domingo, 30 de agosto de 2020

Paróquia de Santo Amaro 219 anos de Fé, tradição e graças concebidas

 


A história da paróquia de Santo Amaro vem de braços dados com o período de povoação do municio de Taquaritinga do Norte. Tudo começou em 1801 a 219 anos atrás quando o povo fez solicitação ao Bispo de Olinda da época, Dom José Joaquim para a criação de uma freguesia, uma vez que há dez anos a capela de Santo Amaro já havia sido erguida.


O pedido logo foi deferido, onde se tornou sede de mais quatro capelas: a de São José da cidade de Vertentes, a de Nossa senhora da Conceição, na Lapada, a de Bom Jesus na Santa Cruz e a de Santo Antônio, em Jacarará, mais tarde a nova freguesia se transforma em Matriz ainda pertencente a Comarca de Limoeiro.


Imprensa Oficial: VEJA AQUI FOTOS ANTIGAS DE TAQUARITINGA !

Na época a freguesia regia várias capelas de várias cidades, as quais podemos citar: Santa Cruz do Capibaribe, Poço Fundo, Santa Maria do Cambucá, entre outras.

Em 1812 iniciou o trabalho de reconstrução da antiga capela que por demorar muito a finalização da obra veio a desmoronar. Então só em 1860 com a ajuda do povo retomaram os trabalhos de reconstrução que duraram cerca de oito anos para conclusão.

A Paróquia já pertenceu ao bispado de Olinda, Recife, Nazaré da Mata e só no ano de 1963 passou a pertencer a Diocese de Caruaru, a qual é a mais antiga das regidas pelo Bispo Dom José Ruy.

Seu padroeiro é Santo Amaro, conhecido pelo Santo Fujão, sendo um mistério que os antigos atribuem a mais um milagre do Santo.

Este ano a paróquia completa 219 anos de história, fé e graças concebidas.

Atualmente a Paróquia de Santo Amaro tem como Pároco o Padre Pedro das Romarias , que faz um grande trabalho a frente da Igreja.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil investiga incêndios em Taquaritinga do Norte; Corpo de Bombeiros atendeu 26 chamados em menos de 2 meses

  Segundo a corporação, o número é muito superior ao registrado no mesmo período de 2023, quando ocorreram 9 acionamentos.  Desta vez, foram...