segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Professora é agredida em Terminal de Ônibus

 Agressão ocorreu no TI Joana Bezerra

Uma professora, de 26 anos, foi agredida no rosto por um policial militar no Terminal Integrado da Joana Bezerra, na Zona Sul do Recife. O vídeo com a agressão viralizou nas redes sociais e gerou revolta.

A agressão ocorreu no final do mês de janeiro. As imagens mostram o momento em que a mulher trans desce do ônibus e um homem ao lado dela, identificado como seu marido, coloca as mãos por trás da cabeça, em sinal de rendição à ordem policial.

A mulher tenta falar algo com um dos policiais, mas é surpreendida pelo tapa no rosto. Ela contou à TV Guararapes que, antes de levar o tapa, foi vítima de transfobia por parte de passageiros do ônibus e iria pedir ajuda ao PM.

"Quando foi chegando já próximo à estação da Joana Bezerra, começaram os xingamentos tanto comigo como com o meu companheiro, cantando a música de João do Morro. Foi na hora que meu companheiro olhou para trás e disse assim: 'É comigo?'. Aí, foi na hora que se juntaram os três, os meninos que estavam lá atrás, e vieram tudinho para cima da gente. Aí, aquelas mulheres que estavam também no grupo ficaram na frente impedindo de os meninos vir para bater na gente. Foi na hora que o motorista abriu, chegou na Joana Bezerra o motorista abriu a porta de trás e desceu tudinho pela porta de trás. Quando abriu a porta do meio, eu desci correndo para me proteger", disse a professora.

A vítima ainda relata que se sentiu segura ao ver os policiais no terminal, porque achou que seria agredida pelo grupo estava xingando ela e o seu companheiro. 

domingo, 19 de fevereiro de 2023

A Lendária Fazenda Carnaúba, Berço da Família Pereira do Pajeú "Lugar de Memória Cariri Cangaço"

 


A Lendária Fazenda Carnaúba, Berço da Família Pereira do Pajeú "Lugar de Memória Cariri Cangaço"

Cariri Cangaço 2022 na Fazenda Carnaúba

Seguindo a agenda do primeiro dia de atividades o Cariri Cangaço partiu da Fazenda Pitombeira em Serra Talhada para visitar outro dos principais cenários históricos de toda região do Pajeú. Chegamos ao Distrito do Bom Nome, território precioso do município pernambucano de São José de Belmonte e ali à Fazenda Carnaúba; berço de uma das mais tradicionais famílias do sertão nordestino; a família Pereira, sem dúvidas outro dos cenários mais emblemáticos de todo o Pajeú. A Fazenda Carnaúba do lendário Né da Carnauba, palco de alguns dos mais significativos e simbólicos episódios do começo do século XX na Pajeú.

Fazenda Carnaúba; berço de uma das mais tradicionais famílias do sertão nordestino; a família Pereira, sem dúvidas outro dos cenários mais emblemáticos de todo o Pajeú. A Fazenda Carnaúba do lendário Né da Carnauba

Eram cerca de meio dia e meia do sábado, dia 12 de novembro de 2022, quando a caravana de pesquisadores Cariri Cangaço de todo o Brasil chegou a Fazenda Carnaúba, sendo recepcionada pelas atuais proprietárias; Francisca  Conrado (dona Santinha) e sua filha Lilianne e de maneira muito especial poCilene Pereira Valões; neta de Né da Carnaúba e anfitriã do Cariri Cangaço Bom Nome e ainda, pelo vereador Paulo Pereira.  

Do patamar da singela Capela da Fazenda Carnaúba o Conselheiro Cariri Cangaço, Joaquim Pereira, fez a apresentação do contexto histórico e principais acontecimentos que tiveram como cenário a emblemática Fazenda , desde o casamento do senhor José Pereira da Silva com Jacinta Océria de Santo Antônio que recebeu do pai, José Carlos Rodrigues, como dote de casamento, a Fazenda Carnaúba ate se tornar o feudo principal e berço da tradicional família Pereira do Pajeú."

Conselheiro Joaquim Pereira
Joaquim Pereira e o contexto histórico da fazenda Carnauba
Conselheiro Carlos Alberto

"A sede da Carnaúba data dos princípios do século XIX, época do Brasil Imperial, e era uma das mais prósperas fazendas de gado de toda a região do Pajeú. Cenário de embates entre Pereira e Carvalho, e do cangaço, cada detalhe dessa lendária fazenda exala história." cita Valdir Nogueira.

A Fazenda Carnaúba atualmente pertence a Francisca  Conrado; dona Santinha; e as filhas Lilianne e Norma, por herança do esposo e pai Vanildo Pereira, este filho do tantas vezes Deputado  Argemiro Pereira e neto de Né da Carnaúba. Quem nos conta é Joaquim Pereira da Silva, Conselheiro Cariri Cangaço, "a interação entre as duas sedes; Pitombeira e Carnaúba; sempre foi muito normal, fosse a cavalo ou a pés, nas veredas de ligação entre as duas sedes tinha alguém levando ou trazendo notícias/recados. Coincidentemente, nossas visitas no Cariri Cangaço agora de novembro, a comitiva fara o mesmo trajeto que era feito pelo pequeno grupo em número de sete, dos irmãos Ferreiras (Antônio, Livino e Virgolino), Antônio Rosa, Primo, Meia Noite e João Mariano indo da Pitombeira para Carnaúba para se juntar ao bando de Sinhô Pereira em agosto de 1920"

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...