sábado, 28 de setembro de 2013

Reflexão

Direto do túnel do tempo





Amigos homenageiam jovem morto em acidente de asa-delta


Parentes e amigos do jovem Guilherme Botelho Fernandes, que morreu este ano num acidente de asa-delta, se reuniram neste sábado (28) para uma homenagem. Mais de 30 homens-pássaros decolaram em asas-deltas e parapentes das rampas de Vicência, na Zona da Mata de Pernambuco, local de onde o rapaz de 25 anos saltou para seu último voo.
Do alto, os homens-pássaros jogaram flores em memória de Guilherme. "O piloto 
Do alto, os homens-pássaros jogaram flores em memória de Guilherme. "O piloto tem essa roupa e juntamente tem os mosquetões, que são presos no centro de gravidade da asa. O Guilherme se esqueceu de se atacar na asa. Quando ele decolou e se sentiu solto, ele tentou jogar o paraquedas. Ele caiu em queda livre e o paraquedas não conseguiu abrir", explicou o autônomo Weber Félix.
A emoção é forte para quem pulou da rampa, que agora tem o nome de Guilherme, mas os amigos do jovem falecido em maio consideram que a forma de homenageá-lo é voando.
A família dele recebeu homenagens da prefeitura de Vicência. "Desde os 17 anos que ele queria realizar esse sonho. Queria perserguir o sonho, fazer o que o pai tinha feito, e ele fez melhor do que eu. Estou aqui para homenagear o sonho dele e não o lado ruim da coisa", disse Paulo Alfredo Fernandes.

Eduardo Campos afirma : É melhor ganhar eleição que ganhar pesquisa

Bezerra Coelho e Campos inspecionaram obra em Paulista. (Foto: Katherine Coutinho/G1)


O presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, minimizou, neste sábado (28), a saída da executiva do partido no Ceará. Questionado se desfiliações - incluindo a do governador Cid Gomes, de prefeitos, deputados estaduais, federaise vereadores - seriam uma perda, o socialista foi enfático: “De forma nenhuma. Na verdade, você só perde o que tem”.
O governador deu a declaração após a inspeção das obras de contenção do mar na orla de Paulista, onde esteve acompanhado do ainda ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. A cerimônia contou com fogos e banda na chegada das autoridades. “Havia uma disputa política e um conjunto venceu de forma muito expressiva esse debate. Nós tivemos uma votação na Executiva [nacional] com a presença dos governadores, com presença de prefeitos de capital, de bancada, uma votação unânime, o que deixou para um conjunto de uma seccional do partido uma situação que eles discutiram e resolveram deixar o partido. Fizemos isso com muita tranquilidade, com muito respeito com os companheiros que nos deixam”, apontou Campos.
Sobre o comentário do ex-ministro Ciro Gomes, que classificou a atitude do presidente nacional no processo de saída do grupo do governador Cid Gomes (CE) do partido como ‘canalhice’, o governador afirmou que é preciso “saber perder”. “Houve uma disputa política, nós ganhamos, eles perderam. A gente tem que saber ganhar. E quem não sabe ganhar, acaba não ganhando outra vez. Quem perdeu, tem que saber perder”, resumiu.
Campos e Bezerra pararam para tirar fotos e cumprimentar população. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Campos e Bezerra pararam para tirar fotos e
cumprimentar população. (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O governador reforçou que as decisões sobre a sucessão em Pernambuco devem ficar apenas para 2014 e garantiu não estar preocupado com a pesquisa divulgada nesta semana, em que aparece com 4% das intenções de voto na corrida presidencial. “Pesquisa é uma fotografia de um momento. Já vi muita gente ganhar pesquisa e perder eleição, perder pesquisa e ganhar eleição. É melhor ganhar eleição que ganhar pesquisa”, afirmou.

Ao lado de Eduardo Campos, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, reforçou seu compromisso com o PSB e afirmou abertamente que a sigla já pensa em 2014. “O PSB tomou a decisão de se apresentar com um projeto próprio para poder sensibilizar e ter o apoio na perspectiva do lançamento da candidatura presidencial.  Estou agora à disposição do partido”, explicou.
Bezerra Coelho afirmou que sua saída definitiva do ministério depende de uma conversa que deve ter com a presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (30). Apesar de estar deixando o cargo, o ministro reafirmou o respeito pela presidente e também que pretende continuar trabalhando enquanto não entrega oficialmente o posto.
Romário

Campos lamentou que alguns políticos do Rio de Janeiro estejam afirmando não reconhecer Romário como o atual presidente do PSB no estado. “Toda a documentação foi encaminhada, lamento que tenha que se fazer esse tipo de disputa, mas não tenho mais nada a acrescentar. O debate político nós já travamos e agora é um debate no campo jurídico, e eu não sou advogado”, disse.
No caso do Ceará, uma comissão formada deve indicar a direção provisória da sigla já na próxima semana. O presidente nacional do PSB não adiantou o número de filiações feitas nos últimos 15 dias, mas espera ter um balanço até a quarta-feira (2).

