terça-feira, 10 de abril de 2012

CONIAPE traça metas para o desenvolvimento regional.



Os municípios pernambucanos de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Toritama, São Caetano e a paraibana cidade da Barra de São Miguel, todos integrantes do CONIAPE (Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras), estiveram reunidos na noite da segunda-feira (09/abril) nas dependências da Câmara de vereadores da Capital da Sulanca para tratarem do consórcio idealizado pelo Deputado Federal José Augusto Maia (PTB/PE) que pode alavancar o desenvolvimento econômico do Polo das Confecções.
Além do Deputado, estiveram presentes os Prefeitos Toinho do Pará (Santa Cruz do Capibaribe), Evilásio Araújo (Taquaritinga do Norte), Jadiael Braga (São Caetano) e Flávio Lima (Toritama), tendo os demais municípios enviados seus representantes, e também marcaram presença os vereadores Leonardo Arnóbio (Taquaritinga), Dr. Nanau (Santa Cruz) e Dr. Neves (São Caetano), representando as casas Legislativas de seus municípios.
Na pauta foram discutidos os seguintes temas: Envio pelos Prefeitos para as Câmaras Municipais de Leis Suplementares Ordinárias para contrapartida da patrulha mecanizada e para manutenção do consórcio; encaminhamento de documentos pessoais dos Prefeitos para cadastro e a solicitação de doação de um terreno ao prefeito de Santa Cruz do Capibaribe para guardar as máquinas, sendo todos os pleitos deliberados e aprovados por unanimidade.
A ideia central do CONIAPE em um primeiro momento é a aquisição de uma patrulha mecanizada e de uma usina asfáltica para os municípios envolvidos. “O campo de ação do consórcio é muito amplo, podemos também desenvolver ações nas áreas de saúde, aterros sanitários, educação e assim melhorarmos a vida da população de nossa região”, destacou o Deputado José Augusto Maia.
Um dos grandes entusiastas do CONIAPE é o Prefeito Evilásio Araújo, de Taquaritinga do Norte.
“O consórcio é uma forma de pensarmos no desenvolvimento regional como um todo, pois toda tramitação será facilitada, a burocracia diminuída e os benefícios chegarão mais rápido para os municípios participantes”, afirmou o Prefeito. O vereador Leonardo Arnóbio, Presidente da Câmara de Taquaritinga, também é um dos que apostam no consórcio desde as reuniões preliminares. “É com grande prazer que acompanho a formação deste consórcio desde as reuniões em Brasília. Este é o caminho! Esta é a saída! De antemão já me comprometo em viabilizar a tramitação dos projetos na câmara para que possamos agilizar o andamento desta importante ação”, destacou o vereador.
Elisberto Costa (ASSEG / PMTN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...