sábado, 10 de novembro de 2012

PROFESSOR MERECE RESPEITO



                             
                                      Professor : Marcos Augusto 

As relações duráveis são aquelas que tem como base o respeito, a boa educação e a gentileza no trato.
Atualmente infelizmente, estes valores, em muitos casos ficaram esquecidos no passado. É preciso que os pais estejam atentos a postura de seus filhos e percebam em suas atitudes, se eles sabem se comunicar, se tem consideração pelos demais, mas principalmente se conseguem ouvir e respeitar as opiniões dos outros.
 Casos de violência e desrespeito contra os professores tem cada vez mais aumentado, e são constantes os casos de violência em sala de aula em todo o nosso país, é preciso que a sociedade acorde e reflita para essa realidade que vem crescendo.
  Na vida estudantil tudo começa com capacidade de ouvir. A boa educação manda ouvir para depois responder. Os jovens de hoje, como tem acesso fácil a informação tem pouca tolerância para escutar. São totalmente impacientes e demonstram isso , inclusive nas salas de aula. Criaram um mundo especial e diferente para eles em função da facilidade que tem para acessar qualquer assunto, em qualquer parte do mundo, a qualquer tempo e hora.
Se por um lado isto tem grande valor, pois ensina-lhes a pesquisar preparando-os para a vida, por outro lado revela uma atitude inadequada para o convívio social, uma vez que entendem que não precisam ouvir ou dialogar a não ser com os iguais ou com o computador.
É certo que isso precisa ser revisto, pois interagir com os demais, inclusive com os mais velhos é importante para a evolução de qualquer ser humano. Todas as pessoas tem algo positivo que pode ser compartilhado. Saber aproveitar isso é um aprendizado importante para o desenvolvimento de cada um.
Cabe aos pais a tarefa de educar seus filhos, estabelecendo limites e orientando-os a terem respeito e consideração para com todos e principalmente para com os professores que tem a missão de prepará-los para a vida.
Tanto os pais quanto os professores são os condutores da vida de uma criança. O que se tornarem quando adultos refletirá o que receberam no decorrer de sua vida. Assim como os pais amam seus filhos e fazem tudo o que podem para protegê-los, os professores precisam, além de ensinar, demonstrar que sentem prazer e alegria em estar junto dos alunos. Isto dará segurança a elas e a confiança de serem queridos e protegidos também pelos professores.
Só o amor constrói. O rancor, a indiferença levam a violência que está consumindo a vida de muitos jovens, que se sentem desamparados e frágeis para enfrentar a vida.
É preciso rever conceitos e atitudes. O ser humano gosta e precisa de atenção. É preciso demonstrar mais afeto, respeito entre todos e menos cobranças, pois cada um tem o seu limite, que muitas vezes não tem sido percebido, nem pelos pais e nem pelos professores. O resultado são atitudes que chocam a todos.
Os pais precisam ensinar os filhos a respeitar e agradecer aos professores pelo muito que fazem, e muitas vezes  os pais não sabem nem o nome dos professores dos seus filhos, e quando ocorre o menor desentendimento, ao invés de ouvir o professor passam a mão na cabeça dos seus filhos mesmo eles errando.
Os professores precisam, cada vez mais se aproximar dos alunos para conhecê-los melhor e com isso poder ajudá-los, respeitando os limites de cada um. Com atitudes humanas, a violência não terá lugar. O entendimento surge sempre que houver diálogo, compreensão e valorização do outro.

Marcos Augusto Lopes Leandro
Professor 


Conheça a Associação : PROFESSOR MERECE RESPEITO

Facebook ::http://www.facebook.com/groups/380599282018037/permalink/380603738684258/?notif_t=like



Um comentário:

  1. Amigos,

    Para começar 2013 com atitudes que melhorem a educação em nosso país encaminho abaixo petição para valorização dos professores e espero que possam assiná-la. Ela se chama: Indexação de reajustes salariais do Poder Legislativo ao reajuste do salário de Professores.

    Eu realmente me preocupo sobre este assunto e juntos nós podemos fazer algo a respeito disso! Cada pessoa que assina nos ajuda a chegarmos mais próximo do nosso objetivo -- será que você pode nos ajudar assinando a petição?

    Clique aqui para ler mais a respeito e assine:
    http://www.avaaz.org/po/petition/Indexacao_de_reajustes_salariais_do_Poder_Legislativo_ao_reajuste_do_salario_de_Professores/?launch

    Campanhas como esta sempre começam pequenas, mas elas crescem quando pessoas como nós se envolvem -- por favor reserve um segundo agora mesmo para nos ajudar assinando e passando esta petição adiante.

    Muito obrigado,
    João Paulo

    ResponderExcluir

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...