PTB x PSB : Rompimento próximo em Pernambuo

PE247 - O descolamento do PTB do governo Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco está cada vez mais evidente. Após defender o direito dos trabalhistas terem um candidato próprio para disputar o Governo do Estado, o senador Armando Monteiro Neto aumentou o tom e tem criticado firmemente a gestão socialista. A tática é semelhante a adotada pelo PSB em relação ao PT, quando Campos, que almeja disputar o Planalto em 2014, também passou a criticar o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), muito embora integrasse a base aliada e o seu partido detivesse cargos no primeiro e segundo escalão do Governo Federal. “Não podemos achar que Pernambuco entrou para a lista dos estados mais ricos do país e está tudo perfeito. Estamos longe disso. A marca do Estado ainda de desigualdade”, disparou Armando.
O parlamentar, que sonha disputar a corrida rumo ao Palácio do Campo das Princesas no próximo ano, disse que o PTB não se submeterá a pressões vindas de outros partidos que integram a Frente Popular (coalização de partidos que dão suporte a administração do governador Eduardo Campos), um recado direto para o PSB. “Não vamos aceitar nenhuma imposição do que deve ser feito para as próximas eleições”, disse Armando segundo o Diario de Pernambuco.
O descolamento do PTB do PSB é explicado basicamente por dois motivos. Armando esperava ser o escolhido por Campos para sucedê-lo no Governo do Estado. Como o governador ainda avalia as opções (muito embora o candidato mais provável deverá vir dos quadros do próprio PSB), o PTB aumentou a pressão de maneira a forçar uma indicação. Neste caso, caso Armando não venha a ser o indicado, ele teria tempo para fazer as articulações necessárias para viabilizar a sua postulação.
O segundo fator está intimamente ligado à conjuntura nacional. Além do PTB estar disposto a apoiar a reeleição da presidente Dilma, a saída do PSB do governo da presidente Dilma, oficializada na semana passada com a entrega dos cargos que o partido ocupava na máquina federal, praticamente jogou o PT pernambucano no colo de Armando e do PTB. O Partido dos Trabalhadores, muito embora possua cargos na administração estadual e na Prefeitura do Recife, tem o PSB atravessado na garganta desde a derrota acachapante que sofreu nas últimas eleições municipais, pondo término a um ciclo de 12 anos do PT à frente da capital pernambucana, Recife.
Nesta linha, duas das principais lideranças petistas em Pernambuco, o senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo, defendem que o partido aja de forma semelhante ao PSB e entregue os cargos que ocupa. O posicionamento foi desautorizado pela Executiva Nacional do PT, que ainda acredita ser possível demover Campos da ideia de concorrer ao Planalto.

DENARC APREENDE MAIS DE DOIS QUILOS DE CRACK E ARMAS

Imprimir
O Departamento de Repressão ao Narcotráfico, DENARC,  apresentou na manhã desta sexta-feira (27), o resultado de duas distintas prisões no início da semana. Os agentes do departamento conseguiram prender os traficantes Diego Henrique Silva de Moura, de 25 anos e Edinaldo Souza Coelho, de 31. Diego foi autuado próximo à igreja, no centro do município de Vertentes, e Edinaldo foi preso no momento em que chegava no sítio de Diego para distribuir drogas. Com a dupla foram apreendidos dois quilos de crack e um quilo de cocaína.

De acordo com o delegado João Leonardo Cavalcanti, as investigações foram realizadas durante quinze dias. “As drogas estavam sendo fornecidas por traficantes do estado da Paraíba e era oriunda da Bolívia”.  Com os dois ainda foram apreendidos dois veículos, sendo uma modelo Hilux e outro Civic que estavam em nome de terceiros.

 
Na segunda ocorrência os policiais conseguiram deter Daniel Veríssimo da Silva, de 22 anos, na Comunidade dos Milagres, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Ele foi flagrado com 80 gramas de  crack e duas armas de calibre 22 e 30.

Daniel, conhecido por “Coragem”, guardava na sua residência munições de fuzil 762, munições de pistola .40, munições de pistola 9mm, munições espingardas calibres 30 e 22 e 12. Segundo o delegado ficou constatado durante as investigações que Daniel fornecia as armas para outros traficantes na localidade.

Diego e Edinaldo foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráficos. Daniel também foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes e por  porte ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito. Os três seguiram para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima.

