Nunca se ouviu falar tanto sobre inclusão social como nos dias de hoje. E não é para menos, já que o tema possui grande relevância e merece ser discutido. Pensando nisso, nest post abordaremos esse assunto para que você possa saber um pouco mais sobre ele e também sobre a sua importância.
Portanto, se você não abre mão de se manter bem informado e por dentro de todas as discussões sociais, continue nos acompanhando e boa leitura!
Afinal, o que é inclusão social?
Apesar de muito se ouvir falar sobre inclusão social, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que esse termo significa na prática. Quando se fala sobre inclusão social, é importante frisar que o conceito vai muito além de simplesmente oferecer oportunidades para pessoas que, de alguma forma, foram colocadas à margem da sociedade.
Na verdade, esse é o primeiro passo para que essas pessoas possam começar a se sentir minimamente incluídas em sociedade. Mas antes disso, é preciso frisar outro fator de igual importância: o atendimento das necessidades básicas dessas pessoas.
Para que possamos, de fato, partir da mesma linha de largada rumo a qualquer objetivo, é necessário que tenhamos nossas necessidades básicas atendidas desde o momento do nosso nascimento. Realidade que não é a mesma de muitas pessoas marginalizadas.
Basta que demos uma rápida olhada nos índices de fome e desigualdade social do Brasil, por exemplo, para ter uma pequena noção do quanto as políticas de inclusão social são mais do que necessárias. São responsáveis por restaurar e recuperar vidas.
Dados sobre a desigualdade social no Brasil
Para ilustrar um pouco melhor o cenário sobre o qual falamos, trouxemos alguns dados e estatísticas mundiais:
- Atualmente, cerca de 120 milhões de crianças não frequentam a escola em todo o mundo, sendo que dois terços dessa estatística são mulheres;
- O número de crianças que morre em decorrência da falta de recursos básicos (alimentação, saúde, etc.), é de 12 milhões por ano;
- Em países subdesenvolvidos e emergentes, a porcentagem de deficientes físicos que frequentam a escola é menor do que 1%/.
Inclusão social como bandeira de luta
Os dados e estatísticas que citamos são apenas alguns exemplos sobre como a sociedade pode ser altamente excludente, deixando de oferecer até mesmo recursos básicos para que uma criança possa se manter viva, com saúde e alfabetizada.
Nesse contexto, a inclusão social surge como uma bandeira de luta por meio de movimentos sociais. São eles das mais variadas causas, levantando e dando voz a grupos que sofrem exclusão por causa da cor da pele, etnia, religião, entre outros.
Cabe, então, aos movimentos sociais, reivindicar junto ao poder público não apenas a sugestão de políticas que levem em consideração a realidade enfrentada por essas pessoas marginalizadas, mas também fiscalizar e garantir que elas sejam cumpridas de forma eficiente.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a desigualdade social no Brasil e no mundo, bem como a importância da inclusão social e suas políticas, gostaríamos de convidá-lo a conhecer nosso curso sobre o tema que conta com certificado válido em todo o Brasil!
Nunca se ouviu falar tanto sobre inclusão social como nos dias de hoje. E não é para menos, já que o tema possui grande relevância e merece ser discutido. Pensando nisso, no post de hoje abordaremos esse assunto para que você possa saber um pouco mais sobre ele e também sobre a sua importância.
Portanto, se você não abre mão de se manter bem informado e por dentro de todas as discussões sociais, continue nos acompanhando e boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário