo Pacas, Deomedes Brito, Toinho do Pará, Capilé e Júnior Gomes também endossaram as palavras de Joab fazendo críticas à pasta.
Em defesa, a líder do governo municipal, Jéssyca Cavalcanti, disse ser contra o voto por entender que o diálogo está aberto, lembrando de uma reunião marcada para o dia 17 de julho.
A vereadora também ressaltou investimentos na área, como a inauguração de PSF para essa semana no loteamento Dona Lica e suposta conquista de emenda parlamentar, em Brasília.

“Que os senhores tenham essa mesma postura de cobrança, para que o governador pague o débito com Santa Cruz do Capibaribe”, disse Jéssyca falando em atrasos de repasses.

Pouco tempo depois, o líder da oposição, Ernesto Maia, voltou a rebater a vereadora, considerando que o prazo para conversa entre sindicato da categoria e gestão, não foi colocado como prioridade.

“Quando se cobra do estado de Pernambuco é justo. Se deve, tem que pagar. Mas, a prefeitura tem que prestar contas”, falou Ernesto, garantindo que a suposta falta de prestação de contas atrapalha a chegada de novos repasses.

Por várias vezes, houve exaltação por parte dos presentes.
Por que não falam? – Júnior Gomes ainda questionou os demais vereadores da bancada governista pela falta de argumentação na discussão.

“Espanta-me o silêncio da bancada de situação. Nailson, Zezin… não falam nada. Fazem de conta que não tá acontecendo nada. São vereadores ou não? É importante que argumentem se é contra ou favorável”, disse.

Justificativa – O líder da bancada de Situação, Pipoca, votou contra o requerimento e justificou por toda a bancada. O vereador ressaltou a construção de PSF’s e Ambulatório Médico Especializado (AME), além de enfatizar o atraso por parte do estado para pasta. O requerimento foi aprovado por 9 votos (Oposição) a 6 (Situação). Helinho Aragão faltou.
Unanimidade – Durante a mesma reunião foi aprovado, por unanimidade, voto de aplausos ao Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do estado.
Cobranças – Os profissionais pedem melhores condições de trabalho, negociação por reajuste salarial, gratificação do SUS e insalubridade. A classe alega ainda ‘sobrecarga de trabalho’. Em entrevista ao Santa Cruz Online, no ultimo domingo (09), o presidente do Sindicato, Fancis Hebert, afirmou que faltam insumos, como soro e curativos.

Paulo Ricardo é atração confirmada do Toritama Moto Fest 2019


O cantor Paulo Ricardo, ex-vocalista do grupo RPM foi confirmado com principal atração do Toritama Moto Fest 2019. O evento reúne centenas de motociclistas de varias regiões do país no mês de setembro na Capital do Jeans.

No evento, ele apresentará a sua turnê “On The Rock”, que trará novas produções e sucessos de sua carreira solo, como “Dois”, “Tudo por Nada” e sua versão de “Imagine”. Relembrará também a época do grupo RPM, com alguns hits da banda, como “Rádio Pirata” e “Olhar 43”.

Com Informações do Blog do Ney Lima

Dois homens morrem após colisão entre carro e caminhonete na BR-232,

Resultado de imagem para Dois homens morrem após colisão entre carro e caminhonete na BR-232,

Dois homens, de 41 e 57 anos, morreram na quarta-feira (12) após uma colisão entre um carro e uma caminhonete na BR-232, em Custódia, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima de 57 anos estava dirigindo a caminhonete em alta velocidade quando colidiu frontalmente com o outro automóvel. O condutor do carro morreu no local do acidente.
O motorista da caminhonete foi levado em estado grave para o hospital local, mas morreu a caminho de outra unidade de saúde. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.


Prefeitura estar concluindo mais uma obra de pavimentação em Taquaritinga do Norte



A prefeitura de Taquaritinga do Norte está concluindo mais uma obra de pavimentação em Taquaritinga do Norte. O calçamento da Rua Projetada, no Bairro Marília em Taquaritinga do Norte, está em fase de conclusão.

A obra foi realizada através de recurso estadual com contrapartida do município e só foi possível graças ao trabalho do prefeito Lero que trabalhou para conseguir o recurso. O calçamento, mesmo não estando totalmente pronto, melhorou a vida dos moradores do Bairro.

O prefeito de Taquaritinga do Norte falou sobre mais essa obra de infraestrutura no município. “Já realizamos obras de infraestrutura em todo município e o Bairro Marília agora está sendo contemplada com mais essa grande obra", disse Lero.



quarta-feira, 12 de junho de 2019

Prefeito e Secretário de Educação de Taquaritinga do Norte participam do lançamento do Programa Criança Alfabetizada do Governo do Estado


O Prefeito Ivanildo Mestre  e o Secretário de Educação Marcos Augusto estiveram representando Taquaritinga do Norte no lançamento do programa Criança Alfabetizada, que propõe uma parceria com os 184 municípios do estado para garantir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. Na oportunidade o Prefeito e o Secretário assinaram o termo de adesão do Programa . Com seis eixos estratégicos, o programa busca trabalhar o fortalecimento da gestão, o fornecimento de material complementar, o incentivo às escolas, a avaliação dos estudantes e a formação de gestores e professores. O programa prevê que as crianças do 2º ano do ensino fundamental sejam avaliadas sobre seus conhecimento de português e matemática através do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), verificando inclusive a questão da fluência leitora dos alunos. 