Extraterrestre assusta a população

Chupacabra ou extraterrestre? Criatura misteriosa assusta população


Moradores de San Antonio de Los Altos, na Venezuela estão assustados com a aparição de uma criatura estranha que foi encontrada no início deste mês. A foto do bicho que populares suspeitam de se tratar de um chupacabra, foi postada no facebook de um morador da cidade e logo se tornou um viral no país.
Ramón Morales disse, em entrevista ao site "Canal de Notícia", que encontrou a criatura no bairro Los Castores no dia 8 de setembro. Apesar de alguns dizerem que se tratava do mítico "chupacabra", criatura que atacaria outros animais em áreas rurais em várias partes das Américas. Outros, no entanto, acreditam que a criatura misteriosa seria um ser extraterrestre.Por Bocão News / Foto: Divulgação / site G1)

Jovem é morto dentro de casa

MORTO DENTRO DE CASA '' JOVEM É MORTO EM SUA RESIDÊNCIA NO LOTEAMENTO DE ANTÃO''





A violência vem tomando conta dos quatros quantos da capital do jeans e na noite de hoje dia 26/09 mais um homicídio foi registrado, desta vez no loteamento de Antão onde foi vítima o jovem João Acimerio Gomes de 29 anos. Segundo as primeiras informações a vítima estava em sua residência quando dois homens encapuzados invadiram e dispararam contra o mesmo que teve morte imediata. A polícia Militar esteve no local e isolou a área até a chegada da Polícia civil que fez o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML, ainda segundo a polícia já existe uma linha de investigação e espera em breve solucionar esse que foi o 25º homicídio registrado na capital do jeans. Fonte Jornal de Toritama 




Jovem é preso ao bater em esposa grávida por se recusar a fazer sexo


Imagem meramente Ilustrativa
Um homem de 20 anos foi preso por ter agredido a esposa grávida de dois meses em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. Breno Ribeiro de Ávila deu um soco na boca de Clauderlaine Raele Neres França, de 18 anos, puxou o cabelo dela por várias vezes e ainda a agrediu verbalmente. O crime ocorreu na casa do casal, no bairro Nova Pampulha, no final da noite dessa terça-feira (24 de setembro de 2013).

De acordo com os militares do 36º Batalhão da Polícia Militar, a gestante apanhou depois que o marido chegou em casa, a encontrou dormindo e tentou fazer sexo com ela, mas teve um não como resposta.


Conforme relatos da jovem aos policiais, ela explicou para o marido que havia tido um sangramento durante a tarde e que foi ao médico, que constatou que ela havia sofrido um princípio de aborto e precisava de repouso. Porém, Bruno ficou irritado com a negativa da mulher e mexeu na bolsa dela, onde encontrou os exames e descobriu que Clauderlaine havia sido consultada por um ginecologista do sexo masculino. Enciumado, o homem chamou a esposa de “vagabunda” e “vadia”, quando a mulher resolver ir dormir na casa da mãe e foi agredida pelo companheiro.

Bruno foi preso em flagrante e Clauderlaine levada às pressas até a (UPA) Unidade de Pronto-Atendimento de Vespasiano. Entretanto, a jovem precisou ser transferida para a maternidade da cidade. Ela não corre risco de morte, mas requer cuidados especiais.


O preso foi encaminhado à Delegacia de Plantão de Vespasiano, onde confessou ter batido na esposa grávida e confirmou a motivação apresentada por ela.

Da Redação Com s1 noticias

FBC pode ser coordenador da campanha da Eduardo…



Governador-FBC-e-Geraldo-e1380196869707

Fogo Cruzado

Membros de cúpula do PSB afirmam, nos bastidores, que a missão do ainda ministro Fernando Bezerra Coelho no partido já está definida: coordenador da campanha de Eduardo Campos a presidente da República. Com a garantida de que o filho, Fernandinho, será reeleito à Câmara Federal.

É importante lembrar que o nome de FBC é cogitado para suceder Eduardo Campos no Governo de Pernambuco. O problema, no entento, é que até o momento Eduardo ainda não definiu quem será o seu sucessor. Além de ser cogitado, FBC não esconde de ninguém o desejo que tem de se candidatar a uma vaga no Palácio do Campo das Princesas.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Reflexão

1005635_367381926697750_997624887_n

Após ser torturado suspeito confessa que “rato na coca” foi armação.


Tudo não passou de armação da concorrente, relata o suspeito do episódio “rato na coca”.
rato na coca

LUTO EM TAQUARITINGA DO NORTE


Acabamos de receber a triste noticia do falecimento da Senhora, Maria Severina de Araújo carinhosamente conhecida como Dona Lia, mãe do nosso Prefeito José Evilásio.
Por este motivo, as comemorações que seriam realizadas hoje (27) em prol dos 30 anos do Hospital Geral Severino Pereira da Silva estão suspensas. Posteriormente informaremos nova data.
Neste momento de luto pela partida de nossa amiga DONA LIA, registramos nossos sentimentos e rogamos a Deus conforto para toda a família.

