quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Feriado estadual em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817 vira lei

Decisão foi publicada no Diário Oficial do estado e elenca algumas medidas que deverão ser adotadas.  (Foto: Reprodução/Diário Oficial)
Decisão foi publicada no Diário Oficial do estado e elenca algumas medidas que deverão ser adotadas. (Foto: Reprodução/Diário Oficial)
Pernambuco conta, a partir desta sexta-feira (9), com mais um feriado civil estadual. Como forma de registro e homenagem, o dia 6 de março foi instituído como Data Magna em alusão a eclosão Revolução Pernambucana de 1817, que completa 200 anos em 2017. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e elenca algumas medidas que deverão ser adotadas.
Com a novidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco deverá acrescentar no seu calendário a realização de reunião solene para a entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca em todo dia 6 de março. As escolas também terão que incluir a data no calendário letivo.
“Promoverão o estudo dos fatos históricos relativos à Revolução Pernambucana de 1817, cabendo-lhes escolher formas pedagógicas de comemorações, incluindo a realização de desfile cívico”, diz o texto.
Sob responsabilidade do Poder Público, haverá ainda comemorações com hasteamento solene da bandeira do estado no Palácio do Governo e colocação de coroa de flores no monumento aos revolucionários, localizado na Praça da República.
Com a data, será, também, implantada a Semana Histórica de Pernambuco. O projeto aprovado foi apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB). A proposta dos parlamentares retoma a proposta original de uma lei estadual de 2007, que definiu o dia 6 de março como Data Magna.

História

Há 200 anos, Pernambuco foi palco de uma república à parte, livre da Coroa Portuguesa, durante um pouco mais de 70 dias. No século XIX, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido. Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. A Revolução Pernambucana de 1817 tomou constituiu-se, assim, um governo republicano e liberatório forjado por uma Constituição Provisória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...