quinta-feira, 30 de julho de 2015

Brasileiros de escola pública ganham 1º lugar em copa de robótica na China


Cinco estudantes da escola Apolônio Sales, da rede municipal de ensino de João Pessoa, conquistaram o primeiro lugar na 19ª Copa do Mundo de Robótica, a RoboCup 2015, realizada na cidade de Hefei, na China. Os alunos também ganharam o troféu de "Melhor do Mundo" no quesito "Interação Humano com Robô".
A pré-divulgação do resultado final saiu nessa quarta-feira (22). A colocação oficial será dada em uma solenidade, no sábado (25), quando a equipe já estará voando de volta para o Brasil.
A equipe "Robô Apolo" venceu 14 grupos de outros países, que concorreram na categoria RoboCupJr Dance Primary" (dança com robô). As equipes apresentaram performances com robôs, entre um e dois minutos, desenvolvendo uma história ou dança.
Os alunos criaram uma história com usando cinco robôs com o tema "Brasil: Festa e Alegria no Rio 2016". A performance sequencial utiliza robôs que representam a águia da Escola de Samba Portela, um jogador de futebol, um robô atleta, um robô bola e um elemento surpresa.
Em 2014, a equipe ganhou o primeiro lugar na categoria "RoboCupJr Dance Primary" na Olimpíada Latino-Americana de Robótica.
A equipe "Robô Apolo" é composta pelos estudantes Anderson Gabriel Galdino Araújo, Carlos Victor, Lourdes Maria Galdino, Paulo Thiago Galdino e Thiago Santana. Esta é a primeira vez que alunos de João Pessoa participam da competição. Eles retornam ao Brasil nesta sexta-feira (24) e devem chegar a João Pessoa na madrugada do próximo domingo (26).

Baixa renda

A escola Apolônio Sales fica localizada no bairro de Cruz das Armas, periferia de João Pessoa. Os alunos são de baixa renda e esta é a primeira vez que eles viajam de avião.
A direção da escola comemorou o resultado e destacou que o potencial dos alunos vem sendo trabalhado para que eles se destaquem."Vibramos quando soubemos do resultado ontem. O detalhe é que somos uma escola pública e mesmo assim damos a oportunidade aos alunos de explorarem todo o seu potencial. Os meninos têm potencial elevado e não está sendo desperdiçado, tanto que conquistaram dois primeiros lugares", ressaltou a diretora Maria Elizabeth Rodrigues.
Uma outra equipe de João Pessoa, a Ação Resgate, também participou da copa. Os estudantes Cleison Lima da Paixão e Wesley Robson, da escola Moema Tinoco Cunha Lima, localizada no bairro dos Funcionários, disputaram a categoria "RoboCupJr Rescue B" (ação resgate).
Os dois estudantes desenvolveram um robô para percorrer um labirinto para resgatar cinco vítimas. A ação ocorre em oito minutos e utiliza um sensor de calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...