sábado, 2 de setembro de 2023

Taquatitinga do Norte Resiste



 Apesar dos inúmeros problemas administrativos Taquaritinga do Norte não deixa de ser linda.

Nata de Falecimento


Lamentamos  informar a morte do amigo e leitor do Nosso Blog Roberto Melo, um homem de bem e muito querido na cidade , fica aqui nossos sinceros sentimentos a sua família e amigos .



sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, entrega 9 novas ambulâncias para o atendimento da população

 

Prefeita do Ipojuca, Céli

Reforçando o atendimento de saúde no município, nesta sexta-feira (25), a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, realizou a entrega de nove novas ambulâncias para o uso da população que precisa desse tipo de cuidado e assistência. São três unidades do tipo UTI e seis de atendimento básico. O ato que marcou a aquisição dos novos veículos ocorreu no estacionamento do Clube Municipal do Ipojuca e contou com a presença de vereadores e servidores municipais.

As UTIs móveis são compostas por equipamentos de alta qualidade para transporte de pacientes adultos e neonatal, como: respirador, monitor cardíaco e desfibrilador. Com isso, os veículos prestarão melhor assistência na rede de transporte de saúde do município para o deslocamento de pacientes críticos e de urgência e emergência para hospitais de referência. Já as ambulâncias básicas irão auxiliar no deslocamento de usuários dentro e fora do município em casos de menor gravidade, facilitando e agilizando a realização de exames, consultas e internamentos.

“Esses novos veículos representam o nosso compromisso de buscar sempre o melhor para os ipojucanos. Que essas novas ambulâncias possam garantir mais comodidade e agilidade nos atendimentos de saúde da nossa cidade, oferecendo um servico de excelência para os usuários e os profissionais”, destacou a prefeita Célia Sales. Segundo a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros, “as ambulâncias vão garantir um melhor serviço de atendimento em todas as regiões do município, pois são veículos bem equipamentos para oferecer a melhor assistência à população”, informou a gestora, lembrando que elas já vão estar nas ruas hoje mesmo.

Mais uma vítima: João da Banda Secretario de Segurança é demitido por não apoiar o candidato imposto pelo Prefeito




João da Banda é Demitido


O secretário de Defesa Social do município de Taquaritinga do Norte, João da Banda, foi exonerado de seu cargo pelo prefeito Lero. João da Banda foi um Guerreiro que defendeu se especializou e montou a Guarda Municipal em Taquaritinga do Norte, uma Guarda Municipal exemplar que reduziu os índices de Criminalidade em Taquaritinga do Norte . Segundo informações a decisão foi tomada devido à escolha política de João em apoiar um projeto adversário do prefeito.


Apesar de ter realizado um trabalho exitoso à frente da pasta, João declarou apoio ao projeto de Gena Lins, que não faz mais parte dos planos do grupo do prefeito. Por esse motivo, Lero optou pela demissão do secretário.


Com essa demissão, Lero confirma que pretenderá manter em sua gestão apenas os seguidores do seu projeto cansado em que ele bota de baixo do braço  Allyson Dias. Essa não é a primeira vez que Lero exonera um secretário por não estar alinhado ao seu projeto. No mês passado, o secretário de Agricultura, José Pereira Coelho (Zeca), também foi exonerado pelo mesmo motivo.

João da Banda sai com um trabalho exemplar , João que já foi vereador, deverá concorrer a uma cadeira no legislativo no próximo ano. É uma perca para Taquatitinga, perca essa irreparável mais não irremediável, a gestão de Lero caminha para um fim melancólico, mais Taquatitinga vai sobreviver o tempo passa e as coisas mudam, todo reinado tem seu fim.

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

A Prisão do Cangaceiro Antônio Silvino em Taquaritinga do Norte

 

A Prisão de Antônio Silvino Por:Rostand Medeiros


Teophanes Torres

O aprisionamento de Lampião não se me afigura impossível. Nada importa diga ele que prefere a morte. Antônio Silvino também o dizia, mas, apenas se viu baleado, foi o primeiro em fazer questão de mansamente se entregar à justiça. Restabelecido ulteriormente, voltaram-lhe no presídio os ímpetos brutais, como na manhã em que, entre descomposturas do calão mais vil, sacudiu um pão na cara de um desembargador.

