quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Taquaritinga do Norte : Entrevista com Júlio César

Assessoria de Comunicação


O Secretario de agricultura e Pecuária de Taquaritinga do norte é o primeiro entrevistado da série de entrevista que será feita com os demais secretários da administração do governo do prefeito Evilasio Araújo, na oportunidade César nos fala sobre a força das associações, a importância da reforma agrária que deve ser feita com justiça para que nenhuma das partes envolvidas saiam prejudicadas,  das dificuldades e desafios de ser o secretário de agricultura de um município tão extenso.

1 -  Em que situação se encontra o semi-árido do nosso município?
R – Está melhorando e vamos caminhando e olhando para o futuro, apesar de ter passado pela maior seca de sua história e temos uma perspectiva de um bom inverno dentro da média da região onde os agricultores poderão recuperar as perdas e a auto estima que foram abaladas com a maior seca da história.

2 – Quais foram os principais pontos discutidos na conferencia municipal nde convivência com o semi-árido?
R – O abastecimento de água, limpeza, reforma, e construção de barragens, perfuração de poços artesianos, estratégias de convivência, produção de silagem, produção de palma de forrageira resistente a praga da cochonilha do carmim, como também as questões ambientais.

3 – Na sua opinião, qual a maior carência do povo do semi-árido?
R – É o despreparo, a falta de infra-estrutura, e   melhor conhecimento técnico para armazenamento de água e alimento para o rebanho.

4 – Que providencias estão sendo tomadas para solucionar estes problemas?
R – Várias, através de projetos e programas como : cisternas de 1º água para o consumo humano, cisterna calçadão para a produção, bem como projetos de construção de pequenas barragens, e programas como o fome zero animal do governo municipal que desde 2011 quando foi criado vem apoiando o povo e dando estímulo e condições com máquinas e equipamentos para que seja armazenado alimentos para os animais através dos silos de superfície, além de buscar recursos através do BNB para melhorar a infra estrutura das propriedade isso sem falar na reforma agrária

5 – O que você tem a dizer sobre a reforma agrária?
R – É de suma importância para o desenvolvimento da agricultura de base familiar dando condições a pessoas de baixa renda de realizar o sonho do acesso a terra mas é importante salientar que esse processo deve ser feito de forma ordeira, pacífica e benéfica para todas as partes interessadas.

6 – Quantos assentamentos e quantas famílias temos assentadas no município de Taquaritinga do norte?
R – À no município 2 modelos  de reforma agrária, um pelo INCRA e o outro através do PNEF (programa nacional de crédito fundiário),
Pelo INCRA, temos 1 assentamento e 21 famílias.
Pelo PNAF, temos 4 assentamentos e 64 famílias.
E estamos com o 5º assentamento em processo de cadastro onde será beneficiada mais 20 famílias.

7 – Quais os programas de governo que o município esta incluído?
R – Temos os seguintes programas; PRONAF, programa nacional de credito fundiário, programa terra pronta, pro - rural, programa garantia SAFRA, programa 1 milhão de cisternas, programa chapéu de palha, operação seca, programa de aquisição de milho da CONAB, programa nacional de alimentação escolar, programa nacional de aquisição de alimentos.

8 – Qual é o método de trabalho da secretaria de agricultura?
R – A Secretaria de Agricultura e pecuária trabalha de forma participativa envolvendo a sociedade civil organizada ou seja as associações, e todas as políticas públicas trabalhadas por nós tem suas decisões tomadas em conjunto com os agricultores nas reuniões do conselho municipal de desenvolvimento sustentável, desta forma entendemos que a união faz a força e juntos podemos tomar as decisões em conformidade com todos.

9 – Quais os pontos positivos e negativos de sua secretaria?
R – O ponto fraco de nossa secretaria é que por nosso município ser de pequeno porte em relação a grandes centros urbanos de Pernambuco, carecemos de mais recursos e infra estrutura, e o ponto forte é a equipe que está totalmente comprometida em trabalhar para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

10 – Como você avalia os últimos 5 anos de governo do prefeito Evilásio Araújo?

R – Vejo que tivemos muito progresso, nos últimos 5 anos avançamos em todas as áreas da administração, temos um prefeito cavador que vai buscar projetos e programas que trazem desenvolvimento sustentável a exemplo das máquinas do PAC 2 ( programa de aceleração do crescimento), que estão melhorando de forma considerável  a qualidade de vida do homem do campo. 



Por: Marcos Pontes   ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...