quinta-feira, 9 de julho de 2015

Maior sonho de jovem com superobesidade é voltar a andar


Carlinhos é retirado de van adaptada pelos bombeiros e por técnicos de manutenção do HC / Guga Matos/JC Imagem

Carlinhos é retirado de van adaptada pelos bombeiros e por técnicos de manutenção do HC

Guga Matos/JC Imagem

Uma van totalmente adaptada, sem os bancos traseiros, trouxe o paraibano Carlos Antônio dos Santos Freitas, 28 anos, de Patos, no Sertão da Paraíba, para o Recife. O veículo chegou à Portaria 1 do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zona Oeste da cidade, às 7h40 desta quinta-feira (9) – depois de quase sete horas de viagem. A relações públicas da Associação Paraibana dos Bariátricos, Aderlene da Silva, acompanhou todo o trajeto e informou que tudo correu bem, o que antecipou a chegada do jovem, de 420 quilos, à instituição. “Meu maior sonho é voltar a andar”, disse Carlinhos, como é conhecido, ao ser questionado sobre a expectativa dele diante do tratamento.

No local, enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Paraíba deram todo o suporte ao jovem até o Corpo de Bombeiros de Pernambuco chegar ao local, por volta das 8h30. Para retirar Carlinhos da van, eles montaram uma operação para garantir a segurança durante o deslocamento até o 10º andar do HC, onde está o paraibano. O esquema, que foi testado no dia anterior, saiu melhor do que o esperado: Carlinhos foi colocado no elevador e seguiu acompanhado de bombeiros. Não foi necessário usar guincho, como aconteceu na saída de Patos, à 1h desta quinta-feira. “Quando saiu de casa, ele se emocionou muito. Chorou ao se despedir as pessoas que foram transmitir boas energias a ele”, informou Aderlene.

GALERIA DE IMAGENS

Carlos Antônio Freitas, com 420 kg, chega ao Hospital das Clínicas para se tratar da superobesidade
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Guga%20Matos%20/%20JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Guga%20Matos%20/%20JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Guga%20Matos%20/%20JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Guga%20Matos%20/%20JC%20Imagem
Próximas





O trajeto até o Recife, segundo ela, foi tranquilo, apesar de Carlinhos ter reclamado muito de fome e calor na van. “De vez em quando, ele demonstrava ansiedade e perguntava a viagem ainda iria demorar muito tempo.” Ao chegar ao hospital, ele também se queixava de dor de cabeça e deposita muita esperança nos médicos que o acompanham a partir de agora.


O HC é referência no tratamento cirúrgico da obesidade. O programa de atendimento aos pacientes com essa condição iniciou em 1997. Até agora, o paciente mais pesado que passou pela cirurgia bariátrica na unidade tinha 320 quilos. “Hoje, ele está bem”, informa o chefe do Serviço de Cirurgia-Geral do HC, Álvaro Ferraz. O fato de, na prática, a equipe médica não ter experiência com pacientes que tem o peso de Carlinhos não prejudica o plano terapêutico a que ele será submetido.
A médica Luciana Siqueira, que recebeu Carlinhos no HC, garante que o jovem está em boas mãos. “No Norte e Nordeste, somos o único hospital com estrutura para recebê-lo. Fizemos várias adaptações na enfermaria e estamos preparados para oferecer o melhor a ele”, afirma Luciana.
Ela acrescenta que primeiramente Carlinhos vai passar por uma série de exames. O tratamento clínico, que começa a partir de agora, inclui dieta, atividade física e prescrição das medicações necessárias. “Só depois podemos pensar em submetê-lo à cirurgia. Teoricamente, ele teria que perder 10% do peso atual para ser operado, mas tudo precisa ainda ser muito analisado.” A Gerente de Atenção à Saúde do HC, Ana Caetano, acrescenta que o tratamento pré-cirúrgico de Carlinhos não deve durar menos de 6 meses e que o ideal seria que o jovem eliminasse cerca de 100 quilos antes de ser operado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...