quinta-feira, 4 de março de 2021

Nova remessa com 102 mil doses de vacina contra Covid chega a Pernambuco

Pernambuco recebeu 102 mil novas doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac nesta terça-feira (3). O avião com o lote remetido pelo Ministério da Saúde aterrissou por volta das 2h no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Segundo o governo do estado, a expectativa é de iniciar a distribuição para os municípios ainda nesta terça (veja vídeo acima).Esta foi a sétima entrega de vacinas. Desde janeiro, Pernambuco recebeu outros quatro lotes de CoronaVac e dois de AstraZeneca/Oxford, totalizando 743.560 doses contra Covdi-19.

Os imunizantes devem ser destinados a ampliação da campanha para trabalhadores da saúde e de idosos com idade entre 80 e 84 anos, segundo o governo do estado. A Coronavac precisa de uma segunda dose com um intervalo de 21 a 28 dias para completar a imunização.

As novas doses da CoronaVac foram levadas para a central de armazenamento da secretaria. Antes da distribuição aos municípios, há um processo de análise e separação. Segundo a secretaria, ainda no início da manhã desta quarta, as doses devem ser encaminhadas para as 12 Gerências regionais de saúde (Geres). Desses locais, as doses seguem para cada um dos municípios do estado.

Homem descarrega caixa com novas doses de CoronaVac contra Covid-19, que chegaram a Pernambuco nesta quarta-feira (3) — Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE

Homem descarrega caixa com novas doses de CoronaVac contra Covid-19, que chegaram a Pernambuco nesta quarta-feira (3) — Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE

O envio de novas doses havia sido anunciado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, na terça-feira (2). Ele afirmou que, por determinação do governo, as gerências de saúde de todo o estado recebem os lotes no mesmo dia da chegada.

Desde janeiro, forem remetidas a Pernambuco 577.560 doses de Coronavac, com imunizantes suficientes para as duas aplicações necessárias, e 166 mil da vacina Oxford/Astrazeneca, apenas para a primeira dose.

O boletim do governo, divulgado na noite da terça-feira (2), informou que, desde 18 de janeiro, Pernambuco aplicou 431.804 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 317.513 foram primeiras doses. Ao todo, 114.291 pessoas já finalizaram a imunização, depois de tomar também segunda dose.

Doses da Coronavac embaladas ao chegar em Pernambuco — Foto: Heudes Régis/Governo de Pernambuco

Doses da Coronavac embaladas ao chegar em Pernambuco — Foto: Heudes Régis/Governo de Pernambuco

Doses recebidas

primeiro lote de vacinas Coronavac a chegar no estado contou com 270.960 doses. Com isso, a vacinação no estado teve início em 18 de janeiro. Posteriormente, outras 38,4 mil doses chegaram em Pernambuco. Em 7 de fevereiro, o quarto lote de vacinas chegou contendo 118,2 mil doses. Na quinta-feira (25), mais 48 mil doses foram recebidas também da vacina do Instituto Butantan.

Anteriormente, 84 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca já haviam chegado a Pernambuco. Na quarta-feira (24), 82 mil doses do mesmo imunizante também foram enviadas ao estado.

Aquisição de doses pelos municípios

Dez prefeituras formalizam adesão ao consórcio para comprar vacinas contra Covid

Dez prefeituras formalizam adesão ao consórcio para comprar vacinas contra Covid

Na terça-feira (2), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), declarou que a capital pernambucana deve solicitar 200 mil doses de vacina contra a Covid-19 através do consórcio nacional de prefeitos criado para comprar o imunizante diretamente dos laboratórios (veja vídeo acima).

Além do Recife, outros municípios do estado já aderiram ao consórcio. Os prefeitos de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul; Caruaru e Brejo da Madre de Deus, no Agreste; e Petrolina, no Sertão, entre outros, também assinaram o termo.

segunda-feira, 1 de março de 2021

Pernambuco ultrapassa 300 mil casos e 11 mil mortes por Covid-19



Pernambuco ultrapassa 300 mil casos da Covid-19 e 11 mil mortes

Pernambuco ultrapassa 300 mil casos da Covid-19 e 11 mil mortes

Pernambuco ultrapassou, nesta segunda-feira (1º), os 300 mil casos de Covid-19 e 11 mil mortes pela doença (veja vídeo acima). Os dados são contabilizados desde 12 de março de 2020, quando os dois primeiros pacientes foram diagnosticados.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira, mais 629 pessoas com o novo coronavírus, elevando o total para 300.104 casos. Com mais 11 óbitos contabilizados, o estado passou a ter 11.007 mortes pela Covid-19.