Secretaria de Saúde e Meio Ambiente

Romário volta ao PSB e vai comandar partido no Rio de Janeiro

O deputado Romário assina refiliação ao lado de Eduardo Campos e outros dirigentes do PSB (Foto: Priscilla Mendes/G1)

O deputado federal Romário assinou nesta quinta-feira (26) sua refiliação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), menos de dois meses após deixar a legenda. Até então sem partido, ele anunciou sua volta lado do presidente nacional da sigla e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O acordo foi fechado nesta tarde e dará ao ex-jogador o comando do partido no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada após idas e vindas ao longo do dia. No início da tarde, o partido chegou a anunciar que a refiliação ocorreria às 17h, mas logo depois voltou atrás alegando problemas com a agenda de Campos.
A política é hoje uma coisa que me envolveu, me apaixonei e terei muito prazer, farei com muita honra que o PSB do Rio de Janeiro tenha uma nova roupagem"
Romário
“A partir de hoje terei um pouco mais de trabalho do que antes, mas a política é hoje uma coisa que me envolveu, me apaixonei e terei muito prazer, farei com muita honra que o PSB do Rio de Janeiro tenha uma nova roupagem, uma nova cara e dê espaço para aqueles que queiram fazer uma política decente”, disse o deputado.
Nas últimas semanas, Romário foi disputado por pelo menos duas legendas, além do PSB: o PR e o PROS, oficializado há menos de uma semana pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ao longo desta terça, a assessoria do deputado alegou  que a conversa do deputado com o PSB ainda não passava de um “convite”.

Romário deixou o PSB em 9 agosto. Na época, sua assessoria alegou divergências com a direção da sigla.
Romário disse ter recebido a garantia do partido de que poderá disputar a prefeitura da capital fluminense em 2016 caso seja bem colocado nas pesquisas de opinião na época. Essa era uma de suas reivindicações quando deixou a legenda.

“Uma das coisas que me fez sair do partido foi exatamente a impossibilidade de poder ter a oportunidade de no mínimo participar de pesquisa e dentro dessa pesquisa, se eu estiver bem pontuado, poder disputar uma eleição. Com certeza, diferentemente a partir de hoje, isso não vai acontecer. 2016 está muito longe, mas quando chegar a época, se tiver uma pesquisa e eu pontuar e o partido entender que é um momento interessante para eu disputar, eu terei um grande interesse”, afirmou durante entrevista à imprensa.

Romário será o presidente do partido no Rio e o deputado Federal Glauber Braga será o secretário-geral, de acordo com Eduardo Campos. A diretoria da legenda no estado foi destituída conforme decisão tomada na reunião da Executiva Nacional da sigla nesta quarta-feira (26).
O deputado disse que seu projeto para o próximo ano é tentar a reeleição, mas não descartou a possibilidade de se candidatar ao Senado. “O meu pensamento é tentar reeleição para deputado federal e se tiver uma probabilidade muito boa, um possível Senado”, afirmou.

O ex-jogador disse que este não é o momento para “ficar falando das coisas que passaram”, mas que um dos grandes “problemas” que enfrentou no PSB foi a “falta de contato”. Para retornar à legenda, ele afirmou ter recebido como garantia “palavras”. “Garantias são as palavras, principalmente as palavras do presidente do partido”, declarou ao lado de Campos.

Campos disse que, se dependesse dele, Romário nunca teria saído do partido. Já na condição de presidente do partido no Rio de Janeiro, Romário disse que vai orientar o partido a “desembarcar” do governo de Sérgio Cabral (PMDB). “Para que a gente tenha uma independência do estado e entregue todos os cargos, se existem, ao governo”, afirmou.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Programação do Festival Pernambuco Nação Cultural é divulgada em Gravatá; Jorge Aragão é confirmado


Foto: Alessandro Shinoda/Folhapress
Foto: Alessandro Shinoda/Folhapress

Igor da Nóbrega – Mais Agreste

Após meses de expectativa, a Secretaria de Cultura do Estado e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgaram, nesta quinta (26), a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural (26) de Gravatá, Agreste do Estado. Entre os dias 1º e 6º de outubro, a também intitulada Festa da Estação do município, através de sua 15ª edição, contará com apresentações de shows, workshop, formação cultural, mostras de cinema, encontros de cultura popular, entre outras atividades. Para este ano, a atração musical mais aguardada é o cantor e compositor sambista Jorge Aragão.
Além de Jorge Aragão, artistas de renome do cenário da música local e regional, a exemplo de Galeguinho de Gravatá, Canta Gravatá e Didi de Caruaru, estarão se apresentando no Palco de Eventos Chucre Mussa Zarzar, a partir das 9h. As atrações acontecerão entre os dias 4 e 5 de outubro. O Polo Mercado Cultural, também será palco de shows de cantores e grupos conhecidos do município. Na ocasião, o público que comparecer ao local presenciará os talentos da Banda 15 de Novembro, dos cantores Paulo Taciano e Thaiza, além de outros que integram a diversificada programação do evento.
Os amantes do repente também poderão acompanhar a ‘Final do Festival de Violeiros’, que será realizada no próximo dia 3, na Praça Dez, a partir das 20h.
Os amantes do cinema, por sua vez, poderão pegar uma carona na sessão Audiovisual, através da ‘Mostra Especial de Curtas Metragens do Festival de Cinema de Triunfo’. Os curtas-metragens serão exibidos nos Distritos de Sítio Lagos do Fernando, Mandacaru e Russinhas, entre os dias 3 e 5, a partir das 19h.

