terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O olhar de Jorge Remígio pelos Caminhos do Cariri Cangaço Serra Talhada

 


Sertão abençoado por Deus... Nesses treze anos de Cariri Cangaço, em andanças intermináveis pelas veredas sagradas das caatingas nordestinas aprendemos a valorizar ainda mais o chão de nossa origem, nosso berço sertanejo com a força de todo um país. A cada edição do Cariri Cangaço, novos cenários, novos caminhos, novas emoções. Hoje trazemos o "olhar apurado e sensível" de nosso amigo Jorge Remígio; pesquisador da cidade de Custódia em Pernambuco, Conselheiro Cariri Cangaço; registros fotográficos de momentos imorredouros em Serra Talhada, Calumbi e Bom Nome...

O sol a pino nos impõe uma resiliência própria dos apaixonados pelos cenários sertanejos; Jorge Remígio com sua sensibilidade ímpar, reuniu cenários e personagens, impressões e emoções, todas reunidas a partir de momentos únicos de encontro entre a natureza exuberante do sertão e o principal protagonista de todas as histórias: o homem. Aqui e ali anônimos e destacados personagens se apresentam como parte de um balé mudo e ensurdecedor, que a todos encanta com a magia do momento. Cariri Cangaço mais que um evento, um sentimento.












segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

 

Por Geraldo Ribeiro — Rio de Janeiro

 


Gleice, que ficou internada por 17 dias, disse a amputação mudou completamente a sua vida
Gleice, que ficou internada por 17 dias, disse a amputação mudou completamente a sua vida Gabriel de Paiva

Mais de três meses depois de ter dado entrada num hospital particular para ter um bebê e sair de lá com mão e punho esquerdos amputados, a fiscal de caixa de supermercado, Gleice Kelly Gomes Silva, de 24 anos, ainda busca uma resposta para o que aconteceu. A paciente e seus familiares alegam que o Hospital da Mulher Intermédica de Jacarepaguá, na Zona Oeste, até hoje não deu nenhuma explicação sobre o que motivou a amputação.

O caso foi registrado na 41ª DP na última quinta-feira, como lesão corporal culposa, motivada por imperícia. A unidade encaminhou a paciente para exame de corpo de delito, que foi feito nesta segunda-feira no Instituto Médico Legal (IML), na Leopoldina. Gleice explicou que demorou a fazer o registro porque ainda dependia do plano de saúde para dar seguimento no tratamento e temia represálias. Posteriormente ela teve de voltar ao hospital para fazer uma curetagem.

A paciente estava com uma gestação de 39 semanas de seu terceiro filho — todos meninos, sendo o mais velho com oito anos o meio com quatro — quando deu entrada na unidade de Jacarepaguá, em 9 de outubro do ano passado. A criança nasceu no dia seguinte, de parto normal, pesando pouco mais de três quilos.

Em seguida, ela sofreu uma hemorragia. Segundo a paciente e seus familiares, os médicos decidiram criar um acesso venoso na mão dela para introduzir a medicação. Gleice contou que sentiu fortes dores na mão e o membro foi ficando roxo e inchado. O quadro de saúde da paciente se agravou. A equipe médica decidiu então pela transferência para outra unidade da rede, em São Gonçalo, onde havia vaga de CTI disponível. Lá, ela recebeu a notícia de que sua mão e punho esquerdos seriam amputados.

— Depois do parto alegaram que eu estava com uma hemorragia no útero. Então fizeram os procedimentos e tiveram de colocar um acesso venoso. Eu desmaiei e quando acordei vi que o acesso estava incomodando, mas não percebi que a mão estava inchada. Só senti que estava dolorida e um pouco inchada. Estava na sala de parto ainda e desmaiei outra vez, porque o primeiro procedimento não deu certo e eles precisaram fazer a manobra de novo. Reclamei de dor e a mão continuava inchada. Depois lembro que ter acordado num canto da sala de pré-parto, pois precisava de uma CTI e lá não tinha disponível. E dali que começou. Minha mão inchando e o acesso só foi tirado na manhã seguinte — contou a mulher.

