terça-feira, 1 de janeiro de 2013

10 Itens que todo homem deveria saber sobre o câncer de Próstata.




Do mesmo modo que o câncer ginecológico representa um grande perigo para a mulher a partir de uma certa idade, o câncer de próstata é o principal perigo para os homens acima dos 50 anos.

A ocorrência maior é depois dos 80 anos de idade e nessa faixa etária 60% dos homens apresentam neoplasia primária de próstata (pequenos tumores que não se manifestam clinicamente).
Entretanto, apesar das controvérsias, existem observações que indicam uma maior agressividade do tumor do câncer de próstata em indivíduos jovens, quando esse tumor ocorre nessa faixa etária.
Quando diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer é curável e por isso, é imprescindível conhecer alguns aspectos da doença e procedimentos para evitá-la.

1)  O câncer de próstata está em segundo lugar, só perde para o de pulmão, no ranking das doenças do homem.
2) A origem do câncer de próstata é desconhecida.
3) Quanto maior a idade, maior é a incidência dessa doença.
4) Homens acima de 50 anos devem ir ao urologista regularmente.
5) Somente 5% dos casos se manifestam clinicamente e há uma evidência de que os tumores descobertos incidentalmente se comportam mais benignamente.
6) Existe a disseminação dessa doença pelas vias venosas e linfáticas e por isso aparecem as metástases ósseas.
7) Apesar de nem sempre ocorrerem, quando existem, os sintomas principais são: maior freqüência de micções, sangue na urina, afilamento e perda do jato urinário, maior dificuldade no ato de urinar.
8)  Há algumas maneiras de tratamento: cirurgia (nos casos iniciais quando a extensão do tumor ainda é pequena); radioterapia; ingestão de hormônio feminino. O urologista é quem saberá indicar o procedimento correto.
9) Como o câncer de próstata é de evolução lenta, é fundamental o acompanhamento médico. O diagnóstico precoce previne a doença ainda na sua fase menos agressiva.
10) O médico sabe muito bem quais os exames necessários para essa prevenção. Não se deve ter preconceitos nem “machismos” idiotas. Isso só aumenta a potencialidade dos riscos.

A Saúde em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...