segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cidades de PE atingidas por fenômenos naturais esperam verba do Ministério das Cidades



  Reprodução/ TV Asa Branca

Da Redação do Portal +AB
Por Thomás Alves

17 cidades pernambucanas, que foram atingidas por fenômenos naturais, como as enchentes que recentemente foram registradas em Pesqueira (foto), estão na lista de espera pelo repasse de R$ 150 milhões, do Ministério das Cidades, que vai selecionar os locais mais destruídos para enviar a ajuda. O dinheiro será usado em melhoria e produção de moradias nos municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. As 17 cidades de Pernambuco disputam com mais 884 municípios de todo o Brasil.
Os municípios elegíveis ao repasse devem enviar uma carta-consulta ao Ministério das Cidades informando propostas de melhoria. O documento deve ser enviado entre os dias 10 e 17 de maio. O modelo da carta-proposta estará disponível no site do Ministério da Cidades durante este período. Quando disponível, o formulário somente poderá ser preenchido mediante utilização da senha de acesso distribuída pelo Ministério das Cidades no exercício de 2009.
Para inscrição das propostas deverão ser obedecidos os parâmetros definidos nos Manuais de Instruções das ações Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade de Assentamentos Precários e Apoio à Provisão Habitacional de Interesse Social exercício 2009. O resultado da seleção será divulgado até o dia 2 de junho de 2010.
Lista das cidades pernambucanas
Uma das mais afetadas por fenômenos naturais foi a cidade de Pesqueira, que foi atingida por fortes chuvas no início do mês de abril deste ano. O volume da água deixou ruas alagadas, calçamentos destruídos, alagou casas e destruiu plantações na Zona Rural. A prefeita do município, Cleide Oliveira, conversou com a equipe doPortal +AB, por telefone, e afirmou que vai enviar a carta-consulta ao Ministério das Cidades. “O dinheiro será muito importante, porque as chuvas afetaram bastante a economia da cidade. Mas, se contemplados, vamos investir em um sistema de prevenção”, afirmou a prefeita.
Os demais municípios que esperam o resultado da seleção são: Águas Belas; Bodocó; Brejo da Madre de Deus; Buíque; Correntes; Exú; Moreilândia; Orocó; Quipapá; Quixabá; Sanharó; Santa Maria da Boa Vista; Santa Terezinha; São José do Egito; Sertânia e Terezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...