quinta-feira, 30 de junho de 2022

Prefeito Lero tem contas aprovadas relativas aos exercícios 2018 e 2019

 




A Prefeitura da Terra do Café, através do prefeito Ivanildo Mestre, Lero, teve a aprovação, por unanimidade, das Prestações de Contas de Governo relativas aos exercícios de 2018 e 2019, em sessão ordinária realizada na Câmara Legislativa, no último dia (28), seguindo Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE). 


O País vem enfrentando dificuldades econômicas há anos, que repercutem diretamente nas Gestões Municipais, porém mesmo diante de todos os desafios impostos pela conjuntura, o prefeito Lero tem buscado administrar Taquaritinga do Norte com seriedade, respeitando os limites legais, o cumprimento de metas e índices estabelecidos, sendo estes resultados justamente reconhecidos pelo TCE/PE e pela Câmara Municipal. 


“Estamos no caminho certo e cumprimos a lei de responsabilidade fiscal, a prefeitura está com as finanças equilibradas, não há atraso de salários, obras acontecendo nos quatro cantos do município. Isso só prova que estamos no caminho certo e que é possível trabalhar com seriedade, transparência e resultados”, comemorou o prefeito, Lero. 


Assessoria de Comunicação

‘Danilo Cabral será um ótimo governador’, afirma Lero, prefeito de Taquaritinga do Norte

  por Alberes Xavier 


O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero (PSB), concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios durante visita ao Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no São João da Moda. O gestor esteve acompanhando o pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB) no decorrer da sua agenda pelo Agreste do estado.


Na conversa, Lero destacou as gestões da Frente Popular e afirmou que Pernambuco segue em um rumo certo durante a administração do governador Paulo Câmara (PSB). O prefeito ainda falou sobre o gral de conhecimento que Danilo possuí de todas as regiões de Pernambuco, em especial, o Agreste.


“Pernambuco está no caminho certo e a escolha do nosso governador [Paulo Câmara] foi por Danilo, pois é uma pessoa que tem conhecimento da administração pública e conhece essa região [Agreste]. Eu não tenho dúvidas que ele será um ótimo governador, até pela sua simplicidade, jeito de ser e de encarar os problemas de Pernambuco”, falou

Prefeitura de Taquaritinga do Norte anuncia programação oficial da 3ª Edição do Festival Café Cultural

 



Segue programação completa: 

 

Dia  07/07 - (quinta-feira)



14h – Polo Literário 

Degustação literária, com Erica Montenegro

Voltada para os professores e técnicos da rede municipal de ensino, a oficina promoverá reflexões e experiências de leitura de diversos gêneros literários, a partir da perspectiva da literatura como direito humano. Serão trabalhados textos nos seguintes gêneros: Cordel, poemas, crônica, carta, biografias, contos de assombração. Duas horas de duração e capacidade para até 60 participantes.

 17h – PREMIAÇÃO

Entrega dos voucher e certificados do concurso de redação.

 19h – SARAU ESTUDANTIL

Com a participação das escolas municipais de Taquaritinga do Norte

 21h – ESPETÁCULO

A Sambada de Simão nas Terras de São Saruê, com Adiel Luna e seu grupo Mamulengo Flor Mimosa

22h – SHOW 

Banda Nível 5


 Dia 08/07 -  (sexta-feira)

15h – SHOW

Orquestra do PSUI (no pólo erudito Matriz de Santo Amaro) 

16h – Polo Literário  

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 

A menina que engoliu um céu estrelado (CEPE, 2020), de Gael Rodrigues, com Tapete Voador.

17h – ATRAÇÃO INFANTIL

O Matuto, com Rapha Santacruz

19h – SARAU ESTUDANTIL

Com a participação de escolas municipais de Taquaritinga do Norte

 




SHOWS 

20h - As Severinas  (Polo Literário) 

Palco Principal 

21h – Geraldinho Lins

22h49 - Banda Capital do Sol

00h – Flavio Leandro

 

 Dia 09/07 -  (sábado)

14h -  Saída da caminhada ecológica

15h – Polo Literário - 

Show com a Orquestra de Frevo Zezé Correia

Sagrama (no pólo erudito)

16h – LANÇAMENTO

Yes, nós temos coca-cola (CEPE, 2022), de Frederico Toscano. 

Apresentação de Vanessa Lins

17h – BATE-PAPO (Polo Literário)

Saberes e sabores do café, com Giuliana Bastos*. 

