sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Faleceu vítima da Covid-19 Bibiu Aragão

 Faleceu nesta sexta-feira (22) vítima da Covid-19, Izaias Teodoro Aragão, mais conhecido como "Bibiu Aragão" ou simplesmente "Bibiu de Nicolau" (76 anos).



Dono de um perfil polêmico, "Bibiu" foi um grande amante da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, sendo um dos fundadores do Bairro da Palestina.

"Bibiu Aragão" já disputou eleições municipais em Santa Cruz do Capibaribe e em Taquaritinga como candidato a prefeito e a vereador.





quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Pernambuco volta a proibir eventos devido à pandemia e promete fechar parques se contágio seguir em alta

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (20), que vai voltar a proibir eventos sociais e corporativos, a partir da segunda-feira (25). A previsão é de que a proibição ocorra por, pelo menos, 30 dias. Também está sendo estudado o fechamento de parques, devido à piora da pandemia no estado.

O anúncio foi feito em pronunciamento transmitido pela internet, devido a um aumento no número de casos graves de pacientes com Covid-19 e de internações. A primeira vez que os eventos foram proibidos foi em março de 2020, com a chegada da pandemia ao estado. A medida durou até setembro.

Atualmente, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, há mil pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das redes pública e privada, em Pernambuco. Na semana anterior, o estado anunciou a proibição de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e em qualquer outro local que possa provocar aglomerações.

"Entendemos pela suspensão dos eventos sociais e corporativos a partir da segunda-feira (25), pelo prazo de 30 dias. Eles podiam ser realizados, até então, com 150 pessoas", declarou o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes.

Secretários do governo anunciam proibição de eventos devido a uma piora na pandemia — Foto: Reprodução/YouTube

Secretários do governo anunciam proibição de eventos devido a uma piora na pandemia — Foto: Reprodução/YouTube

De acordo com André Longo, houve aumento de 17% na comparação de 15 dias nos registros de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) - foram registrados 787 casos na segunda semana de janeiro.

"Ainda precisamos manter os cuidados e reforçar a fiscalização. Podemos fechar os parques, onde o abandono do uso da máscara tornou-se quase que uma normalidade, caso não haja mudança de atitude. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vai avaliar essa questão", disse André Longo.

Pandemia em Pernambuco

Com mais 1.770 casos da Covid-19 e 39 óbitos registrados nesta quarta-feira (20), Pernambuco passou a totalizar 244.814 infectados pelo novo coronavírus e 10.098 mortes causadas pela doença. A contagem teve início em março de 2020.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Quem furar fila da vacinação contra Covid-19 pode ser detido e multado; MPPE apura quatro casos no estado

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deflagrou, nesta quarta (20), ações para intensificar a fiscalização da vacinação contra a Covid-19 e descobrir quem furar a fila. Segundo o procurador-geral de Justiça do estado, Paulo Augusto Freitas, os infratores podem ser punidos até com detenção e multa.

No Recife, uma arquiteta que trabalha em hospital dedicado aos pacientes com Covid-19 foi vacinada. O secretário de Saúde do estado, André Longo, justificou que o primeiro lote é para “trabalhadores de saúde”. O estado terá que justificar essa imunização, em dois dias (veja vídeo acima).

Em, Jupi, no Agreste, a secretária de Saúde e um fotógrafo tomaram a vacina. A gestora acabou sendo afastada pela prefeitura (veja vídeo abaixo). Também foram denunciados casos em Sairé, no Agreste, eme São José do Egito, no Sertão.

Secretária de Saúde de Jupi, no Agreste, é afastada após divulgar ter recebido vacina
00:00/03:39

Secretária de Saúde de Jupi, no Agreste, é afastada após divulgar ter recebido vacina

Nesta quarta, Freitas publicou um vídeo nas redes sociais do MPPE com uma convocação aos promotores de Justiça de Pernambuco. Ele divulgou a publicação de um plano de fiscalização, que prevê ações preventivas e de repressão a possíveis casos de quem furar a fila.

O vídeo trata da recomendação PGJ n.º 01/2021. Entres as leis citadas pelo procurador-geral do MPPE está o artigo 268 do Código Penal, que trata da “infração de medida sanitária preventiva”.

A Lei pune com detenção de até um ano ou multa quem infringir a determinação do poder público, “destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

A pena é aumentada em um terço, caso o responsável pela infração seja agente é funcionário da saúde pública ou exerça a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Outra norma citada por Freitas está no artigo 287 do Código Penal, que trata de “apologia de crime”. A lei prevê pena de detenção de três meses ou pagamento de multa para quem “faz apologia de um fato criminoso ou de um autor de crime”.

Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 chegou ao Recife na segunda (18) — Foto: Filipe Moreira/G1

Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 chegou ao Recife na segunda (18) — Foto: Filipe Moreira/G1

Ainda segundo o MPPE, os procuradores vão acompanhar de perto a execução das ações de vacinação contra a Covid-19 nos municípios A recomendação, afirmou, é orientar a atuação dos promotores de Justiça com atribuições na defesa da saúde e na esfera criminal.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, a recomendação tem dois aspectos: preventivo, em um primeiro momento, e repressivo, se for necessário.

No primeiro caso, a ideia é exigir que os gestores públicos apresentem um plano de vacinação local, “de forma detalhada”.

Com isso, o Ministério Público pretende fazer um "acompanhamento dia a dia de quem está sendo vacinado e da observância da ordem de prioridade que foi estabelecida dentro do Plano Nacional de Imunização".

Outro objetivo é solicitar o auxílio dos Conselhos Municipais de Saúde, para ampliar a capacidade de controle social.

Os promotores "devem tomar providências para assegurar que os gestores públicos garantam a prioridade da administração das vacinas em pessoas com mais de 60 anos e pessoas com deficiência que residem em abrigos".

Também têm prioridade, de acordo com o plano nacional, profissionais que cuidam dos residentes de abrigos; habitantes de aldeias indígenas e profissionais de saúde que atuam nas unidades de atendimento de pacientes com a Covid-19, com prioridade para aqueles que atuam na linha de frente.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte abre inscrições para seleção pública em diversas áreas



O Governo Municipal de Taquaritinga do Norte  publicou editais que possibilita a abertura de seleções simplificadas com o objetivo de preencher cargos no quadro de funcionários das secretarias de Obra e Urbanismo, Agricultura e Educação. 

Cada secretaria possui seu edital específico conforme links abaixo: 


Agricultura e Obras: https://bityli.com/LIUR1 

Educação: https://bityli.com/lAKps 




Existe vagas para magarefe, pintor, encanador, professor, merendeiro, porteiro, auxiliar de transporte, nutricionista entre outras. 


Para maiores informações se liga nos editais e boa sorte!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Em cerimônia em SP, Pazuello diz que vacinação contra a Covid-19 no país começa nesta segunda

 O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta segunda-feira (18) que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada a partir das 17h em todo o país. O anúncio foi feito após ele sofrer pressão dos governadores, que pediram para antecipar o início da aplicação das doses, inicialmente previsto para esta quarta-feira (20), conforme informou a colunista Andréia Sadi.

"Acho que podemos começar hoje até o fim do expediente, a partir das 17h", declarou o ministro.

Neste domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Momentos depois, o governo de São Paulo aplicou a primeira vacina da CoronaVac. O governo federal, no entanto, ainda não havia iniciado a distribuição do imunizante pelo país, o que foi programado para esta segunda.

O horário de 17h para o início da vacinação nacional foi proposto, segundo Pazuello, para dar tempo de todos os estados receberem as doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Avião da FAB que irá levar as doses da vacina aos estados brasilerios  — Foto: Tatiana Santiago/G1

Avião da FAB que irá levar as doses da vacina aos estados brasilerios — Foto: Tatiana Santiago/G1

Em cerimônia em São Paulo, Pazuello deu início à distribuição das doses pelo país no início da manhã. As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.

"A todas as famílias das vítimas, recebam a nossa solidariedade. É muito difícil perder alguém que amamos. Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo", afirmou o ministro.

O primeiro avião decolou da Base Aérea de São Paulo, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 9h52, com destino ao estado de Goiás, e ao Piauí.

Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas pelo estado de SP.

Força Aérea Brasileira inicia transporte de vacinas pelo País — Foto: Tatiana Santiago/G1

Força Aérea Brasileira inicia transporte de vacinas pelo País — Foto: Tatiana Santiago/G1

Veja divisão das doses da CoronaVac para cada estado:

Região Norte

  • Rondônia - 33.040
  • Acre - 13.840
  • Amazonas - 69.880
  • Roraima - 10.360
  • Pará - 124.560
  • Amapá - 15.000
  • Tocantins - 29.840

Total de doses - 296.520

Região Nordeste

  • Maranhão - 123.040
  • Piauí - 61.160
  • Ceará - 186.720
  • Rio Grande do Norte - 82.440
  • Paraíba - 92.960
  • Pernambuco - 215.280
  • Alagoas - 71.080
  • Sergipe - 48.360
  • Bahia - 319.520

Total de doses - 1.200.560

Região Sudeste

  • Minas Gerais - 561.120
  • Espírito Santo - 95.440
  • Rio de Janeiro - 487.520
  • São Paulo - 1.349.200

Total de doses - 2.493.280

Região Sul

  • Paraná - 242.880
  • Santa Catarina - 126.560
  • Rio Grande do Sul - 311.680

Total de doses - 681.120

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...