Antonio Silvino preso.
Antônio Silvino preso.
Quando a captura de Lampião parece a tanta gente sonho irrealizável, vem a propósito recordar como se deu a de seu terrível predecessor.
O que desgraçou Antônio Silvino foi a perseguição sem tréguas que lhe moveu uma de suas vítimas mais humildes. Bem diz o povo que “não há inimigo pequeno” e que “mutuca é que tira boi do mato”…
Sargento Alvino, promovido a alferes após a captura de Antonio Silvino
Sargento Alvino, promovido a alferes após a captura de Antonio Silvino
José Alvino Correia de Queiroz era obscuro comerciante no sertão de Pernambuco, quando Antônio Silvino lhe saqueou o pequeno estabelecimento. Reduzido à miséria, jurou vingar-se e entrou a polícia daquele Estado. Acreditaram nos seus propósitos e fizeram-no sargento.
Inteirado de que Silvino transitaria por certa faixa do município de Taquaritinga, o Sargento Alvino buscou informações de João Vicente e Joaquim Pedro, moradores naquelas paragens. Ambos negaram a pés juntos ter qualquer conhecimento a respeito. Mas, tão jeitosamente o miliciano conduziu as investigações, que a esposa de João Vicente o orientou:
- Quando o Sr. chegar à casa de nosso vizinho, o Joaquim Pedro, e encontrar as mulheres torrando galinhas ou fazendo comedoria de sobra, pode apertar o pessoal que o “capitão” Antônio Silvino está escondido perto, no mato…
O oficial Theophanes Ferraz Torres, comandante da volante que capturou Silvino. Valente e destemido, seria um grande perseguidor de Lampião.
O oficial Theophanes Ferraz Torres, comandante da volante que capturou Silvino. Valente e destemido, seria um grande perseguidor de Lampião.
No dia esperado, 27 de novembro de 1914, os policiais, sob o comando do Alferes Teófanes Torres e do Sargento José Alvino, estavam no local referido, de nome Lagoa Laje.
Assim que penetrou na residência de Joaquim Pedro, o Sargento Alvino se encaminhou diretamente para a cozinha, atrás de cuja porta se lhe deparou pendurada uma banda de ovelha. E viu chegar desconfiado, pelo quintal, um rapazola com um tabuleiro à cabeça, cheio de tigelas, colheres e pratos. Interrogado, o recém-vindo explicou, titubeante, que havia ido deixar comida a uns “trabalhadores”, num roçado.
00425
Concomitantemente, o Alferes Teófanes submetia Joaquim Pedro a interrogatório, e este negava que soubesse do paradeiro de Silvino. Aparece o sargento e, depois de falar na ovelha morta e de mostrar o tabuleiro com os restos de comida, pede permissão para forçar o velho sertanejo a não continuar mentindo. Ato contínuo, tranca-lhe, numa alcova, a mulher e os filhos e ordena que os soldados desembainhem os sabres.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Falta de autonomia foi o que provocou saída de secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Pernambuco

 

Em primeiro lugar, é importante afirmar que a saída precoce do secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Pernambuco, Evandro Avelar, foi uma perda tanto para a infraestrutura como para a mobilidade no Estado – nesse caso, o transporte público, tanto metropolitano como intermunicipal.

Avelar tem trajetória nos dois setores, sempre em cargos ligados à infraestrutura e ao transporte coletivo. Por isso, perde a população, que será privada de possíveis resultados positivos que sua gestão viesse a alcançar.

Em segundo lugar, é preciso fazer a leitura sobre as causas da saída do secretário, mesmo sem que ele tenha conversado com a imprensa sobre a retirada. Como esperado, Avelar optou pelo silêncio.

Mas sua saída importa porque sinaliza os caminhos que a primeira gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) está seguindo na infraestrutura, transporte urbano e gestão do trânsito. Pessoas próximas ao secretário afirmam que, nos bastidores do processo, sabe-se que a ausência de autonomia do secretariado foi a razão principal.