Para conferir a programação completa do festival, acesse o link http://fpnc.org/programacao/

População agora faz justiça com as próprias mãos


ALAGOAS: Cansada de tanta impunidade, de leis que só servem para proteger bandidos, a população do estado de Alagoas tem mostrado a cada dia que não está mais aturando crimes no estado. Na semana passada a comunidade da cidade de Penedo tentou invadir à Delegacia Regional de Penedo para tentar espancar dois presos acusados de terem cometido dois homicídios à vítimas consideradas “de bem” no município ribeirinho. A polícia teve que agir em uma cena cinematográfica para transportar os meliantes que foram espancados por outros presos na delegacia municipal da cidade.
Na última terça-feira (24), em Maceió, foi registrada mais uma ação de populares. Após assaltar uma mulher grávida que se dirigia à Maternidade Santa Mônica, um homem que aparenta ter cerca de 25 anos foi amarrado e agredido pela população no bairro do Poço. Segundo testemunhas, ele é conhecido como "Nego Bom" e já teria praticado outros roubos na região. Aos gritos de "merece morrer" e "tem que apanhar para aprender", homens e mulheres aplicaram socos e pontapés contra o assaltante na rua Coronel Gomes Barbosa, no conjunto Santo Eduardo. Segundo a vítima do assalto, Luciana Ladislau, de 37 anos, Nego Bom estava armado com uma faca e a abordou quando estava a caminho da maternidade, por volta das 7h. "Ele me deu uma gravata no pescoço, enfiou a mão na minha bolsa e pegou meu celular", relatou Luciana.
Na fuga, de bicicleta, o assaltante foi perseguido por um homem que passava pelo local de motocicleta e percebeu o crime. Nego Bom foi desarmado e teve mãos e pés amarrados por outras pessoas que já haviam se aproximado. Em seguida, foi espancado com socos, chutes, empurrões e chicoteado com pedaços de fios. Muito ferido e sangrando em várias partes do corpo, Nego Bom foi socorrido por uma equipe do 1º Batalhão da Polícia Militar e encaminhado à Central de Flagrantes.
De acordo com os dados da Defesa Social, 70 homicídios por espancamento já aconteceram de janeiro a setembro de 2013 no estado. Esse tipo de crime representa, no total, 5,22% dos crimes violentos letais e intencionais. (Da Redação com TNH1)

Reflexão

Quadra de Esportes Padre Estanislau está sendo reformada


Em mais uma relevante ação em prol do desenvolvimento das atividades esportivas na Dália da Serra, a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico (SETURDE) iniciou as obras de revitalização da quadra de esportes Padre Estanislau Pires, tradicional centro esportivo do município que está recebendo várias intervenções para sediar mais uma edição do tradicional tornei o de futsal que começará no mês de outubro.
Segundo o Diretor de Esportes Renan Casé, a quadra receberá melhorias nas áreas de pintura da fachada, do piso e das arquibancadas além de passar também por reforma dos vestiários, alambrados, recuperação das partes elétrica e hidráulica e outras intervenções que a tornarão apta a voltar a sediar competições esportivas e acomodar ao grande público que sempre participa dos eventos desta natureza na Dália da Serra.

Médicos criam nariz em testa de paciente


 Xiaolian se prepara para o transplante do novo órgão, que cresceu na sua testa a partir do implante de um expansor de tecido e com pedaço de cartilagem da costela

Cirurgiões chineses fizeram crescer um ‘nariz’ artificial na testa de um paciente. O ‘órgão’, construído com cartilagem retirada da costela do próprio paciente, será transplantado para substituir o nariz danificado por uma infecção.


O paciente Xiaolian, de 22 anos, sofreu um acidente de carro em agosto do ano passado, quando teve um trauma no nariz. Depois de vários meses, a infecção, que não foi tratada adequadamente, corroeu grande parte da cartilagem do nariz, tornando a reparação impossível para os cirurgiões.


