segunda-feira, 14 de setembro de 2015

RUFINO PERDE O COMANDO DO PSB EM BOM JARDIM

Prefeito Miguel Barbosa filia-se ao PSB; João Lira poderá ficar no PP; quadro político quase definido em Bom Jardim – PE


Prefeito Miguel Barbosa mostra a ficha de filiação no PSB
Prefeito Miguel Barbosa mostra a ficha de filiação no PSB
O quadro político do município do Bom Jardim, Agreste pernambucano, está aos poucos se definindo rumo ao embate programado para outubro do próximo ano, por ocasião das eleições para o Executivo e o Legislativo.
Na semana passada a novidade ficou por conta da filiação do prefeito Miguel Barbosa ao PSB, cujo Diretório Municipal até então estava controlado pelo ex-deputado estadual e ex-prefeito Sebastião Rufino. Nos próximos dias, o prefeito enveredará esforços no sentido de reforçar a sigla com vereadores de mandato, lideranças e demais novos filiados.
Miguel Barbosa já desponta como candidato à reeleição pela sigla socialista, enquanto que o ex-prefeito Sebastião Rufino, ao que tudo indica ingressará no PDT ou no PSD, esta última sigla, inclusive, já abriga a sua nora, a vereadora Kalina Rufino. Fala-se que Rufino não teria ficado satisfeito com a decisão tomada pela cúpula estadual do PSB, com as bênçãos do governador Paulo Câmara e apadrinhada pelo secretário Antônio Figueira e o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB).
Miguel, Antônio Figueira e Aluísio Lessa.
Miguel, Antônio Figueira e Aluísio Lessa.
Critérios
Fontes palacianas alegam que o critério adotado pela cúpula estadual do PSB para esta modificação no comando do partido em Bom Jardim teria sido a votação do deputado estadual Aluísio Lessa neste município, nas eleições de 2014. O comando partidário sempre é delegado a quem apresenta maior votação no âmbito partidário, tomando-se como parâmetro os últimos pleitos.
Na verdade, isso não acontece em alguns municípios, onde a escolha é feita pelo critério totalmente político. O certo é que Rufino, da mesma forma em que pegou o PSB anos atrás, quando a sigla estava com o então vereador Sérgio Vasconcelos, agora a perde para o prefeito Miguel Barbosa, considerado como liderança política em ascensão no Bom Jardim.
O ex-prefeito Fabiano Rufino e a vereadora Kalina
O ex-prefeito Fabiano Rufino e a vereadora Kalina
Rufino
Na Câmara Municipal do Bom Jardim, a vereadora Kalina Rufino (PSD) tem atuado de forma independente, e quando provocada sobre as próximas eleições, afirma que tudo será discutido no momento certo e que o grupo político comandado pelo ex-prefeito Rufino apresentará candidaturas à prefeitura e câmara municipal.
O nome a ser indicado para a disputa majoritária está entre o ex-prefeito Sebastião Rufino, o ex-prefeito Fabinho Rufino ou a própria vereadora Kalina (PSD).
Ex-prefeito João Lira (PP)
Ex-prefeito João Lira (PP)
João Lira
A expressiva votação que o ex-prefeito João Lira (PP) obteve em 2014 em Bom Jardim, quando disputou sem sucesso o mandato de deputado estadual, o credencia como forte concorrente ao cargo de prefeito no ano vindouro, quando enfrentará o seu ex-aliado Miguel Barbosa (PSB) e o candidato do grupo rufinista. Frise-se que Miguel foi eleito em 2012 com o forte apoio de Lira.
Nas atuais bolsas de apostas, improvisadas nas conversas políticas não só em Bom Jardim, mas nesta região, João Lira é amplamente favorito a voltar a comandar o Executivo da “Terra dos Paus D’Arcos” a partir de janeiro de 2017. “Temos que batalhar, pois eleição só se ganha depois da totalização dos votos”, diz Lira com cautela, completando: “Vamos tentar colher o que plantamos durante os oito anos do nosso mandato à frente da Prefeitura do Bom Jardim”, pontuou. 
Bem articulado com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), presidente estadual da sigla pepista, o mais provável é que João Lira permaneça neste partido, apesar do tentador convite feito recentemente pelo senador-licenciado e ministro Armando Monteiro Neto e o deputado federal Ricardo Teobaldo para ingressar no PTB. Outra opção de João Lira seria sua volta ao PPS, agremiação pela qual disputou e venceu sua primeira eleição majoritária em 2004.
Na atual conjuntura da Câmara Municipal, João Lira já conta com os apoios dos vereadores Valéria (PP), Pedro da Pindoba (PP), Genário Henriques (PP) e Bigode (PP), com possibilidades de aumentar este rol até o final do prazo para as filiações partidárias. “Muita gente está esperando a hora certa para pular pro nosso lado”, gaba-se o vereador Genário Henriques, um dos ferrenhos escudeiros do ex-prefeito João Lira, no Legislativo bonjardinense. A tendência dos vereadores Manuel Caboclo (PDT) e Margarida Maria (PDT) é de também marcharem com o esquadrão lirista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...