segunda-feira, 29 de junho de 2015

Taquaritinga do Norte : Um pouco de História, Severino Pereira da Silva


                                                  
Sempre ouvi histórias de "Seu Pereira ", e sempre nas escolas aonde eu lecionei , quando chegava em tempos de emancipação política, eis que os alunos sempre me perguntavam, Professor quem era seu Pereira ? Ele foi Prefeito? Era o dono da Cidade? Era um Coronel?Foi ele que fez a Igreja ? , eram as mais variadas perguntas , e sempre eu respondia o que sabia, e o que eu sabia era muito pouco perto da grandeza dos feitos de Seu Pereira, ouvi muito falar de Seu Pereira através do Meu Avô Materno o Pedreiro e Barbeiro Paulo Francisco Lopes ( Seu Paulo Henrique ), que trabalhou em quase todas obras de Pereira em Taquaritinga e sempre falava saudoso do nosso grande benfeitor, já o meu avô Paterno Antônio Xavier, tradicional Marchante, tinha um certo receio em relação a Pereira e não gostava muito de falar sobre ele, e eu um menino sempre curioso perguntava mais sem sucesso, meu pai Marcos Xavier trabalhou 5 anos para a "companhia" e sempre me falou muito de seu legado, mais meu pai falou de outra figura importante nesta história o senhor Carlos Alberto Pereira da Silva, e da reta final da "Era Pereira ", mais a história e toda grandeza deste homem eu só vim a ter uma ideia depois que li o livro "A Passagem do Cometa " de Luis Olavo Fontes, ( Presente do meu Pai ),um livro maravilhoso que conta não só a história de Pereira , mais um pouco da história da cidade , durante o período da vida de Pereira, livro este que indico a todos. Muitos leitores do Dália Net sempre me cobrava algo sobre a História de Pereira, e posso não contar tudo, de tão grande que é , mais vou colocar aqui todas as terças algumas passagens e fatos importantes que muitos ainda não tem conhecimento, principalmente o público que eu trabalho, as crianças e os adolescentes.

Antônio Pereira da Silva e Rita Maria de Carvalho, pais de Severino.
Foto : Editada do Livro A Passagem do Cometa , Luis Olavo Fontes.

   Severino Pereira nasceu no dia seis de maio de 1895 em Taquaritinga, era filho de Antonio Pereira da Silva, que trabalhava como cobrador de impostos da região e Rita Carvalho Pereira da Silva, uma dona de casa . O casal teve 11 filhos e Severino o mais novo da família . Desde pequeno Severino ajudava a família, e o seu primeiro trabalho remunerado foi distribuir pão pela cidade, Na época esta função conhecida como "Pãozeiro" , nos dias de feira dias de domingo era o dia em que Severino mais trabalhava, por alguns tostões, levava as compras dos feirantes na cabeça e entregava a domicílio, mas das atividades que realizava o menino Severino gostava mais era lavar Cavalos no Açude santo Amaro, os feirantes chegavam com seus animais ( Cavalos, Jegues, mulas ), vindo de vários lugares.

Feira de Taquaritinga nos anos por volta dos anos 40, Foto : Imprensa Oficial

 Os animais chegavam na maioria das vezes exaustos depois de subir a serra, depois de descarregados os animais eram levados para o açude para tomar banho e se alimentar , Severino lavava em média 10 a 15 cavalos por domingo.
Açude Santo Amaro nos anos 50, Foto : Imprensa Oficial

Severino amadureceu cedo, pois além de trabalhar estudava, seu pai Antônio Pereira sempre fez questão de que seus filhos estudassem, a primeira professora de Severino foi Maria José , na época só existia o curso primário, uma época em que qualquer desobediência o castigo era se ajoelhar sobre caroços de milho.
Perto de Completar 14 anos sem terminar o curso primário , pensando em ajudar a família , pois seus pais já estavam bem velhinhos, o jovem Pereira partiu com dois irmãos mais velhos, Pereira havia recebido uma herança de 15 mil Reis de João Freixeias seu Padrinho , deu 5 Mil Reis a sua mãe , e com 10 mil reis foi para sua grande viagem para a capital.


Na próxima semana , os desafios de Pereira na Capital...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...