domingo, 24 de abril de 2011

Morre em SP José Mendonça Bezerra


A imprensa pernambucana acaba de anunciar o falecimento do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, o Mendonção, 75 anos,que foi votado em Santa Cruz do Capibaribe durante muitas eleições seguidas, sempre apoiado pelo grupo denominado Boca Preta. Mendonção foi presidente do Santa Cruz e iria disputar a eleição de sua cidade natal, Belo Jardim em 2012, realizando um grande sonho, mas hoje pela manhã na capital paulista faleceu vítima de câncer no intestino.
Corpo de José Mendonça será sepultado amanhã em Belo Jardim 
O corpo do ex-deputado José Mendonça Bezerra chega a Recife no final da noite de hoje, vindo de São Paulo, e será velado na Assembléia Legislativa até amanhã à tarde. Em seguida, o corpo será levado para Belo Jardim, onde será velado e enterrado na terça-feira. O horário do sepultamente ainda não foi definido pela família, que está em São Paulo. O ex-deputado faleceu vítima de infecção generalizada, após 22 dias internado em tratamento de uma cirurgia de tumor de intestino. José Mendonça foi operado no Santa Joana e depois de dez dias foi transferido para o Sírio Libanês, em São Paulo. 
José Mendonça Bezerra, nasceu em Belo Jardim em 1936, numa família humilde. Filho de João Bezerra Filho e Teresa Bezerra de Mendonça começou a trabalhar cedo para custear seus estudos. Aos 27 anos formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Pernambuco. Começou a vida pública em 1966, como deputado estadual, logo na primeira eleição parlamentar após o início do período militar.  Na Assembléia Legislativa de Pernambuco, conviveu com homens públicos como Miguel Arraes de Alencar, de quem veio a se tornar amigo.   
Após três mandatos como deputado estadual, trabalhando pelo desenvolvimento de Pernambuco, em especial dos municípios de sua base eleitoral no Agreste, José Mendonça disputou seu primeiro mandato para a Câmara dos Deputados.  Chegou na Câmara em 1979, em pleno processo de abertura, onde exerceu 8 mandatos durante 34 anos. Ao longo deste período, viveu um dos períodos mais ricos da história política recente do País, como a elaboração da nova Constituição, promulgada em outubro de 1988, e a eleição presidencial de 1989.
Em 1994 demonstrou força eleitoral ao lançar-se candidato à reeleição, ao mesmo tempo em que lançou seu filho Mendonça Filho para deputado federal. Os dois se elegeram. Neste mesmo ano, idealizou de uma articulação política mudaria a história política de Pernambuco, ao unir PFL e PMDB, então adversários históricos. Por causa disso, ficou conhecido como o pai da aliança União por Pernambuco que, quatro anos depois, conseguiria eleger Jarbas Vasconcelos governador, derrotando Miguel Arraes. Político hábil é conhecido na política como Baraúna do Agreste.
Após 34 anos de mandato federal, José Mendonça decidiu, na eleição de 2010, não mais disputar o mandato. Casado com Estefânia Moura teve seis filhos – Mendonça Filho, Isabela, Andre, Carla, Danilo, Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...