sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Horários de shoppings, bares, restaurantes, comércio e academias sofrem alterações após restrições, em Caruaru e região


    Até o dia 10 de março, de segunda-feira a sexta, as atividades econômicas não vão poder ser realizadas das 20h às 5h. Já nos próximos dois fins de semana, as restrições entrarão em vigor entre 17h e 5h, podendo funcionar apenas serviços essenciais.

    Caruaru Shopping, em Caruaru — Foto: Matheus Guerra/TV Asa Branca

    Caruaru Shopping, em Caruaru — Foto: Matheus Guerra/TV Asa Branca

    Em Caruaru, o Caruaru Shopping e o Shopping Difusora irão funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Nos fins de semana, o Shopping Difusora estará aberto das 9h às 17h, enquanto o Caruaru Shopping irá abrir das 8h às 17h no sábado e das 9h às 17h no domingo. A novos horários seguem até o dia 10 de março.

    As clínicas médicas, o hipermercado e os serviços do cartão LEVA irão seguir com o horário normal no Caruaru Shopping. O Polo Caruaru irá abrir em horário normal, das 9h às 18h. Nas sextas, sábados e domingos, o centro de compras fecha uma hora mais cedo, às 17h.

    As novas medidas foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara (PSB), em transmissão pela internet. A decisão foi tomada, segundo o estado, por causa da lotação das unidades de saúde, que chegaram, nas três regiões, a ter mais de 90% dos leitos ocupados.

    Governo de PE suspende cirurgias eletivas em cidades do interior e contrata 490 leitos de Covid na rede privada

     Diante da piora da pandemia, o governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (25), medidas para desafogar os hospitais. Entre segunda (1º) e 12 de março, ficam suspensas as cirurgias eletivas em unidades públicas e privadas de 63 cidades, nas regiões de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão. O estado também informou que vai contratar 490 novos leitos para pacientes com Covid-19 na rede particular (veja vídeo acima).



    Diante da piora da pandemia, o governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (25), medidas para desafogar os hospitais. Entre segunda (1º) e 12 de março, ficam suspensas as cirurgias eletivas em unidades públicas e privadas de 63 cidades, nas regiões de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão. O estado também informou que vai contratar 490 novos leitos para pacientes com Covid-19 na rede particular 


    Na terça-feira (23), o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a adoção de medidas de restrição de atividades econômicas e sociais, a partir de sexta-feira (26), nessas três regiões, entre 20h e 5h. Na quarta-feira (24), o estado informou o que pode funcionar nesses municípios até 10 de março (veja no fim desta reportagem).

    As novas medidas para desafogar a rede hospitalar foram anunciadas pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, por meio de entrevista coletiva na internet.

    Secretário de Saúde, André Longo, anunciou suspensão de cirurgias eletivas em hospitais de três regiões de Pernambuco para desafogar unidades por causa da Covid — Foto: Reprodução/TV Globo

    Secretário de Saúde, André Longo, anunciou suspensão de cirurgias eletivas em hospitais de três regiões de Pernambuco para desafogar unidades por causa da Covid — Foto: Reprodução/TV Globo

    quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

    Feiras do Polo de Confecção do Agreste têm horários alterados após novas medidas adotadas pelo Estado

    Feiras do Polo de Confecção do Agreste têm horários alterados após novo decreto estadual

    Feiras do Polo de Confecção do Agreste têm horários alterados após novo decreto estadual

    Em Caruaru, o comércio no Parque 18 de Maio funcionará nas segundas-feiras, das 5h às 13h, nos dias 1° e 8 de março. Também ficou determinado que não poderá ocorrer circulação de pessoas no Parque 18 de Maio entre às 17h do domingo até às 5h da segunda-feira.

    Em Toritama, a Feira do Jeans, que normalmente funciona aos domingos, de 14h às 22h, vai acontecer de 8h às 17h, também aos domingos, enquanto durarem as restrições

    Em Santa Cruz do Capibaribe, após uma reunião com a direção do Moda Center, os gestores do Calçadão Miguel Arraes e o secretário de Desenvolvimento Econômico, ficou definido que o Moda Center vai abrir nos sábados das 5h às 17h, apenas para os comerciantes que trabalham nos locais, e nas segundas-feiras da 5h às 20h para o público em geral.

    Estrutura foi montada para controlar a entrada e saída de compradores na Feira da Sulanca, em Caruaru — Foto: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

    Estrutura foi montada para controlar a entrada e saída de compradores na Feira da Sulanca, em Caruaru — Foto: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

    O Governo de Pernambuco determinou a proibição de atividades econômicas, das 20h às 5h, em 63 cidades das regiões de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e de Ouricuri, no Sertão. Essa medida, tomada por causa do agravamento da pandemia da Covid-19, vai vigorar entre a sexta-feira (26) e o dia 10 de março.

