terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SONHAR NÃO CUSTA NADA



DR. PAULO LIMA

Conversando, ou melhor, falando de política com JANINE, minha mulher, hoje pela manhã, ouvi dela uma frase interessante.  Disse-me o seguinte: “Paulo, macaco só bota o dedo na tomada uma vez; depois que leva um choque, nunca mais!”
Eu já conhecia um outro ditado popular, que diz: “macaco velho não põe a mão em cumbuca”. Como não sou macaco, qualquer dia desses termino por levar um choque tão grande  que vai me queimar até o braço inteiro. Espero que não, mas como não sou macaco...
É que esta danada da política parece que tem um feitiço que, não raras vezes, não deixa a gente enxergar a realidade a um palmo de nossos narizes. Pois é minha cara meia dúzia de leitores: a política é assim mesmo... Eu já disse num de meus artigos que a política é como uma droga mais poderosa do que o crack: quanto mais a gente experimenta mais tem vontade de experimentar.
O pior é que no mais das vezes a danada faz com que sonhemos com  coisas pelas quais somente em sonho é possível de se alcançar. O pior é quando o sujeito cai da cama; leva um tombo da gota serena e acorda  para a realidade com uma ressaca daquelas que somente nós, que apreciamos  a“água que passarinho não bebe” sabemos! Mas o sujeito, pior do que um macaco, termina por voltar a colocar o dedo na tomada!
Mas política é assim mesmo. Outro dia escrevi num de meus artigos que a ilusão da política é pior do que a ilusão do amor!
É que quando o sujeito se apaixona só acorda quando leva um belo chifre da sujeita; mas, quando se envolve na política, não acorda nunca.

A propósito dia desses lancei um desafio no programa “NORDESTE EM FOCO”, que vai ao ar diariamente pela Rede Nordeste de Rádios e está sendo tão bem conduzido pelos brilhantes radialistas CÉSAR MELO e ALBERES XAVIER.
Na oportunidade disse que apostava com quem quisesse, que, se um certo personagem (que já está caindo no anedotário Político de nossa região), chegasse a se candidatar a Deputado Estadual, (o que não acredito, reafirmo),apostava que ele não teria nem a metade dos votos de DIOGO MORAIS no Estado.  Em Taquaritinga ele não teria nem um terço.
Parece que nem ele nem os seus Xeleléus quiseram topar a aposta, pois estou esperando até agora, e nada.
Mas, ao que tudo indica, o fulano vai mesmo enfrentar as urnas em 2014 e lá estarei para assistir de camarote e quero só ver  o tamanho do choque que o macaco vai levar.
Entretanto, repito, como não somos macacos, nem eu, nem ele, acho que nunca iremos aprender, pois, como dizia o poeta, “sonhar não custa nada”... Ou será que custa? A resposta a gente só vai saber em 2014. Até lá vamos continuar sonhando... Sonha macaco velho...

Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...