segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Naufragando na internet


Por : Roberto Celestino

Os séculos XV e XVI ficaram marcados pelas odisseias marítimas dos europeus, em especial os portugueses, que partiam em suas caravelas em mares desconhecidos em busca de novas descobertas que lhes rendessem terras, poder e nome.
Mesmo crendo que, os mares eram habitados por monstros que engoliam os marinheiros e suas naus e, com a ideia que a terra era plana e que poderiam a qualquer momento cair em um abismo, navegar era preciso.
Hoje exercemos o mesmo fascínio em navegar. Não em caravelas, não a desbravar os mares. Navegar tornou-se para nós algo bem mais cômodo e divertido. Navegamos em máquinas modernas que nos levam a qualquer lugar em fração de segundos. Navegamos bem, navegamos muito na internet.
A diferença é que, aqueles homens do passado dominavam barcos relativamente rústicos e mares bravios e, mesmo em meio a essas adversidades a grande maioria deles vencia e findava sua viagem.
Apesar de nossas máquinas serem tão modernas, percebemos a cada dia um crescente número de naufrágios desses pobres marinheiros. O problema não é da máquina, é nosso que não conseguimos dominar “o leme”.
Ficamos tão fascinados com os lugares e as pessoas que conhecemos que, navegamos para cada vez mais longe da nossa família, do nosso emprego, dos nossos estudos, do nosso mundo real e, de DEUS.
O resultado não poderia ser diferente: naufrágios. Naufrágio no casamento, no relacionamento pais e filhos, no emprego, na escola, na fé.
Não estou dizendo aqui que não devemos navegar, claro que não. Navegar é preciso, é divertido descobrir novos mundos, novos conhecimentos.

Faço apenas um alerta, não naveguemos para tão longe de quem nos ama, não queiramos conhecer pontos arriscados que nos levam ao naufrágio e, lembre-se, por melhor que seja a viagem, há um momento em que é preciso ancorar, há um momento que é preciso descer do “barco” e pisar em terra firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...