    As novas medidas foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara (PSB), em transmissão pela internet. A decisão foi tomada, segundo o estado, por causa da lotação das unidades de saúde, que chegaram, nas três regiões, a ter mais de 90% dos leitos ocupados.

    terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

    De sexta-feira(26.02), até o dia 10 de março, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h nos 63 municípios das II, IV e IX

     

    Governador Paulo Câmara – Imagem/ arquivo – Foto: Heudes Regis/SEI


    O Governo de Pernambuco determinou – após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 – que a partir da próxima sexta-feira(26.02), até o dia 10 de março, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando.

     
    O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara, em pronunciamento nesta terça-feira (23.02). Os números crescentes da pandemia e a lotação acima de 90% dos leitos nessas três Geres justificaram a medida restritiva. “A nova aceleração da doença tem superlotado os sistemas de saúde, e vem repetindo o mesmo caminho de 2020, começando pelos Estados do Norte e, agora, chegando com força ao Nordeste”, afirmou Paulo Câmara.
     
    Além disso, também foi anunciada a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias, valendo para todo o Estado. Da mesma forma, o retorno às aulas nas escolas públicas municipais permanece suspenso até o dia 12 de março.
     
    O governador reforçou que o Estado segue monitorando diariamente os números da Covid-19. “Caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, teremos que tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”, advertiu. Segundo Paulo Câmara, durante os 11 meses de luta contra o novo coronavírus, Pernambuco montou a segunda maior rede de UTIs do País, com leitos no Recife e em mais 15 cidades, do litoral ao Sertão.
    II GERES
    Municípios (20): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.
     
    IV GERES
    Municípios (32): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.
     
    IX GERES
    Municípios (11): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

    Sete pessoas são presas durante 'Operação Desmanche' em Caruaru

     


    Coletiva sobre Operação Desmanche  — Foto: Polícia Civil/Divulgação

    Coletiva sobre Operação Desmanche — Foto: Polícia Civil/Divulgação

    A Polícia Civil realizou a Operação Desmanche em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Uma quadrilha, especializada em adulteração e nesse tipo de crime, foi presa. Os policiais identificaram uma loja, na Rua Bahia, que encomendava peças ao grupo.

    Segundo a Polícia Civil, dois homens presos no Cotel, no Recife, negociavam a entrega de um veículo de luxo, que seria levado por outro homem, em um reboque, para um desmanche no Loteamento do Xique-Xique. A equipe chegou ao local, depois de acompanhar a entrega do carro no galpão onde funcionava o desmanche.

    Ainda de acordo com a polícia, o veículo tinha placas clonadas, e as originais tinham registro de roubo.Os policiais encontraram também três mecânicos que desmanchavam um outro veículo, que também tinha placas com registro de roubo.

    No local, também foi apreendido mais um veículo com sinais de adulteração. Além de outro carro e dois motores com queixas de roubo.

    No total, sete pessoas foram presas e autuadas em flagrante pelos crimes de receptação, associação criminosa, falsificação de documentos e adulteração de sinal identificador de veículos. Elas passaram por audiência de custódia e tiveram prisão preventiva.

    O que é basculho: professora explica palavra dita pelo pernambucano Gilberto no BBB 21

     


    Gilberto e Pocah brigaram no BBB 21 — Foto: Reprodução/TV Globo

    Gilberto e Pocah brigaram no BBB 21 — Foto: Reprodução/TV Globo

    A palavra "basculho" se tornou um dos termos mais comentados nas redes sociais, desde a madrugada desta terça-feira (16), depois de ter sido utilizada pelo pernambucano Gilberto no BBB 21. O regionalismo foi usado durante uma discussão com Pocah, após um Jogo da Discórdia.

    A discussão começou depois que Pocah foi tirar satisfação sobre o porquê de Gilberto ter dito que tudo o que ela fazia era calculado.

    "Eu não vim do lixo para perder para basculho", disse o pernambucano, que é doutorando em economia. A cantora carioca não entendeu a gíria e o caso viralizou nas redes sociais.

    Segundo a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação da Globo e é colunista da CBN Recife, a expressão é um regionalismo antigo, pouco conhecido pelos jovens.

    "Basculho é resto, aquilo que todo mundo despreza. Fica abaixo do lixo, porque do lixo você aproveita muita coisa. O basculho não presta para nada. Foi uma forma dele demonstrar o desprezo por Pocah", afirmou a professora.

