domingo, 23 de janeiro de 2011

BRASILEIRO NA LISTA DOS MAIS PROCURADOS PELA INTERPOL

Brasileiro está na lista dos 30 fugitivos mais procurados no mundo
Apenas um brasileiro está na lista da Interpol com os 30 criminosos mais procurados no mundo. Celso Schmitt, 42 anos, também conhecido como Celso Gaúcho, que foi indiciado pela morte de um policial durante uma emboscada, no Rio Guaporé, em Rondônia, na fronteira entre Brasil e Bolívia, em 1999.


A lista vale em 188 países membros da Interpol, que facilita a cooperação entre as polícias internacionais.

De acordo com a publicação da Interpol, o foragido fala português e espanhol, tem 1,72 m de altura, pesa 68 quilos e tem cabelos castanhos. Há a suspeita de que ele esteja refugiado na Bolívia. Schmitt está na 24ª posição do chamado Canal de Difusão Vermelha (Red Notice, no original em inglês).
Segundo Luiz Eduardo Navajas, delegado da Interpol no Brasil, a lista não define tipos penais específicos e o único requisito, no que se refere ao delito cometido, é que o crime seja punido com pena de reclusão de no mínimo um ano e não depende de sentença condenatória ou prisão provisória.


"Não há uma lista com as pessoas que possam ser consideradas as mais procuradas, como os EUA costumam publicar. O que existe é a priorização de alguns casos, como a natureza do crime ou por pedido do juiz ou do Ministério Público".

No Brasil

Navajas explicou que a Interpol elaborou a lista no ano passado, na operação chamada Infra-Red, com objetivo de que a coordenação das polícias federais de cada país membro selecionasse os casos a serem incluídos na listagem. Atualmente, sete pessoas figuram na lista de mais procurados no país. "O Brasil incluiu dez pessoas, sendo que três delas foram localizadas e presas. Uma foi posteriormente liberada por conta da revogação judicial do mandado de prisão. A outra foi encontrada no Brasil após uma denúncia anônima e, a última, foi presa no Paraguai e aguarda processo de extradição."

O delegado disse que as pessoas que estão na lista precisam ter contra elas um mandado de prisão pela justiça brasileira, independente do local de cometimento do delito. "Isso é mais ressaltado na aplicação do princípio da extraterritorialidade da Lei Penal."

A Difusão Vermelha tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogada por igual período por determinação expressa da autoridade judicial e não há limites para as prorrogações. No caso de absolvição ou morte do indivíduo o juiz vai determinar a exclusão de seu nome da lista.
 
globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...