sábado, 28 de setembro de 2013

PTB x PSB : Rompimento próximo em Pernambuo

PE247 - O descolamento do PTB do governo Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco está cada vez mais evidente. Após defender o direito dos trabalhistas terem um candidato próprio para disputar o Governo do Estado, o senador Armando Monteiro Neto aumentou o tom e tem criticado firmemente a gestão socialista. A tática é semelhante a adotada pelo PSB em relação ao PT, quando Campos, que almeja disputar o Planalto em 2014, também passou a criticar o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), muito embora integrasse a base aliada e o seu partido detivesse cargos no primeiro e segundo escalão do Governo Federal. “Não podemos achar que Pernambuco entrou para a lista dos estados mais ricos do país e está tudo perfeito. Estamos longe disso. A marca do Estado ainda de desigualdade”, disparou Armando.
O parlamentar, que sonha disputar a corrida rumo ao Palácio do Campo das Princesas no próximo ano, disse que o PTB não se submeterá a pressões vindas de outros partidos que integram a Frente Popular (coalização de partidos que dão suporte a administração do governador Eduardo Campos), um recado direto para o PSB. “Não vamos aceitar nenhuma imposição do que deve ser feito para as próximas eleições”, disse Armando segundo o Diario de Pernambuco.
O descolamento do PTB do PSB é explicado basicamente por dois motivos. Armando esperava ser o escolhido por Campos para sucedê-lo no Governo do Estado. Como o governador ainda avalia as opções (muito embora o candidato mais provável deverá vir dos quadros do próprio PSB), o PTB aumentou a pressão de maneira a forçar uma indicação. Neste caso, caso Armando não venha a ser o indicado, ele teria tempo para fazer as articulações necessárias para viabilizar a sua postulação.
O segundo fator está intimamente ligado à conjuntura nacional. Além do PTB estar disposto a apoiar a reeleição da presidente Dilma, a saída do PSB do governo da presidente Dilma, oficializada na semana passada com a entrega dos cargos que o partido ocupava na máquina federal, praticamente jogou o PT pernambucano no colo de Armando e do PTB. O Partido dos Trabalhadores, muito embora possua cargos na administração estadual e na Prefeitura do Recife, tem o PSB atravessado na garganta desde a derrota acachapante que sofreu nas últimas eleições municipais, pondo término a um ciclo de 12 anos do PT à frente da capital pernambucana, Recife.
Nesta linha, duas das principais lideranças petistas em Pernambuco, o senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo, defendem que o partido aja de forma semelhante ao PSB e entregue os cargos que ocupa. O posicionamento foi desautorizado pela Executiva Nacional do PT, que ainda acredita ser possível demover Campos da ideia de concorrer ao Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...