sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Novos diretores escolares da rede estadual tomam posse no Centro de Convenções



Evento reuniu os 527 professores certificados no curso de aperfeiçoamen e referendados pela comunidade escolar



Créditos: Ademar Filho
Um dia marcante para a Educação de Pernambuco foi celebrado na manhã desta sexta-feira (04), às 10h, no Centro de Convenções, em Olinda, quando 527 professores efetivos da rede estadual tomaram posse nos cargos de diretores escolares, em solenidade prestigiada pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Educação, Ricardo Dantas. Na ocasião, o chefe do executivo aproveitou para assinar o decreto e anunciar a criação de 83 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), sendo 43 em 2013 e outras 40 até 2014.
Após participarem do processo de seleção para diretor escolar, que incluiu o curso de aperfeiçoamento do Programa de Formação Continuada de Gestor Escolar (Progepe), e serem referendados pela consulta pública, os professores assumem a tarefa de liderar as escolas regulares da rede estadual. Em sua saudação, o governador fez uma radiografia da situação político-econômica do Brasil e do mundo, colocando a educação como pilar fundamental para o País atravessar a crise fortalecido e enaltecendo o papel do gestor escolar nesse processo. "Estamos desafiados a exercer uma grande mudança da escola pública. Temos o dever de salvar milhares de vidas. Esse é o desafio da educação e da escola brasileira. Pra isso, esses novos diretores terão importante missão", afirmou.
De forma inovadora, Pernambuco definiu critérios e procedimentos para a seleção dos diretores escolares que já começam a exercer suas funções na próxima segunda-feira (07), preparando o início do ano letivo. Para concorrer à função, todos os candidatos participaram, presencialmente, do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional, ministrado dentro do Progepe, realizado através de um convênio entre a Secretaria e a Fundação Universidade de Pernambuco (UPE).
Durante a solenidade, cinco diretores assinaram o termo de posse junto ao governador e o secretário, representando todos os novos gestores. Para Ricardo Dantas, a posse é um marco importante para a educação de Pernambuco. "Hoje é um dia que entrará pra história da Secretaria de Educação, porque é uma iniciativa que seleciona os diretores escolares não só pelo mérito, mas também avança de forma pioneira na capacitação desses profissionais. Esse processo de formação e certificação garante os critérios para que em nossas escolas cada diretor saiba qual é o seu papel, que vai muito além de questões meramente administrativas, e possam enxergar que a escola pode transformar a sociedade", afirmou.
Os novos critérios visam à qualificação não só de diretores veteranos como dos novatos, dando uma unidade de excelência na gestão escolar da rede estadual. Novata na função, Paula Francinete de Lima, da Escola Estadual Solidônio Leite, de Serra Talhada, elogiou a iniciativa do curso de aperfeiçoamento. "Durante a formação, pude fazer uma reflexão sobre a prática da gestão escolar e assimilar conceitos de gestão participativa e democrática. Vou aplicá-los na minha escola, me inspirando muito no método da Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba", comentou a nova gestora, que atuava na unidade como educadora de apoio.
E não foi por acaso que a diretora citou a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Lagoa da Cruz, distrito de Quixaba, que recentemente conquistou o Prêmio de Gestão Escolar, na categoria Referência Brasil. Com Ivan Nunes, diretor experiente como líder, a escola serve de exemplo para a educação pública do País.
Além do governador e do secretário de Educação, compuseram a mesa os secretários estaduais Danilo Cabral (Cidades), Fred Amâncio (Desenvolvimento Econômico), Adailton Feitosa (Turismo), o deputado estadual Waldemar Borges, o prefeito de Bezerros, Sebastião Rufino, e os secretários executivos Ana Selva (Desenvolvimento da Educação), Paulo Dutra (Educação Profissional) e Cecília Patriota (Gestão de Rede).
PROGEPE - O Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais de Pernambuco, pioneiro no Brasil, é oferecido pela Secretaria de Educação em convênio com a Universidade de Pernambuco (UPE). O conteúdo da formação, que também tem vagas para técnicos escolares, no Programa de Formação Continuada de Técnicos Educacionais de Pernambuco (PROTEPE), aborda temas como Gestão com Foco na Educação em Valores humanos, Cultura da Paz e Sustentabilidade; Educação de Qualidade; Gestão Democrática, Instrumento de Gestão e Diálogos com a Comunidade; Políticas Públicas: conhecimento e aplicação; e Projeto Pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...