    "É uma expressão regional, não conhecida pelos jovens de hoje. Gilberto é jovem, mas é estudioso e tem o pé nas raízes do Nordeste. Provavelmente, ouviu da mãe, de tias, de uma avó ou de um avô. É uma expressão que nem a minha geração conhece a fundo. Basculho vem de uma variação linguística que é a mesma de basculante e vasculante, que permite o uso de 'b' ou 'v'", explicou Bérgamo.

    A professora disse, ainda, que gostou de ver expressões utilizadas no Nordeste brasileiro sendo apresentadas para o resto do país. Para ela, essa é uma forma de combater o preconceito linguístico.

    "Estamos vendo uma luta bem consistente contra o preconceito linguístico, porque muita gente deprecia o jeito de falar nordestino. E nós vamos ouvir várias dessas pérolas da boca de quem é tão espontâneo, como Gilberto e Juliette", afirmou.



    'Meu coração não aguenta', diz avó de pernambucana trans que morreu após incêndio durante cirurgia em clínica

     Por Marina Meireles, G1 PE



    Mulher trans morre em SP após incêndio durante cirurgia em clínica de SP
    --:--/--:--

    Mulher trans morre em SP após incêndio durante cirurgia em clínica de SP

    "Meu coração não aguenta. [...] Ela disse ‘vó, eu vou colocar minha prótese e vou chegar abalando’, era uma realização pra ela". A fala foi de Maria José Muniz, avó de Lorena Muniz, mulher trans de 25 anos que viajou para São Paulo em busca do sonho de colocar silicone nos seios e teve a morte confirmada pelo Hospital das Clínicas da cidade nesta segunda-feira (22) (veja vídeo acima).

    Segundo o companheiro de Lorena, ela foi abandonada inconsciente durante incêndio na clínica onde realizava o procedimento na cidade de São Paulo, de onde foi socorrida para o HC, na quarta-feira (17). Ela ficou internada em estado grave após inalar muita fumaça, segundo a unidade de saúde.

    Antes de seguir para São Paulo, em agosto de 2020, a jovem dividia uma casa em Fragoso, em Paulista, no Grande Recife, com o companheiro, Washington Barbosa, conhecido como Tom Negro, e com a família. Ao lado da casa, Lorena tinha um salão onde atuava como cabeleireira.

    Maria José Muniz, avó de Lorena Muniz, apoiava a neta — Foto: Marina Meireles/G1

    Maria José Muniz, avó de Lorena Muniz, apoiava a neta — Foto: Marina Meireles/G1

    "Para ir para São Paulo, ela saiu vendendo as coisas do salão. O sonho da vida dela era colocar uma prótese. Ela disse que só iria se sentir mulher quando colocasse", contou a tia de Lorena, a massoterapeuta Rinalda Muniz.

    “O sonho da vida dela era colocar uma prótese. Ela disse que só iria se sentir mulher quando colocasse a prótese”, disse Rinalda.

    A transexualidade de Lorena foi acolhida pela família. "A gente errava, às vezes, chamava [pelo nome de registro], mas sempre acolhemos. Minha avó nunca colocou para fora, sempre ficou aqui com a gente", disse o irmão de Lorena, Ricardo Muniz.

    Lorena Muniz mandou mensagem para a tia por aplicativo de mensagem no dia 17 de fevereiro — Foto: Marina Meireles/G1

    Lorena Muniz mandou mensagem para a tia por aplicativo de mensagem no dia 17 de fevereiro — Foto: Marina Meireles/G1

    Durante o período longe de casa, a família afirmou sempre ter recebido notícias de Lorena. No dia 17 de fevereiro, a cabeleireira enviou uma última mensagem para a tia Rinalda, informando sobre a cirurgia. "Quando eu acordar eu falo", disse Lorena, no texto.

    Ao saber da notícia sobre Lorena, a família fez o possível para tentar ir para São Paulo. "A mãe dela pediu um adiantamento à patroa para viajar", contou Rinalda.

    Lorena Muniz, antes de viajar, trabalhava como cabeleireira ao lado de casa, no Grande Recife — Foto: Marina Meireles/G1

    Lorena Muniz, antes de viajar, trabalhava como cabeleireira ao lado de casa, no Grande Recife — Foto: Marina Meireles/G1

    "O erro dela foi procurar um lugar barato. Várias pessoas disseram para não ir. Eu sou massoterapeuta e minhas clientes comentam que o que a gente mais vê são coisas assim dando errado, como aconteceu com aquela influenciadora digital do interior. Foi um barato que saiu caro, principalmente para a gente", disse Rinalda.

    "A ficha ainda não caiu. Eu não tive nem como chorar ainda, porque é difícil acreditar. Eu espero que a gente consiga trazer o corpo pra poder ter uma despedida", disse a tia de Lorena.

    Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

      O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...