A equipe do hospital na cidade de Fuzhou, na província de Fujian, decidiu, então, construir um nariz artificial para substituir o original. Isso foi possível graças ao implante de um expansor de tecido da pele no formato de um nariz na testa de Xiaolian. Cartilagem retirada da costela do paciente também foi utilizada na construção do órgão artificial.

Cirurgiões afirmam que o nariz tem um bom formato e que a cirurgia de transplante pode ser realizada em breve, segundo relatos da mídia local.

Fonte: G1

Deputado do PSB sai em defesa da candidatura de Armando…


20130926123442_cv_ld_gde

O deputado estadual Leonardo Dias (PSB) disse, nesta quinta-feira (26), não enxergar dentro do Partido Socialista Brasileiro nenhum nome apto para entrar na disputa pelo Governo de Pernambuco. “Hoje, o melhor nome em termos de figura política é o do senador Armando Monteiro Neto. Acredito que a Frente Popular esteja unida em 2014 com Armando sendo candidato apoiado pelo governador [Eduardo Campos]”, disse o parlamentar.
O clima de tensão entre PSB e PTB, que na Assembleia Legislativa ocupam a liderança e vice-liderança do governo, respectivamente, tem se intensificado. O “fogo amigo” protagonizado por Eduardo Campos ao tecer críticas duras ao Governo Federal, à medida que sua virtual candidatura à Presidência da República estava se tornando um caminho sem volta, tem se repetido no cenário estadual.

O petebista Silvio Costa Filho subiu à tribuna, ontem (25), para defender o direito do partido de manter uma postura crítica à gestão socialista, mesmo sendo um aliado. “É importante registrar que o estado ainda precisa vencer muitos desafios. Pernambuco ainda representa 2% do PIB em relação à economia do Brasil e ainda está em 18º colocado no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], perdendo para o Ceará, que está no 8º lugar no quesito do ensino fundamental”, alertou.
O deputado Waldemar Borges, por sua vez, declarou que chegará o momento certo “para que cada um mostre o que fez de objetivo para captar recursos para os empreendimentos no interior do estado, saúde e educação”. “Eduardo faz a crítica, mas aponta o direcionamento para que essa crítica seja superada. É fácil cobrar paternidade pelo modelo de gestão que está dando certo, ninguém aponta a paternidade para os problemas”, retrucou.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Reflaxão

Batman é preso ....

Manifestante vestido de Batman é detido no Centro do Rio. Eron Melo se negou a retirar a máscara e foi levado para delegacia. (Foto: Bruno Poppe/Frame/Folhapress)

O protesto contra prisões em manifestações no Rio, na noite desta quarta-feira (25), no Centro, foi marcado por novas detenções e pelo diálogo com um promotor, que antecipou a ativistas o pedido do fim da Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo (Ceiv) — confirmado pelo Ministério Público (MP) à noite. Mais de dez pessoas foram detidas por esconder o rosto. Dentre elas, Eron Moraes Melo, que estava fantasiado de Batman e foi levado à delegacia após se recusar a tirar o disfarce. Às 20h30, ele voltou à manifestação, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sem a máscara, mas voltou a colocá-la, até a manifestação ser dispersada, por volta das 21h.
Eron Melo, o Batman, tira a máscara e depois a coloca novamente em protesto no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1)Após ser detido, Eron Melo, voltou da delegacia
sem a máscara de Batman, mas a colocou
novamente (Foto: Isabela Marinho/G1)
"Eu sabia que poderia ser detido. Fiz isso conscientemente. Expliquei na delegacia que é um protesto contra essa lei abusiva que proíbe o uso das máscaras. Ela tem que ser derrubada", declarou Eron ao G1.
Segundo ele, os policiais o levaram a delegacia, sem violência. Ele fez um registro de ocorrência e se comprometeu a voltar para prestar esclarecimentos. Antes, ao ser levado para o camburão da PM, ele havia dito não ser contra a instituição Polícia Militar, mas sim contra "um ditador chamado Sérgio Cabral".
Marfan pede fim da Ceiv
Máscaras chegaram a ser distribuídas por ativistas durante o ato, que criticava também a leique permite detenções de mascarados em protestos. Pouco antes da primeira detenção, o promotor de Justiça Paulo Wunder Alencar informou a manifestantes que o Ministério Público (MP-RJ) havia pedido a extinção da Ceiv, por considerar que o papel dela "já foi cumprido". Por volta das 20h30, o MP enviou nota ao G1, informando que o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, encaminhou ofício ao governador Sérgio Cabral propondo a revogação do Decreto nº 44.305, que instituiu a Ceiv.

