sábado, 4 de março de 2023

Jânio Arruda participa da eleição da AMUPE

 

Do Blog de Jânio Arruda


Jânio Arruda - participei da eleição de Márcia Conrado para presidenta da AMUPE




Feliz em  participar, nesta segunda-feira (27), da reunião da AMUPE que escolheu a nova diretoria da entidade, elegendo Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, para o cargo de presidente. A reunião contou com a presença maciça dos prefeitos, entre eles o prefeito da Capital João Campos, da Governadora Raquel Lyra, imprensa em geral, entre os participantes o comunicador Alberes Xavier, e os Ex-presidentes da associação: Jânio Arruda, Vavá Rufino e Rosa Barros.

Agradeço a receptividade e o carinho, como costumeiramente sou recebido pelos funcionários da casa. Logo na chegada, para assinar a lista de presença, encontrei Etienete e Ilene, além dos demais funcionários na sequência, entre eles Cosmo Santana, por quem tenho grande admiração.

Municipalismo é algo que corre em minhas veias, pois acredito que só com municípios fortes, teremos o Brasil que sonhamos. 

Jânio Arruda

Tá na História de Taquaritinga: Com Marcos Augusto a frente dos trabalhos o CAIC foi a Primeira Escola a Implantar o Programa Mais Educação

 PRIMEIRA ESCOLA DO MUNICÍPIO A IMPLANTAR O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO



A Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC, foi a primeira escola Municipal a implantar o programa Mais Educação fazendo a adesão no ano de 2011, O programa foi implantado em 2012 na escola e visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil, os alunos assistem aula normal em um período e no outro realizam as atividades do Programa, Nesses estudos destacou-se "IEE”, indicador do impacto que a escola pode se ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município definindo assim a área de atuação do programa.





sexta-feira, 3 de março de 2023

Ação que Marcou : Evilásio Araújo Taquaritinga do Norte


 Direto do Túnel do Tempo Evilásio visitando em 2013 a pavimentação de uma rua no Bairro Capibaribe, uma das inúmeras ruas que Lazinho Calçou e Saneou em 8 anos de Mandato.


Por Fábio Galdino 

quarta-feira, 1 de março de 2023

Legado de Markinho Xavier : Rádio CAIC Taquaritinga do Norte

 



Visão de futuro , coragem são esses adjetivos que podemos dar ao nosso amigo Markinho Xavier , este professor idealista que revolucionou a Escola Municipal Francisca Moura, No ano de 2012 em  busca por meios que facilitassem o ensino aprendizagem tem sido foram metas da Escola Francisca Moura (CAIC), em Taquaritinga do Norte. Através de iniciativa da direção da escola esta  foram realizados em 2012 os primeiros testes para o início da rádio escolar do CAIC, que será foi dirigida pelo Diretor Marcos Augusto e pelos próprios alunos que se comandaram  as transmissões diariamente no horário do recreio.


.

Os temas abordados eram variados entre os quais se destaca a educação. Na programação foram realizadas entrevistas com professores, funcionários, supervisores, pais ,alunos, Prefeito Evilásio, Doutor Iron Miranda dos Anjos, Marcelo Tabosa entre tantos outros .
 A iniciativa desenvolveu a convivência social dos alunos, fazendo os mesmos não se intimmidaram quando falaram em público, e perderam o medo de se expressarem e debaterem suas ideias, contribuindo desta forma na integração da escola com a comunidade estudantil, possibilitando o espaço do recreio se tornou mais educativo através dos programas apresentados que ajudaram os alunos a se aprofundarem mais sobre os assuntos voltados para a educação e para o futuro dos mesmos.
“O interesse pela comunicação é uma antiga cobrança de nossos alunos que agora estamos materializando através da nossa rádio escolar. Esta é mais uma iniciativa que evidencia o nosso compromisso com a formação de nossos educandos e nosso compromisso com a educação no município”, destacou o diretor Marcos Augusto, grande entusiasta de práticas que estão revolucionando a educação na Escola Francisca Moura. ( Frase de Marcos Augusto na Época )

Com informações de Raniere Barbosa e Fábio Galdino.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Taquaritinga do Norte : O dia em que o CAICART se apresentou no Açude Santo Amaro

 O Projeto CAICART de Taquaritinga do Norte , deixou um legado incrível que modificou definitivamente a vida de vários jovens em Taquaritinga do Norte , no ano de 2013 o idealizador do Projeto o Professor Marcos Augusto também conhecido por Marcos Xavier foi convidado pelo Prefeito Evilásio a levar a turma do CAICART para participarem da ação onde foram colocados peixes no Açude Santo Amaro, após a limpeza que foi realizada pelo então Prefeito Evilásio, o Maestro Dimas Oliveira fez uma grande apresentação com os alunos do CAICART que contou com a presença do cantor Marrom Brasileiro que parabenizou e incentivou os Jovens e Parabenizou Marcos Augusto pelo Trabalho realizado com a munição na vida desses Jovens .















Taquaritinga do Norte : Projeto CAICART Legado de Marquinho Xavier

 O Projeto CAICART foi realizado de 2011 a 2017 em Taquaritinga do Norte, um Projeto que começou com a reciclagem de instrumentos e materiais que os alunos junto com o Professor Marcos Augusto junto com Dimas Oliveira reciclavam instrumentos musicais e matériais que iriam para o lixo e os transformavam em novos instrumentos. O sucesso foi tão grande e teve tanto sucesso que o Professor Marcos Augusto foi apresentar o Projeto na Secretaria Estadual de Pernambuco onde recebeu apoio e incentivo para o Projeto crescer, e cresceu cada vez mais. A didática do Projeto era bastante interessante pois os jovens precisavam está com a nota boa para puderem participar do projeto, e frequência escolar mais de 90%, mais de 300 Jovens passaram pelo Projeto quanto o mesmo existiu.



    
    

    


   



Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...