quinta-feira, 25 de julho de 2013

Orçamento Participativo é sucesso em Serra de Bois


Serra de Bois, uma das comunidades rurais mais participativas de Taquaritinga do Norte, sediou nesta quarta-feira (24/julho) uma grande audiência pública, onde os representantes do Bandeira, Pororoca e Risada também apresentaram suas demandas para o Orçamento Participativo 2013/2014. Presentes ao evento estavam os Secretários Lurdinha Malaquias (Finanças) e Zeca Coelho (Governo), a Vereadora Presidente da Câmara Rogéria Coelho e Vereador Eraldo de Pedra Preta, representantes das Secretarias de Gestão, Educação e Finanças e também os líderes comunitários Geraldo Filho, da Associação de Serra de Bois e Paulo dos Santos, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
A Secretária Lurdinha Malaquias abriu os trabalhos e destacou as conquistas e a importância do OP para o desenvolvimento do município e elencou uma série de ações que já foram apresentadas pelas comunidades e atendidas pelo Governo Municipal através deste importante instrumento social.
Na sequencia Zeca Coelho destacou os avanços do OP e os desafios que estão por vir, onde anunciou o programa de recuperação de estradas vicinais que será implantado nos próximos dias e que representa uma das maiores reivindicações dos agricultores, que agora será materializada graças à emenda do Deputado federal Bruno Araújo que possibilitou que a Prefeitura adquirisse uma Patrol e uma retroescavadeira que irão atender as demandas do homem do campo.
Vereadora Rogéria reforçou a importância da participação popular na elaboração do Orçamento Participativo e as possibilidades que este instrumento oferece a população de pleitear as melhorias para toda a comunidade, opinião também compartilhada pelo Vereador Eraldo de Pedra Preta.
Paulo dos Santos, líder comunitário do Bandeira também fez uso da palavra e agradeceu ao Governo Municipal por ter implantado tão importante ferramenta de participação popular que aproxima o povo do Prefeito e facilita a chegada das ações, especialmente para os mais necessitados.
O Presidente da Associação de Serra de Bois, Geraldinho, fez um relato da participação da comunidade desde 2011 no OP, onde foram realizados vários pleitos como a construção da praça, do parque infantil, limpeza de barragem, melhorias na iluminação e outras ações que já foram atendidas, tendo o mesmo também listado algumas que estão para serem executadas.
As demandas apresentadas no OP de anos anteriores e que foram executadas pela Prefeitura com recursos próprios ou através de parcerias foram exibidas em vídeo e acompanhadas por depoimentos de populares que tiveram suas comunidades contempladas com as ações e também por entrevistas com autoridades que destacaram o avanço do município com as ações apresentadas pela população e atendidas pela Prefeitura.
Após a exibição dos vídeos as comunidades apresentaram suas reivindicações onde se destacaram como prioritários a recuperação das estradas vicinais, a construção de passagens molhadas, melhorias na iluminação pública (luminárias em postes), a implantação de um CRAS, a aquisição de um veículo para apoio aos serviços de saúde, dessalinizadores, limpeza e construção de barragens e barreiros e outras ações que proporcionarão o desenvolvimento das comunidades, destacando também a manutenção de ações frequentemente desenvolvidas como aração de terras, distribuição de sementes e abastecimento de água, merecendo destaque também os pleitos apresentados pela população de Serra dos Bois que solicitou a construção de um Centro de tradições Culturais, um museu para resgatar a memória da comunidade e do cangaço e o monumento ao vaqueiro.
A audiência pública de Serra dos Bois atraiu um bom público e superou todas as expectativas sendo sucesso total de participação popular e de apresentação de demandas, evidenciando desta forma o sentimento do homem daquela região em lutar por melhorias para suas comunidades.
O Orçamento Participativo representa o anseio de melhorias para todos e é a melhor ferramenta da população reivindicar as ações necessárias e de ajudar o poder público a governar! É importante lembrar que você também pode participar do Orçamento Participativo pela internet, o endereço é: (www.taqdonorte.com.br). Participe!!  O futuro de Taquaritinga passa por você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...