Paciente ficou 17 dias internada — Foto: Gabriel de Paiva

Gleice disse que quando chegou na unidade de São Gonçalo, no dia 11 de outubro, a equipe médica ainda tentou um procedimento para tentar salvar sua mão, mas já era tarde pois, segundo ela, o membro já tinha necrosado e a amputação, que aconteceu no dia 16, foi a solução. A paciente garantiu não ter histórico de complicações nos partos anteriores, também naturais, e que dessa vez tinha feito pelo menos dez consultas de pré-natal, que também não apontaram nenhum problema com a gestação. Ela cobra uma resposta do hospital.

— Não me deram nenhuma justificativa, pois o outro hospital me transferiu sem muita documentação. Então, estou atrás dessa resposta. Não entendo muito dessa parte da medicina, mas acredito que foi algum erro — alega.

Gleice, que ficou internada por 17 dias, disse que a amputação mudou completamente sua vida. Sem condições para cuidar dos filhos, depende da ajuda do marido e de outros familiares. Ela não sabe sequer se vai poder continuar trabalhando na mesma função, quando terminar a licença maternidade. O marido dela, Márcio de Oliveira Barbosa, de 27 anos, contou que teve de abandonar o emprego na construção civil para cuidar da mulher e dos filhos.

A advogada Monalisa Gagno disse que pretende buscar na Justiça as respostas sobre o que aconteceu com sua cliente. Ela pretende, na esfera criminal, saber se houve erro médico e na civil (ainda não entrou com processo), levantar as responsabilidades pelo ocorrido.

— O procedimento da criminal já foi dado entrada, porque uma coisa depende da outra. Para dar entrada na área civil precisa de uma documentação que ela (a cliente) só conseguiu na sexta-feira, porque o hospital deu prazo de 45 dias úteis para entregar o prontuário para ela, que agora está fazendo exame de corpo de delito — disse a advogada.

O hospital respondeu que está totalmente solidário com a vítima, e lamenta profundamente o ocorrido. Reiterou ainda que está empenhado em apurar “com toda seriedade, transparência e atenção os procedimentos médicos e hospitalares adotados durante seu atendimento”. Para tanto, solicitou ao Comitê de Ética Médico a coordenação desses trabalhos.

Ainda, de acordo com a nota, independentemente da apuração, o hospital vem mantendo contato com a paciente e seus representantes para prestar todo acolhimento possível e atender suas necessidades, “assim como se mantem à disposição para que todos os esclarecimentos necessários sejam realizados.”

Confira a resposta do hospital, na íntegra:

"O hospital declara que está totalmente solidário com a vítima, e lamenta profundamente o ocorrido. Reitera o empenho em apurar com toda seriedade, transparência e atenção os procedimentos médicos e hospitalares adotados durante seu atendimento. Para tanto, solicitou ao Comitê de Ética Médico a coordenação desses trabalhos.

Independente de tal apuração, o hospital vem mantendo contato com a paciente e seus representantes para prestar todo acolhimento possível e atender suas necessidades, assim como se mantem à disposição para que todos os esclarecimentos necessários sejam realizados".

    Mais do O Globo
    Camilo Santana anunciou medida nas redes sociais
    Ministro da Educação dá reajuste de 15% no piso salarial de professores
    Magistrada diz que dívida da varejista é exorbitante e crescente nos últimos três anos
    Em nova derrota ao BTG, Justiça do Rio mantém liminar concedida a Americanas
    Programa estreia nesta segunda-feira (16) com uma prova de imunidade
    BBB 23: veja as duplas de pipoca e camarote escolhidas pelo público
    Ministra do Planejamento diz que foco, no mínimo, zerar o déficit fiscal de 2023
    Tebet sobre reajuste do Imposto de Renda: ‘Eu posso fazer isso para o ano que vem, temos quatro anos’
    Segundo o MEC, a portaria que estabelece o valor será publicada ainda nesta semana no Diário Oficial da União
    Ministro da Educação anuncia que piso do magistério de 2023 será R$ 4.420; aumento é de 15%
    Benedito Gonçalves atendeu a pedido do PDT, que quer usar documento para reforçar acusações contra o ex-presidente da República e declará-lo inelegível
    Ministro do TSE inclui minuta golpista em ação contra Bolsonaro
    Presidente iria inaugurar 248 casas em Feira de Santana (BA) na sexta-feira. Em vistoria ao local, ministro da Casa Civil, Rui Costa, identificou problemas na obra
    Governo adia ida de Lula ao Nordeste e relançamento do Minha Casa, Minha Vida

    Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

      Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...