No documento, Marfan destacou que, após dois meses de trabalho conjunto, a comissão alcançou bons resultados e cumpriu seus objetivos. O governo do Rio já comunicou ao MPRJ que concorda com a extinção da CEIV e revogará o decreto.
Manifestantes atearam fogo na Constituição em manifestação no Centro (Foto: Isabela Marinho/G1)Manifestantes atearam fogo na Constituição em
manifestação no Centro (Foto: Isabela Marinho/G1)
Conflito
Por volta de 19h, no entanto, policiais dispararam choques com a arma taser e provocaram a ira de manifestantes, que tiraram satisfações com os agentes. Em grupo, os ativistas vestiram máscaras e deixaram o clima tenso novamente. Pouco depois, os manifestantes queimaram a Constituição de 1988. "Essa constituição é queimadas todos os dias", disse um deles enquanto ateava fogo.
Conversa com o MP
Os manifestantes haviam pedido, por volta de 18h, que o subprocurador de Direitos Humanos Ertulei Laureano Matos descesse do prédio para dialogar. Paulo Wunder desceu representando Ertulei. O grupo pediu que Wunder entregasse um documento assinado pelo MP se posicionando sobre três assuntos: presos nas manifestações, a extinção da Ceiv e a mudança na legislação que proíbe o uso das máscaras.
"Não há presos políticos, há dois presos. As manifestações relacionadas a estes presos são dadas nos processos destes presos e esses processos são públicos", disse Wunder a um dos integrantes do protesto.
Batman é detido durante protesto (Foto: Isabela Marinho/G1 Rio)Batman é detido durante protesto (Foto: Isabela
Marinho/G1 Rio)
Após a detenção do 'Batman', uma mulher que integra o movimento falou as reivindicações do grupo em voz alta. As palavras foram repetidas pelos participantes do protesto. “Esta instituição [MP] é cúmplice e conivente com as violações das leis feitas pelo estado. Seus procuradores declaram publicamente sua visão tendenciosa sobre os fatos."

Mozarildo pede urgência em votação de novas regras para criação de municípios

Agência Senado
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apresentou requerimento, nesta quarta-feira (25), solicitando caráter de urgência na tramitação do projeto de lei que estabelece novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Caso o requerimento seja atendido, o projeto terá prioridade sobre os demais.
A proposta é um substitutivo (SCD 98/2002) de projeto de lei complementar (PLS 98/2002) de sua autoria e já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Agora, aguarda votação no Plenário.
De acordo com Mozarildo, a iniciativa aumentará o rigor na criação de municípios ao exigir elaboração de estudo de viabilidade econômica e consulta prévia, via plebiscito, às populações dos municípios envolvidos.
- Se esse projeto já fosse lei há algum tempo, mais de 2.800 municípios não teriam sido criados – disse.
O senador ressaltou que, entre os diversos pedidos existentes, atualmente, para a criação de municípios, somente 180 estariam em condições de serem criados de acordo com as exigências previstas no projeto. Ele criticou a existência de municípios que considera inviáveis, como Borá, em São Paulo, que possui somente 980 habitantes.
- Não tem nem mil habitantes. É um município inviável, que precisa ser incorporado a outro. Precisamos, sim, ter coragem, pois somos uma federação que tem que eliminar as desigualdades regionais e um dos caminhos é esse – observou.

30 anos do Hospital Geral Severino Pereira será vivenciado com festa beneficente

Secretário de Saúde e Meio Ambiente.
A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e a FUNDATA (Fundação Municipal de Saúde) vivenciarão próxima sexta – feira (27) os 30 anos de existência do Hospital Geral Severino Pereira da Silva. 
A festança acontecerá na Pousada e Restaurante Várzea Grande a partir das 21h, regada de muito forró animação e consciência social, pois para participar basta trocar 2 quilos de alimentos não perecíveis e 01 produtos de limpeza por uma camisa/ingresso nos seguintes pontos: Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, Centro Administrativo e Essências Presente no Distrito de Pão de Açúcar e no Centro Administrativo de Gravatá do Ibiapina. 
Participem, vamos juntos confraternizar e comemorar os 30 anos de existência do Hospital Geral Severino Pereira da Silva mostrando que a campanha AMIGO DO HOSPITAL é importante para o sucesso de nossa saúde. 
Venha participar conosco!

Ablog-PE Divulga programação do Encontro em Santa Cruz

 
PROGRAMAÇÃO DO I ENCONTRO DE BLOGUEIROS DO POLO DE CONFECÇÕES #SulancaBlogger2013 – Santa Cruz do Capibaribe – 28 DE SETEMBRO
LOCAL: Câmara de Vereadores
MANHÃ
08h – Recepção
09h  - Abertura e apresentação da Diretoria da ABLOGPE e apresentação dos blogueiros
10h –  Palestra do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco - José Aldo dos Santos.
11h – “Palestra em aberto”
13h – Almoço
TARDE
14h – "Os desafios da blogosfera pernambucana", com Lissandro Nascimento e Lúcio Mário da AblogPE.
15h - "Análise do projeto de Lei do Marco Civil na Internet na Câmara dos Deputados", com o advogado Jairo Medeiros.
15h30 - Debate. 16h – Encerramento.
 
