sexta-feira, 26 de julho de 2013

DR PAULO LIMA : OS MOINHOS DA VIDA


Dr. Paulo Lima*


Sempre ouvi falar que “águas passadas não movem moinhos”. Este adágio popular pode servir para que você tome lições de vida, mas, sinceramente, não se aplica à política. É que na vida  o ditado pode ates servir. Entretanto quando se trata de política tudo é possível, inclusive um velho moinho de trigo ter as suas hélices movidas por águas passadas. Digo isto apenas para reforçar a ilustração, no sentido de que, na política tudo é possível, já que, em se tratando da vida, águas passadas somente poderiam voltar a mover moinhos pela vontade de Deus. Cá estou eu a tergiversar... Será que estou ficando velho? A verdade é que a gente nunca quer ser velho, muito embora a velhice nos traga ensinamentos valiosos e que, não rarazvezes, teimamos em desdenhar. Voltemos ao tema.
Vejam vocês que não faz muito tempo ouvia EVILÁZIO ARAÚJO se derramar em elogios ao ex-prefeito das Vertentes (na época ele estava no exercício do cargo) e era chamado de meu “mestre”, meu “professor”, dentre outros adjetivos, a ponto do ex-prefeito (na época ele ainda era prefeito, hoje não mais) pensar que era mesmo “o cara”. Chegou  ao ponto de se intitular de “Universidade dos Prefeitos”, vejam vocês que petulância!  O pior é que o indigitado não perdia uma oportunidade para desdenhar e, não raras vezes, numa roda de bebida, esculachar com o Prefeito de Taquaritinga do Norte. Vejam o que é a roda da política!
Porém, como tudo na vida passa, inclusive as águas que movem moinhos, nas eleições passadas aquele que era diuturnamente elogiado pelo Prefeito de Taquaritinga do Norte resolveu se bandear para o palanque do candidato de oposição - mostrando que em política nem sempre  a bondade ou a deferência de outrem é paga com gratidão – e tascou a falar mal de EVILÁZIO. O mais interessante, porém, é que, mesmo sem querer o indigitado acabou lhe fazendo um favor uma vez que, ao apoiar o seu opositor terminou transferindo votos para EVILÁZIO em razão de sua extrema rejeição entre o eleitorado de Taquaritinga do Norte.
E - suprema ironia da vida -  vemos que no caso o provérbio foi escrito às avessas posto que, atualmente, a administração de Taquaritinga do Norte, com o seu programa do “Orçamento Participativo”, está a trazer lições para às Administrações Municipais de nosso Agreste –  a de Vertentes que o diga  – a qual, somente se move segundo a vontade do chefe do prefeito sem ouvir, no entanto, a população, que deveria ser a destinatária fiel dos serviços públicos. Não é, pois, sem razão, que a situação da saúde e da educação no nosso município está em “petição de miséria”, como se diz no popular. No caso comento, vemos que o aluno passou a ditar lições ao seu “mestre” e “professor”. 
E, no caso, vemos que em política, não raras vezes, os moinhos da vida podem ser, sim, movidos por águas passadas. Para tanto basta a vontade soberana de Deus e, claro, do povo, que tudo pode mudar com o seu voto, inclusive para colocar no seu devido lugar aqueles que pensam que são “o cara”. Semana que vem tem mais.
Um abraço a todos.
*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...