sábado, 11 de maio de 2013

Desfile homenageia 126 anos de Taquaritinga



Uma multidão compareceu ao desfile que comemorou os 126 anos de emancipação política de Taquaritinga do Norte nesta tarde do dia 10 de maio, mantendo uma tradição cívica e envolvendo as escolas, bandas de outras cidades e outros convidados.
A abertura do desfile foi comandada pela secretária de Educação e Cultura Ilka Paloma que convocou a representação do corpo de bombeiros para desfilar sendo sequenciado pela centenária Banda Dom Luiz de Britto, entidade cultural mais antiga do município e presença constante nos eventos cívicos, culturais e religiosos da Dália da Serra.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também abrilhantou o desfile com a apresentação de sua banda, evidenciando o compromisso da gestão com as políticas publicas sociais, situação que também se evidenciou com a apresentação da Banda Municipal Luís Pedro de Araújo (Luis Fires) e com o movimento cultural CAICART, do CAIC, que mesmo sob a forte chuva passageira deixou sua mensagem no desfile através de suas apresentações culturais e da percussão do movimento.
Pão de Açúcar foi representado pela banda Hebert de Souza (Betinho), do CETEC, instituição educacional dirigida pelo professor Jurandi Tavares que marcou neste dia 10 de maio a sua volta aos desfiles cívicos após alguns anos sem participar destas atividades em Taquaritinga. A capital da sulanca foi representada no desfile pela banda Luiz Havelange Soares, da escola Luiz Alves, que tem a frente Rimário Clismério.
Debutante em desfiles a igreja Assembleia de Deus homenageou Taquaritinga com a recém-formada Banda Marcial Brados da Glória, formada por membros da igreja e que encantou a todos os presentes no desfile sendo esta a primeira banda evangélica da Dália da Serra. 
A Banda Municipal de Vertentes, comandada pelo maestro Fernando Toremba também abrilhantou o desfile por mais um ano, fazendo uma brilhante apresentação sendo sequenciada pela banda da aeronáutica que também veio homenagear a emancipação política do município.
Em seu pronunciamento o vice-prefeito Lero parabenizou a Dália da Serra pelos 126 anos de emancipação política e destacou o trabalho que vem fazendo a educação caminhar a passos largos no em Taquaritinga do Norte antecipando um dos grandes momentos do desfile: a apresentação da Marching Band Ana Amélia, da Escola de Referência em Ensino Médio Severino Cordeiro de Arruda, que levantou a multidão com uma apresentação dinâmica, arrojada, onde não faltaram belas coreografias, fogos de artifício e uma vibração impar da banda que contagiou todos os presentes, vindo em seguida à banda marcial Professor Falcão, da vizinha cidade de Toritama que, em um certo momento, se uniu com a Ana Amélia e fizeram uma bela apresentação.
“Encontrei em você um começo sem fim, a metade de dentro feita fora de mim”. Com essas frases, trecho da música de Os Nonatos, o prefeito Evilásio Araújo sintetizou o seu amor por Taquaritinga do Norte, ocasião onde num breve discurso agradeceu a presença de todos e o empenho da SEDUC na realização de tão grandioso evento.
 Finalizando o desfile se apresentaram o tiro de guerra do exercito e a Banda Marcial Carminha Arruda, da escola José bezerra de Andrade, do bairro da Brasília também empolgou os presentes e fechou com chave ouro o desfile cívico que foi encerrado com o descerramento dos pavilhões oficiais no altar da pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...