Em Taquaritinga do Norte através da nossa equipe e de nossos Professores temos conseguido ótimos resultados e temos avançado muito nos últimos anos , e esse programa do Governo do Estado vai ajudar mais ainda a esse trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa cidade.Falou o Secretário de Educação Marcos Augusto.

Para incentivar a participação dos municípios, o governo estadual anunciou mudanças no ICMS Socioambiental, que é repassado para os municípios. A ideia é diminuir o número de 11 indicadores para 5, dando maior ênfase à educação. Atualmente, a participação da educação no repasse é de 3% e o programa prevê aumento escalonado até 18%, em 2025.







terça-feira, 11 de junho de 2019

Taquaritinga do Norte : "Todo homem na vida deve escrever um livro, plantar uma árvore......”

Cuidar do meio ambiente é algo muito gratificante e fica muito melhor quando temos a oportunidade de fazer isso desfrutando da beleza que a natureza nos proporciona. Ravenala madagascariensis, conhecida pelo nome comum de árvore-do-viajante, uma das árvores mais imponentes e exóticas, chega pra completar a beleza da praça de nossa cidade, que tem sido motivo de grande visitação turística.

“A árvore-do-viajante, com seu aspecto escultural em forma de leque, será mais um ponto fotográfico da nossa Praça Antônio Pereira, que tanto encanta os munícipes e visitantes” diz a Secretária Maria de Lourdes. O Prefeito Lero, agradece ao Cordelista Roberto Celestino, por nós presentear com mais essa espécie, que sem dúvida nenhuma, irá formar um conjunto esplêndido junto ao Ipê e o Jacarandá, entre outras mudas, existentes em nossas praças.







segunda-feira, 10 de junho de 2019

Dália Net no II Festival Café Cultural em Taquaritinga do Norte


Taquaritinga do Norte é uma cidade cheia de riquezas culturais. Além do melhor café da região, temos grandes expressões culturais presentes por toda parte. Aproveite o festival e venha conhecer nosso município.

#fcctaquaritinga #descubrataquaritinga #cafécultural #taquaritinga #data

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Educação Taquaritinga : Concurso Ler Bem


  Na manhã do dia 07.06, nas dependências da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva, em Taquaritinga do Norte-PE, ocorreu  a realização da Etapa Municipal do Concurso Ler Bem-9° edição (Projeto ASPA - Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores de Pernambuco, com o objetivo de incentivo à leitura),através de parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte e a Prefeitura, por meio do Professor Marcos Augusto Lopes Leandro e do Prefeito Ivanildo Mestre Bezerra.



  Houve um julgamento fidedigno através de Profissionais da Educação, elegendo a estudante Laura Souza Carlos, regularmente matriculada no 4° ano "E" - Professora Rozenilda Gomes da Silva da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva.
  É imprescindível ressaltar o trabalho pedagógico de todos os professores frente às salas de aula no cotidiano, não apenas os docentes da referida turma, mas também de todos que fazem o Processo Educativo da Rede.
  Agradecemos especialmente a todos os finalistas das demais Escolas participantes e respectivas localidades:Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima(Algodão); Escola Municipal Pe. Ibiapina(Gravatá do Ibiapina); Escola Municipal Pe.José de Anchieta(Mateus Vieira);Escola Municipal Chefe Leandro(Jerimum); Escola Municipal Professora Gilzenete Guerra(Pão de Açúcar) e Escola Municipal Pedro de Lira Borges(Vila do Socorro), bem como aos Pais, Equipes de Supervisão, Coordenação e Direção.











Educação Taquaritinga : Mais de 100 alunos já foram contemplados com o Programa "Minha identidade"


A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte continua como Projeto " Minha Identidade" aonde os alunos fazem a retirada dos seus principais documentos. Essa semana foi a vez dos alunos da Escola Municipal Chefe Leandro da Comunidade do Jerimum serem contemplados. O projeto tem o objetivo de atender mais de 500  jovens que ainda não têm documentos como CPF, RG e Carteira de Trabalho.








Cantora Joana é confirmada no Festival Café Cultural de Taquaritinga


Imagem relacionada
No início da tarde desta segunda-feira (10) a assessoria de comunicação da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, confirmou a cantora Joana como atração principal na noite do dia 13 de julho, na 2ª edição do Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte.
A carioca Joana é compositora e multi-instrumentista, além de ser considerada como detentora de uma das vozes mais belas do cenário musical. Seus maiores sucessos são “Tô fazendo falta”, “Amanhã Talvez”, “Recado”, “Mensagem pra você”, entre outros.
Além da confirmação de Joana, também estão na programação do palco principal Santanna O Cantador, Flávio Leandro e Dorgival Dantas.
A segunda edição do festival acontecerá entre os dias 11 e 14 de julho, período de baixas temperaturas na cidade. O evento resgata e valoriza a cultura do café, muito rica na cidade, que já foi coroada como tendo um dos melhores do País. O mesmo é 100% orgânico, só recebe adubação natural e já é exportado para vários países.
Confira as atrações agendadas para o Polo principal
Dia 12 – Adiel Luna, Santanna o cantador e Flávio Leandro
Dia 13 – Cristina Amaral, Maestro Spock e Joana
Dia 14 – Bia Villa Chan, Maestro Forró e Dorgival Dantas

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...