José Aldo dos Santos é natural da cidade de Altinho, no Agreste pernambucano. Formado em Agronomia e mestre em Administração Rural pela UFRPE, coordenou o Centro de Desenvolvimento Agroecologico Sabiá e foi membro da coordenação estadual da ASA-PE, da coordenação executiva da ASA-Brasil e da coordenação nacional da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Faz parte do Comitê Integrado de Combate à Estiagem. É o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (CDRMS). Ingressou na atual gestão em janeiro de 2011, quando assumiu a Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar. Em junho de 2012, acumulou a gerência-geral do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (Prorural).

Político é condenado a prisão perpétua por crimes de corrupção


 Na China
20130923164541_capa

O ex-dirigente chinês Bo Xilai, no centro do maior escândalo político-criminal que o regime já viu desde o fim da Revolução Cultural, foi condenado neste domingo à prisão perpétua por corrupção, desvio de fundos e abuso de poder.

"O Tribunal pronuncia uma pena de prisão perpétua com privação permanente de direitos políticos", indica o texto da sentença divulgado no Sina Weibo, o Twitter chinês, pelo tribunal de Jinan, capital da província de Shandong (leste), onde o julgamento ocorreu no mês passado.

Bo Xilai foi condenado por corrupção, desvio de fundos e abuso de poder, entre outros no caso do assassinato do executivo britânico Neil Heywood, cometido por sua esposa, Gu Kailai, e que Bo teria tentado acobertar.

Este veredicto particularmente severo coloca um ponto final à carreira da autoridade política mais alta - era membro do escritório político do Partido Comunista Chinês (PCC) - a comparecer perante a justiça desde a condenação em 1998 do ex-prefeito de Pequim Chen Xitong e em 2008 do ex-chefe do partido em Xangai Chen Liangyu, ambos por corrupção.

Durante seu processo, em agosto, foi acusado de ter embolsado mais de 2,6 milhões de euros (3,5 milhões de dólares) em subornos e desviado fundos públicos no valor de mais de 600.000 euros (811 milhões de dólares).

Bo Xilai não indicou ao tribunal se apelará desta decisão, informou em uma coletiva de imprensa o porta-voz do Tribunal, Liu Yanjie.

Ambicioso e carismático, encarado durante um tempo como rival do atual presidente Xi Jinping, este ex-ministro de Comércio assumiu em 2007 a direção da imensa metrópole de Chongqing (sudoeste), que conseguiu transformar em um polo econômico de peso.

Ali se destacou com uma campanha de reabilitação dos valores maoístas mais conservadores e com uma violenta repressão sob o pretexto de lutar contra as máfias, que terminou com cerca de 5.000 prisões, muitas de empresários.

Sua queda no ano passado foi provocada pela deserção de seu braço direito, Wang Lijun, o chefe da polícia de Chongqing. Lijun pediu, em vão, asilo político no Consulado dos Estados Unidos em Chengdu, capital de Sichuan.

Entre outras coisas, Wang revelou que o empresário britânico Heywood foi assassinado pela esposa de Bo Xilai, Gu Kailai. A brilhante advogada, que teria agido por motivos financeiros e para proteger o filho do casal, foi condenada no ano passado à prisão perpétua.

Para Bo Xilai foi o fim. Popular em seu feudo de Chongqing e nos setores nostálgicos do maoísmo, este "príncipe vermelho", filho de uma figura da revolução comunista, é menos apreciado nas altas esferas do regime.

Bo Xilai fez uma última aparição na Assembleia em março de 2012 e negou ante a imprensa os rumores de queda iminente, antes de ser detido e mantido em um local secreto pela polícia interna do PCC.

O ex-líder reapareceu em agosto para responder perante os juízes em Jinan.

Bo Xilai confirmou seu forte temperamento encarando os juízes e promotores, negando a totalidade dos crimes de corrupção apresentados, tratando como "louca" ou "mentirosa" sua esposa - que depôs contra ele em um vídeo - e classificando Wang Lijun, seu ex-braço direito, de personagem vil.

"Sua atitude de desafio e sua negativa em admitir sua culpa lhe valeram uma pena maior", opina Joseph Cheng, especialista em política chinesa na Universidade de Hong Kong.

Outra surpresa foi a duração do processo, que se estendeu por cinco dias seguidos, e não pelas 24 ou 48 horas habituais. Além disso, a justiça, sob rígido controle do partido, inovou tuitando os debates, acompanhados por milhares de internautas.

Desde o início do caso, a única versão disponível dos incidentes foi a oficial.

O veredicto deste domingo encerra o escândalo, mas para a imagem da classe dirigente chinesa, muito degradada ante a opinião pública, o dano já está feito.

Fonte: AFP

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...