domingo, 27 de dezembro de 2015

Cinco anos de muito trabalho e dedicação




Para muitos esses 5 anos se passaram rápido, mais para mim esses últimos 5 anos a frente do CAIC de Taquaritinga foram uma vida para mim, recebi o convite para da Secretaria Ilka Paloma assumir a direção da escola no dia 27 de dezembro de 2010, e aceitei o convite e convidei a professora Elisângela,  iniciamos o trabalho com muita dedicação e fomos calando os críticos um a um , com um trabalho voltado aos alunos e professores aonde colocamos e demos oportunidade a todos para desenvolverem o seu melhor, com mais acertos que erros conseguimos mobilizar e resgatar toda uma geração de estudantes que antes andavam cabisbaixos e desmotivados, que hoje não tem vergonha de dizer que fazem parte do CAIC, é um orgulho e motivo de grande satisfação ter sido umas das ferramentas da construção deste trabalho. Abaixo fiz um breve resumo sobre algumas das ações que marcaram a história da escola nesses 5 anos.







Marcos Augusto e Elisângela Queroz


Rádio Escolar

A busca por meios que facilitem o ensino aprendizagem tem sido uma das metas da Escola Francisca Moura (CAIC), em Taquaritinga do Norte. Através de iniciativa da direção da escola esta semana foram realizados os primeiros testes para o início da rádio escolar do CAIC, que será dirigida pelos próprios alunos que se revezarão e ficarão com o dever de comandar as transmissões diariamente no horário do recreio.
Os temas abordados serão variados entre os quais se destaca a educação. Na programação serão realizadas entrevistas com professores, funcionários, supervisores, pais e alunos.
 A iniciativa tem por objetivo desenvolver a convivência social dos alunos, fazendo os mesmos não se intimidarem quando forem falar em público, e perderem o medo de se expressarem e debaterem suas ideias, contribuindo desta forma na integração da escola com a comunidade estudantil, possibilitando o espaço do recreio se tornar mais educativo através dos programas apresentados que ajudarão os alunos a se aprofundarem mais sobre os assuntos voltados para a educação e para o futuro dos mesmos.
“O interesse pela comunicação é uma antiga cobrança de nossos alunos que agora estamos materializando através da nossa rádio escolar. Esta é mais uma iniciativa que evidencia o nosso compromisso com a formação de nossos educandos e nosso compromisso com a educação no município”, destacou o diretor Marcos Augusto, grande entusiasta de práticas que estão revolucionando a educação na Escola Francisca Moura.



SALA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO



 A Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC em Taquaritinga do Norte no interior do Agreste do Estado, foi uma das primeiras no estado a contar  com uma sala de Atendimento Educacional Especializado.

 A sala possui mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no contra turno escolar. 




PRIMEIRA ESCOLA DO MUNICÍPIO A IMPLANTAR O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

  A Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC,  foi a primeira escola Municipal a implantar o programa Mais Educação fazendo a adesão no ano de 2011, O programa foi implantado em 2012 na escola e visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil, os alunos assistem aula normal em um período e no outro realizam as atividades do Programa,  Nesses estudos destacou-se  "IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município definindo assim a área de atuação do programa.




Criação do Grupo de Dança do CAIC

O Grupo de Dança do CAIC foi mais uma iniciativa da direção que conta com uma grande participação  de estudantes e que chama atenção por onde passa.





Escola pioneira na Região a criar o Projeto anual contra as DROGAS


Na Escola Municipal Francisca Moura o projeto Contra as DROGAS surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto , que foi desenvolvido no CAIC nos últimos anos. Para a psicóloga Roberta Domingues - que respondeu às questões dos estudantes por meio de bate-papo na internet -, é muito comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. "Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar", diz a especialista em adolescentes. Ela atribui a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida.






Conquista do poço Artesiano

Março de 2013


O CAIC foi contemplado através do programa do governo municipal que pleiteou através do IPA a perfuração de poço para várias localidades na Dália da Serra. Radiante com a conquista, o professor Marcos Augusto, diretor do CAIC, comemorou a resolução deste grave problema: “Quando detectamos a situação crítica, acionei os secretários Zeca Coelho (Articulação) e Júlio César (Agricultura) e os mesmos encaminharam os engenheiros que aprovaram a viabilidade e o melhor local para perfuração do poço. Daí foi só colocar a máquina em ação e comemorarmos esta importante benfeitoria”.

“Mesmo agora tendo água que atende nossas exigências estamos fazendo uma grande mobilização com nossos alunos, professores e funcionários com o propósito de evitar o desperdício. É preciso economizar água, pois se economizar, água não irá nos faltar”, finalizou o Diretor do CAIC.




MOBILIÁRIOS E BRINQUEDOS E A REESTRUTURAÇÃO DA CRECHE

Nos últimos cinco anos a Gestão do CAIC também priorizou a Educação Infantil, e através de projetos e planejamento a creche foi se estruturando e hoje funciona como referência na região, e a procura pela modalidade de Educação Infantil na escola é muito grande




SALA DE INFORMÁTICA E REDE DE WI -FI



Os alunos da Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC já comemoram o funcionamento da sala de informática. A mesma é composta por dez computadores e está atendendo cerca de quarenta alunos do 3° ao 5° ano com as primeiras noções sobre informática, sendo um grande passo na educação, pois, cerca de 70% dos alunos da Instituição nunca manusearam um computador. No CAIC também existe o sistema de Wi-fi e os alunos aprendem a usar corretamente a internet.
  



PROJETO CAICART

O Projeto CAICART, vem desde 2012 engajando e melhorando a vida de vários alunos, além de melhorar também suas notas , e o mais importante aprendendo música, cidadania e arte, confira algumas fotos deste projeto que tanto tem ajudado a desenvolver a musicalidade em nossa escola :



NOVO SISTEMA DE ENERGIA 

O sistema original de energia do CAIC , não suportava mais a demanda da escola , pois acontecia bastante queda de energia e a sala de computação não podia ser inaugurada sem esse novo sistema de energia, a direção da escola batalhou e junto com o DIP (Departamento de iluminação Publica ) fez um projeto para a renovação do sistema de energia, e depois de muita articulação o projeto saiu do papel.
  Alem da troca do transformador também teve a troca dos painéis que era ultrapassados, e os novos painéis de transformadores que foram colocados são de última geração, e o CAIC é a 3° escola em Pernambuco que conta com o novo sistema .



Agradecemos a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram neste grande trabalho, erramos e acertamos, mais os acertos foram maiores que os erros, fizemos muito mais muito ainda tem a ser feito. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...