O sentimento é de que a hierarquia não é respeitada, ficando para os secretários uma função apenas figurativa e o ônus pelos problemas que venham a acontecer. Tendo que lidar com órgãos e empresas que atuam desconectados, revelando uma desorganização institucional e, principalmente, de política de governo. E com os riscos pelos erros desses mesmos gestores que agem sozinhos, sem um planejamento de governo.

A saída de Evandro Avelar, inclusive, deixou perplexos deputados da base aliada de Raquel Lyra. “Ele estava chateado com essa falta de autonomia e não é de hoje”, afirmou um deputado. “Estava cansado, já havia conversado com a governadora para sair e, sexta, decidiu não dar mais tempo”, disse um amigo próximo. Por Roberta Soares/JC

O grupo de oposição foi recebido na Secretaria de Cultura do estado de Pernambuco

 



O grupo de oposição, também na última segunda ( 28/08) foi recebido na Secretaria de Cultura do estado de Pernambuco, onde mais uma vez, foram entregues demandas do nosso município, na área da cultura, falou-se nas Bandas Musicais de Taquaritinga, no Curta Taquary e nas diversas oportunidades que Taquaritinga poderá ser inserida dentro das metas do Governo do Estado. 

O grupo foi recebido pela Secretário de cultura de Pernambuco CACAU de PAULA, jovem que veio compor o governo para atender as prioridades que são determinadas pela Governadora Raquel Lyra. 

Taquaritinga foi muito elogiada por seu potencial,  o grupo de vereadores e o presidente do PSD de Taquaritinga, saíram da audiência com a certeza de que o nosso município será inserido dentro do cronograma da cultura de Pernambuco,  e em breve teremos novidades para a nossa terra. Jânio Arruda é uma figura emblemática na política pernambucana , nas atividades realizadas ontem em Recife ficou claro o respeito e a força que Jânio tem no Governo.


@janioarruda55 

@boca_pretas.gravatinhas

https://www.instagram.com/p/Cwhv0MRu0Fg/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Portas do Governo do Estado (Raquel Lyra) estão abertas para o PSD-55, comandado em Pernambuco pelo Ministro André de Paula e em nossa Taquaritinga pelo Ex-prefeito Jânio Arruda, novo presidente da legenda local.







Jânio Arruda e os vereadores Amauri de Mino, Natália de Luquinha da Saúde e Hélio de novo, foram recebidos, nesta segunda-feira(28/08), pelo Presidente do IPA Joaquim Neto, onde foram entregues demandas de Taquatitinga do Norte  que foram prontamente colocadas dentro do cronograma de execução daquela entidade. Jânio e os vereadores conversaram muito sobre o potencial que a nossa terra tem e as necessidades de intervenção através do IPA, para melhorar a condição de vida dos nossos produtores rurais, os assuntos versaram em torno da melhoria dos recursos hídricos (água), novos projetos no tocante a espécies de palma forrageira, experimentos de algodão colorido, além da revitalização da pecuária local. O presidente do IPA fez elogios a capacidade do homem público Jânio Arruda e se comprometeu a ajudar Taquaritinga dentro do cronograma de ações que o IPA está implantando em Pernambuco. 


@janioarruda55 

@boca_pretas.gravatinhas

https://www.instagram.com/p/Cwhu0FOOdgr/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Recife ostenta o aluguel residencial mais caro do Nordeste

 



Segundo o Índice FipeZAP+ de Locação Residencial, morar na capital pernambucana custa, hoje, R$ 44,53 por metro quadrado, valor que só fica atrás de São Paulo (R$ 49,69/m²) e Florianópolis (R$ 49,41/m²). A pesquisa mostra ainda que o aumento nos preços dos imóveis residenciais anunciados na internet, para locação em solo recifense, foi de 9,10% nos últimos 12 meses encerrados em julho.

