sábado, 16 de novembro de 2013

O prefeito Evilásio Araújo participou da Mobilização Municipalista no Congresso Nacional






















O prefeito de Taquaritinga do Norte participou da mobilização de gestores municipais, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Congresso Nacional, nesta terça-feira, 12 de novembro. O encontro foi denominado de Mobilização Municipalista Permanente e aconteceu no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, sob a liderança do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. 
Os principais itens da pauta de revindicações dos gestores municipais de todo o País foram: modificação da proposta do ISS (imposto sobre serviços de qualquer natureza) para altera o local de recolhimento nas operações de leasing (arrendamento mercantil) e das atividades das administradoras de cartão de crédito e débito para que seja recolhido no domicílio do tomador de serviço e a revindicação de aclarar a base de cálculo das atividades da construção civil. Outro pedido importante foi para votação da matéria que prevê aumentar em 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garantiu aos prefeitos que agilizará a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição 39/2013 no Senado Federal.
Também foi discutido como será promovido o repasse dos recursos dos royalties de petróleo a todos os Municípios, que aguardar definição por parte do judiciário. Na ocasião os prefeitos disseram que estão confiantes e entregaram moção a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia – relatora da matéria. O documento pede celeridade na apreciação da liminar concedida nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4917 - royalties oriundos da plataforma continental – que suspende artigos da Lei 12.734/2012, que trata do assunto.

“Precisamos cobrar equilíbrio do Governo Federal em relação aos municípios, porque já não agüentamos mais, tantas obrigações repassadas para nós, sem que haja forte de custeio e os recursos cada vez menores. Queremos reparação definitiva por parte da União, e para isso é necessário rever a composição atual do FPM” pontuou o prefeito Evilásio Araújo. 
 
Os prefeitos presentes na mobilização acertaram um novo encontro para o dia 10 de dezembro. A expectativa dos gestores é ter as revindicações atendidas até lá. 

Com informações da CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...