segunda-feira, 20 de novembro de 2017

No dia da Consciência Negra a Escola Municipal Chefe Leandro realizou a Culminância do Projeto : " Cultura Afro Brasileira e Indígena"


A Valorização da Cultura Afro e Indígena nas Escolas tem sido uma das atividades propostas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taquaritinga do Norte. A historia do Brasil é marcada por uma variada junção de raças. O governo federal em 2003 tomou uma sabia decisão ao incluir na rede oficial de ensino, a Lei 10.639/63, a temática “Historia e cultura afro-Brasileira”. Por intermédio desta, instituiu-se, nas escolas públicas e privadas, o estudo da historia da Africa, o luto dos Negros Brasileiros, a cultura negra e sua contribuição social e econômica. Muitas cidades não dão a atenção devida ao tema em Taquaritinga do Norte é diferente, e um dos grandes exemplos é a Escola Municipal Chefe Leandro da Comunidade do Jerimum. A Direção da Escola junto a sua equipe realizou no último dia 20 de novembro, um dia cheio de atividades e apresentações que chamou a atenção de toda comunidade.





Foi um dia bastante proveitoso e alunos e professores falaram também sobre a data de hoje " Dia da Consciência Negra " data esta que foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...