terça-feira, 25 de novembro de 2014

RETRATAÇÃO – Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte – Campanha de vacinação


Ronaldo Veiga de Oliveira
Secretário de Saúde e Meio Ambiente 
Em resposta a matéria veiculada no Blog de Junior Albuquerque, ontem (24) intitulada: “Taquaritinga ainda não atingiu meta da vacinação contra pólio”, gostaríamos de esclarecer alguns fatos inverídicos presentes na publicação.
A Campanha de Vacinação está sendo realizada a nível Nacional e tem data prevista pelo Ministério da Saúde para encerramento, próxima sexta – feira (28). A mesma é contra a Paralisia Infantil e Sarampo. As informações fornecidas pelo blog não condizem com a realidade do município, quando se refere que estamos abaixo da meta de cobertura nacional. Para um melhor entendimento, alimentamos dois sistemas com informações das vacinas: SI-PNI WEB (para registro de doses de pólio) e SI-PNI (para registro de doses de Sarampo). A logística de alimentação é feita através dos boletins de registros diários das doses aplicadas em todos os PSF (Postos de Saúde da Família) encaminhadas à coordenação da atenção básica/PNI do município, que semanalmente alimenta os sistemas, geralmente todas as sextas – feiras. A atualização pode demorar até 24h para ser processada.
Os dados da última semana foram informados às 14h de ontem, possivelmente a postagem do blog foi feita antes da atualização. Só destacando que a campanha segue até próxima sexta – feira (28) e estamos na busca ativa das crianças faltosas.
Segue dados comparativos das coberturas vacinais até o momento:

Poliomielite:
Brasil: 64,12%           
Pernambuco: 69,34%           
Taquaritinga do Norte: 64,86* (Ontem a tarde estava em 50,66%), após a digitação da última semana + dia "D" foi para 64,86%.

Sarampo:
Brasil: 58,46%
Pernambuco: 63,74%
Taquaritinga do Norte: 65,36%

Estamos abertos a qualquer esclarecimento, uma vez que é dever de todo bom profissional de imprensa apurar os fatos antes de publicar inverdades sem ouvir as partes envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...