terça-feira, 7 de junho de 2016

REALIZADO EM TAQUARITINGA O 2º ENCONTRO DO MOVIMENTO NORDESTINO PELA TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AMAZONAS




Aconteceu na manhã da última Sexta-feira (03) no Hotel Jorge Eduardo  o 2º encontro do Movimento Nordestino pela Transposição das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas. O evento foi prestigiado por autoridades, empresários, imprensa e o povo em geral.


O movimento é liderado pelo empresário Géo Caldas, que adotou a ideia lançada pelo Governador do Amazonas que em agosto de 2015 declarou ter projeto para a transposição.  Afirmando “transportar água é a coisa mais fácil do mundo. Precisamos só de tubos e bombas de recalque”.


Na ocasião citou as obras do poliduto da Rússia até a Europa Oriental como exemplo de que, no Brasil, o projeto é viável.  “Há 50 anos fizeram um poliduto saindo da Rússia até o mar da Turquia. Foram mais de seis mil quilômetros de distância. Eles construíram a obra em meio a ventos de 60 km/h, com 40 graus negativos de temperatura e rompendo montanhas. Por que não podemos levar água para o Brasil se não temos temporais, gelo, nem nada?

Estudos realizados pela Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontam que apenas  1% da vazão média do rio Amazonas, que é de 200.000m3/s, pode acabar com a seca do Nordeste e Sudeste do País. Esse percentual  corresponde a aproximadamente dois mil metros cúbicos por segundo de água –  equivalente a todo o volume do rio São Francisco, que passa por cinco Estados e 521 municípios.

Segundo Géo Caldas, mentor do Movimento Nordestino, bastariam meio por cento desse volume, ou seja, 1.000m3/s trazidos do Município de Breves-PA através de 1.287 km de tubulação até Araripina-PE para abastecer o Semiárido Nordestino cuja área é de  1.200.000 km². 





Informações;Portal Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...