Mediação de Vanessa Lins

 

Palco Principal - SHOWS

21h – Banda O Disco

22h40 – Arhur Espindola/Dudu Nobre

00h – Nando Cordel 

 

Dia 10/07 - (Domingo)

Palco Principal - SHOWS

14h – Benil

15h40 -  André Rio

17h – Marina Elali

21h - Alcymar Monteiro 

22h40 - Cezinha

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Educação Taquaritinga do Norte : No Ginásio aconteceu a Culminância das Eletivas

 Educação Taquaritinga do Norte : No Ginásio aconteceu a Culminância das Eletivas, momento muito importante de valorização, celebração e partilha dos trabalhos desenvolvidos ao longo do I semestre com toda a comunidade escolar. Parabéns estudantes e monitores pelas valorosas apresentações.
















domingo, 26 de junho de 2022

Taquaritinga do Norte perde filho ilustre Morre o Poeta Amaro Dias

 

Faleceu na manhã deste domingo (26), em um hospital de Campina Grande (PB), o poeta e repentista, Amaro Dias. De acordo com a família, o artista cultural nas últimas semanas teria sentido fortes dores no estômago, porém após um procedimento cirúrgico, acabou não resistindo as complicações e falecido.  






Amaro Paulo Dias nasceu em 21 de setembro de 1934, no sítio Paquivira, município de Taquaritinga do Norte, estado de Pernambuco. Filho do casal de agricultores Joaquim Dias de Miranda e Severina Maria da Conceição. Residiu na Paquivira até os vinte anos de idade, mas em virtude das dificuldades de arranjar trabalho naquela época viajou para São Paulo em busca de sobrevivência, onde permaneceu até os vinte e oito anos de idade. Casou-se em 1965 com a brejeira Cleonice Gonçalves com quem vive até hoje. Desse casamento nasceram sete filhos: Claudenice (professora), Cloves (Tody, ex vereador), Carlos, Claudio, Claudemir, Clécio Dias (também poeta) e Cleber.



Em São Paulo, iniciou sua carreira de violeiro-repentista. mas o sentimento de saudade da terra natal aflorou e ele voltou à Taquaritinga do Norte. Em 1963 fez parte do programa "A Voz do Sertão" na Rádio Difusora de Caruaru ao lado José Vicente da Paraíba e Aristo José dos Santos, ambos falecidos. Em 1968 foi morar em Campina Grande onde substituiu, por um bom período, o repentista José Gonçalves (já falecido). Nessa época, Amaro Dias fez dupla com Cícero Bernardes, já falecido. Nesse mesmo ano, foi residir em Pesqueira onde apresentou, ao lado de José Vicente da Paraíba e o cantador José Andorinha, um programa de cantoria.


Em Belo Jardim, na Rádio Difusora Bituri, apresentou outro programa de violeiros ao lado de Manuel Pedro Clemente (poeta cego) e Manoel Paulino. Anos depois, se mudou para Santa Cruz do Capibaribe e criou o Programa Violeiros do Vale, na Rádio Vale do Capibaribe, programa que entrou no ar no mesmo dia em que a própria rádio (29 de dezembro de 1985). Neste programa, cantaram com ele José Bonifácio, José Luiz, Heleno Severino, Francisco de Assis, Roberto Queiroz, Louro Branco, Francisco de Assis, Zé Vicente da Paraíba, Paulo Jorge e Moreira do Caldeirão, entre outros., no entanto também cantou com Ivanildo Vila Nova, Oliveira de Panelas, João Furiba, Manoel Basílio, Raimundo João, Laranjinha, entre tantos outros.



Em Belo Jardim, na Rádio Difusora Bituri, apresentou outro programa de violeiros ao lado de Manuel Pedro Clemente (poeta cego) e Manoel Paulino. Anos depois, se mudou para Santa Cruz do Capibaribe e criou o Programa Violeiros do Vale, na Rádio Vale do Capibaribe, programa que entrou no ar no mesmo dia em que a própria rádio (29 de dezembro de 1985). Neste programa, cantaram com ele José Bonifácio, José Luiz, Heleno Severino, Francisco de Assis, Roberto Queiroz, Louro Branco, Francisco de Assis, Zé Vicente da Paraíba, Paulo Jorge e Moreira do Caldeirão, entre outros., no entanto também cantou com Ivanildo Vila Nova, Oliveira de Panelas, João Furiba, Manoel Basílio, Raimundo João, Laranjinha, entre tantos outros.




Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...