quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Criança de 10 anos morre em Taquaritinga engasgada com pedaço de Carne


O garoto conhecido por "José filho de Ramos" residente no Sitio Silva de Baixo, morreu engasgado com um pedaço de carne neste fim de semana. O Garoto foi socorrido mais não resistiu e faleceu. 

Alerta aos Pais 
O engasgo é um dos acidentes mais comuns entre crianças. O pediatra Aline Silva ele fez um alerta para os pais, que devem prestar atenção em vários fatores, como no tipo e tamanho de alimento oferecido ao filho. "Existem pais que dão carne para crianças de 6 meses. É pedir para o filho engasgar mesmo".
Nessa época do ano é muito comum os churrascos em família, Aline aconselha os adultos a alimentarem as crianças com pequenos pedaços de carne. "A parte fibrosa do churrasco não deve ser servida, pois é muito dura e fácil de entalar".
Espinhas de peixe, pipoca, balas, amendoins e casca de feijão também fazem com que crianças e adultos engasguem. Por isso, é muito importante ter cuidado. "Normalmente esses alimentos vão parar no pulmão e é necessário uma endoscopia para retirada", explica a médica.
Além de atenção com a alimentação, os pais devem ficar atentos aos objetos que eventualmente os filhos pequenos põem na boca, como botões, tampinhas de garrafas, peças de brinquedos, entre outros.
O pediatra afirma que, na maioria das vezes, os objetos são engolidos e posteriormente expelido nas fezes. Porém, caso a criança entale, é preciso levar ao pronto-atendimento o mais rápido possível. "Se for um alimento, por exemplo, o adulto deve tentar puxar o pedaço para fora. Mas se não estiver ao alcance dos dedos, deve correr para o hospital para evitar complicações e até mesmo a morte".
Os comuns tapas nas costas nem sempre funcionam para desobstruir as vias, porém pode-se tentar o meio. Em casos de objetos duros, como pedaços de brinquedos, é mais fácil de ser expelido por meio dos tapas nas costas. "O mais indicado é tentar acalmar a criança e correr para o médico".
A Médica alerta ainda que nenhum líquido deve ser oferecido na tentativa de facilitar a passagem de objetos e alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...