segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Sarampo, coqueluche e catapora: doenças infantis ainda fazem vítimas no Brasil…

A girl who cared by Grandma is sick in bed
A girl who cared by Grandma is sick in bed

É virose. Qualquer um que tenha levado os filhos ao pediatra provavelmente já ouviu esse diagnóstico.

O problema é que há doenças causadas por vírus, comuns da infância, que podem ter consequências graves, como o sarampo, a rubéola, a caxumba e a catapora. Várias delas, por terem ficado muito tempo sem ocorrências no País, eram tidas como eliminadas. Ao reaparecerem, dificultam o diagnóstico. Jovens mães e, principalmente, jovens médicos, desconhecem os sintomas e nem sempre sabem do que se trata. 

Infectologistas ouvidos pelo R7 também alertam que é preciso ficar atento às doenças bacterianas, como meningite, difteria e coqueluche. Nenhum desses males, que eram muito comuns antigamente, está erradicado. Rosana Richtmann, médica infectologista do Hospital Emílio Ribas, reforça a importância da imunização para o combate eficiente das doenças.

— As doenças por vírus, comuns da infância, são imunopreveníveis, o que significa que temos vacinas disponíveis na rede pública. O melhor exemplo de eficiência da imunização, que é vacinar um grande número de pessoas, é a paralisia infantil. Não temos mais casos no País. (R7.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...