Dos novos registros, 26 foram pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 603 tiveram quadros leves. Do total de confirmações, foram 32.499 casos graves e 267.605 leves.

Vítimas da Covid-19 são enterradas no Cemitério Parque das Flores, no Recife, em foto do primeiro semestre de 2020 — Foto: Augusto César/TV Globo/Arquivo

Vítimas da Covid-19 são enterradas no Cemitério Parque das Flores, no Recife, em foto do primeiro semestre de 2020 — Foto: Augusto César/TV Globo/Arquivo

Os 11 óbitos que tiveram a causa confirmada nesta segunda-feira (1º) ocorreram entre 8 de janeiro e o domingo (28).

Os casos do novo coronavírus estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim desta segunda registrou um total de 258.871 pacientes recuperados da doença. Destes, 19.768 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 239.103 eram casos leves.

Mortes

O boletim confirmou seis mortes de homens e cinco de mulheres.

Esses pacientes moravam em Araripina (1), Brejão (1), Buíque (1), Caetés (1), Catende (1), Custódia (1), Panelas (1), Paulista (1), Pedra (1), Recife (1) e São João (1).

Os pacientes tinham idades entre 59 e 93 anos. As faixas etárias são: 50 a 59 (1), 60 a 69 (1), 70 a 79 (2) e 80 ou mais (7).

Do total, 8 tinham doenças pré-existentes: hipertensão (4), diabetes (3), doença cardiovascular (3), doença de Alzheimer (1), doença respiratória (1) e obesidade (1). Um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais seguem em investigação.

Testes

Desde o início da pandemia, Pernambuco realizou 1.229.051 testes para detectar a Covid-19.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, até agora, 26.594 casos foram confirmados e 46.517 descartados.

As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

Vacina

Segundo o boletim desta segunda, desde 18 de janeiro, foram aplicadas 416. 634 doses de vacinas contra a Covid. São 305.012 na primeira dose e 111.622, na segunda dose.

Leitos

A taxa global de ocupação de leitos na rede pública para a Covid, nesta segunda, era de 86%. Havia doentes em 93% das UTIs e em 78% das enfermarias.

Na rede privada, a taxa global de ocupação de leitos era de 73%. Havia doentes em 89% das UTIs e em 48% das enfermarias.

Avanço da pandemia

'Sistema de saúde está chegando no limite', diz secretário de Saúde de Pernambuco

'Sistema de saúde está chegando no limite', diz secretário de Saúde de Pernambuco

Mais cedo, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que a semana epidemiológica 8, finalizada no sábado (27), foi a pior de 2021 e que o sistema de saúde, tanto público quanto privado, está "chegando no limite" (veja vídeo acima).

Para barrar o crescimento de casos de Covid-19 no estado, o governo adotou restrições de horário de funcionamento para atividades não essenciais desde a sexta-feira (27). Com isso, esses locais devem ficar fechados das 22h às 5h. Em 63 cidades, as medidas são mais rígidas e o fechamento deve ser de 20h às 5h, durante semana, e das 17h às 5h, nos finais de semana.

PE fecha praias, parques e clubes nos finais de semana e restringe horário de funcionamento de atividades não essenciais


Com relação às praias, o acesso nos finais de semana fica restrito apenas à prática de atividades esportivas individuais. As restrições começam a valer nesta da quarta-feira (3) e vão até 17 de março. Elas foram anunciadas nesta segunda-feira (1º), após o estado ter ultrapassado 300 mil infectados e 11 mil mortes.

De acordo com o governo do estado, supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes permanecem funcionando durante esse período.

Faculdades e escolas podem abrir até as 20h, assim como igrejas e templos religiosos, mas devem ficar fechados nos finais de semana. Comércios de rua não essenciais e shoppings também não podem funcionar aos sábados e domingos.

Praias serão fechadas em Pernambuco nos finais de semana, sendo permitido apenas a prática de atividades esportivas individuais — Foto: Reprodução/TV Globo

Praias serão fechadas em Pernambuco nos finais de semana, sendo permitido apenas a prática de atividades esportivas individuais — Foto: Reprodução/TV Globo

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...