sexta-feira, 22 de maio de 2015

O TEMPO NÃO APAGA A VERDADE : Ligeira comparação no Matadouro Público de antigamente e de Hoje


Por : Dimas oliveira


As matérias publicadas pelos blogs do Município e região sobre o matadouro público nos últimos dias mostram abordagens diferentes com imagens conflitantes entre as fontes. Senão vejamos, os vereadores que foram fiscalizar os trabalhos realizados naquele estabelecimento mostraram algumas imagens de supostas irregularidades, por outro lado a imprensa oficial da prefeitura mostrou uma realidade bem diferente, o outro lada da mesma moeda, onde prevalecem a limpeza, organização, a ordem, a higiene , alcançados com os avanços e melhorias implantados naquele matadouro nos últimos tempos. 


Sabemos que a população deve ter ficado meio confusa com as informações tão desencontradas, sem saber ao certo quem esta falando a verdade. Se o gestor do município que tantas obras e ações já realizou, ou se as oposições, comandadas por quem já  governou nosso município e não fez quase nada, e que hoje  tenta desmoralizar a atual administração a qualquer custo, usando todas as armas dentre elas, a mentira e o poder de persuasão, onde tenta fazer com que as pessoas achem que ele esta preocupado com o povo de nossa cidade, quando na verdade a única preocupação  é retomar o poder. 

Para ajudar a opinião pública  entender a verdade dos fatos, vamos mostrar algumas imagens de como o matadouro municipal era conduzido por aquele que se diz amante do povo dessa terra. 

Matadouro Público na gestão boca Preta:

Voltando um pouco no tempo encontramos a memória fotográfica que demonstra o tipo de organização, higiene e preocupação que tinha o então gestor com a saúde da população de Taquaritinga do Norte.

                               Imagem da sala de esfola
As pessoas trabalhavam sem uniforme, os "fatos" eram limpos na sala de esfola junto com a carne, as pessoas ficavam dentro do matadouro olhando o serviço, não existiam máquinas e equipamentos, as estruturas (bancadas) eram de madeira, não tinha cerâmica nas colunas, tudo isso favorecia a contaminação da carne que era consumida pela população.
                               

            Não Tinha máquina para abrir carcaça e nenhum equipamento
Esta foi a maneira que deixaram o transporte oficial da prefeitura utilizado para levar a carne do matadouro para os açougues. A carroça baú jogada no lixo e o trator sucateado.
Com o transporte oficial sucateado a saída era a contratação de uma Toyota Bandeirante de carroceria que fazia o transporte da carne semanalmente.
Toyota alugada ao Sr. Ginaldo

       Transporte de carne com padrão de Higiene deles, transportadores pisando na carne


Agora vejamos a realidade atual do Matadouro Público Municipal.

Maneira Calabar de governar.

   No começo do governo Zeca em 2001 iniciou-se a recuperação do matadouro onde a primeira ação foi contratar um médico veterinário que juntamente com a vigilância sanitária da época que tinha a frente Dr. Douglas e a Secretaria de Agricultura que era comandada pelo saudoso Luiz do Sindicato buscaram medidas imediatas para melhorar as condições de funcionamento do mesmo, garantindo a população segurança no que se refere a qualidade da carne.

                 Foram recuperados o trator e a carroça baú para transportar a carne

           O transporte da carne passou a ser realizado no baú e fiscalizado pelo veterinário
                                     
Já no Governo Evilásio as mudanças continuaram acontecendo, e a equipe do matadouro vem realizando um trabalho responsável dentro de um padrão de qualidade e higiene. Cumprindo o seu papel de contribuir com a melhoria na qualidade dos serviços públicos colocados a disposição da população. 


Funcionários devidamente fardados executando o abate


Reforma do matadouro foi colocada cerâmica e construídas plataformas para corte dos animais.

                           Aquisição de serra elétrica para corte de carcaça 
                                     Aquisição de Talha Elétrica de 03 toneladas

Construção de  área com janela de visualização como forma de isolar o matadouro permitindo apenas a presença dos funcionários na área interna evitando-se a contaminação da carne.
                  Reforma de caminhão colocando baú para transporte de carne

                   Transporte da carne é realizado pelos funcionários
                                          Carne trasportada com melhores condições
                      A carne é entregue aos clientes(marchantes) nos frigoríficos
A carne proveniente do matadouro é fiscalizada o que garante à população uma maior confiança no que se refere a qualidade e segurança alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...