Advogado especialista em negócios imobiliários, Amadeu Mendonça explica que a redução nos juros básicos, a Selic, deve provocar um movimento de baixa nos aluguéis nos próximos meses. “Mesmo com a renda fixa gerando bons dividendos, a maior parte das pessoas que compraram imóveis nos últimos meses estavam buscando rentabilidade por meio do aluguel. Com os juros do crédito habitacional caindo, haverá mais oferta na praça e, consequentemente, maior poder de negociação para os locatários”, explica.

Embora os dois índices mais utilizados nos contratos de reajuste de aluguel, o IGP-M e o IPCA, venham registrando queda, o advogado Amadeu Mendonça explica que as negociações para redução de valores só costumam acontecer a cada três anos, por meio dos pedidos de ação revisional, previstos em lei. “Mas o locatário pode se beneficiar de uma movimentação no mercado, provando que é um bom inquilino, que fez benfeitorias no imóvel ou comprovando que na região em que mora há imóveis equivalentes com valores mais competitivos”, comenta.

Preço do aluguel 

Com base no comportamento dos preços de locação em 25 cidades brasileiras, o Índice FipeZAP+ apurou uma alta de 1,35% no aluguel residencial em julho de 2023. No referido mês, os imóveis residenciais com quatro ou mais dormitórios registraram a maior elevação no valor do aluguel (+2,00%), contrastando com o incremento mais modesto entre unidades residenciais com dois dormitórios (+1,04%).

Em termos comparativos, o comportamento do Índice FipeZAP+ de Locação Residencial (+1,35%) superou as variações registradas pelo IPCA/IBGE (+0,12%) e pelo IGP-M/FGV (-0,72%).

Dentre as 25 cidades que integram o cálculo do índice, 24 localidades acompanharam a valorização do índice, incluindo as seguintes capitais: Florianópolis (+2,38%); Curitiba (+1,68%); São Paulo (+1,58%);
Rio de Janeiro (+1,53%); Porto Alegre (+1,47%); Brasília (+1,42%); Fortaleza (+0,84%); Goiânia (+0,72%); Recife (+0,66%); Salvador (+0,55%); e Belo Horizonte (+0,28%).

Com base nos últimos resultados, o Índice FipeZAP+ de Locação Residencial acumulou uma alta de 10,71% no balanço parcial de 2023 (até julho), superando nesse recorte temporal as variações acumuladas do IPCA/IBGE (+2,99%) e do IGP-M/FGV (-5,15%).

Individualmente, todas as 25 cidades monitoradas acompanharam o resultado médio do índice, incluindo as capitais anteriormente mencionadas: Florianópolis (+26,66%); Goiânia (+24,92%); Fortaleza (+14,52%); Rio de Janeiro (+14,18%); Curitiba (+12,42%); Belo Horizonte (+10,73%); São Paulo (+9,05%); Brasília (+8,71%); Porto Alegre (+7,86%); Salvador (+7,21%); e Recife (+4,74%).

domingo, 27 de agosto de 2023

Jânio e amigos na Zona Rural

 É público e notório o carinho de Jânio com o homem da Zona Rural e esse carinho é recíproco, Jânio está sendo muito bem recebido por onde anda. Nosso registro de hoje foi de Jânio na Comunidade do Jerimum recebendo o apoio de mais gente. É dessa forma trabalhando sem parar se articulando visitando buscando apoios que Jânio tem se consolidado mais uma vez para voltar a Prefeitura de Taquaritinga do Norte.



Jânio participa da Festa do Divino Pai Eterno Comunidade de Varzinha Taquaritinga do Norte PE

 


 Jânio Arruda Participou na última  sexta-feira, (25), da novena e noite da Festa do Padroeiro Divino Pai Eterno, na Comunidade de Varzinha, paróquia de São José de Pão de Açúcar, município de taquaritinga do Norte PE. Com Jânio estiveram estavam o Ex-vice prefeito Borges e esposa Lucinha, o Vereador Amauri de Mino e o seu filho João, Carlinhos Arruda e Aldo rocha autor das fotos que publicaremos a seguir. 

Jânio Arruda 

 Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível. 

 Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...