quinta-feira, 26 de junho de 2014

Suárez é suspenso por nove jogos e está fora da Copa do Mundo


Depois de reunião realizada no Rio de Janeiro, o Comitê Disciplinar da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) decidiu castigar o atacante do Uruguai
Suárez sente pancada após incidente com Chiellini (© Getty Images)
Suárez sente pancada após incidente com Chiellini
Luís Suárez: o anti-herói. Genial contra a Inglaterra. Genioso contra a Itália. Depois do início desta quinta-feira, mais uma ausência na Copa do Mundo do Brasil. Depois de reunião realizada no Rio de Janeiro, o Comitê Disciplinar da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) decidiu castigar o atacante do Uruguai com nove partidas de suspensão, responsáveis por tirá-lo do Mundial.
A decisão da Fifa leva em consideração a atitude intempestiva do craque do Liverpool no duelo contra a Itália, na Arena das Dunas. Durante a vitória por 1 a 0 da seleção celeste, Luís Suárez mordeu o ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini. O ato hostil do camisa 9 uruguaio, entretanto, foi flagrado apenas pelas câmeras de televisão; o árbitro Marco Rodríguez não viu o lance.
A Fifa, que já puniu o camaronês Alex Song com três jogos de suspensão - agressão ao croata Mario Mandzukic no duelo contra a Croácia -, estudou as imagens da televisão para decidir sobre o futuro de Suárez no Mundial. A entidade permitiu ao Uruguai apresentar a defesa até a tarde da última quarta-feira.
Para tentar amenizar (ou impedir) a punição à principal estrela da delegação, a Federação Uruguaia trabalhou em um documento no qual descarta o dolo do jogador a Chiellini. O presidente Wilmar Valdez reclamou até de perseguição a Suárez, que já cometeu o mesmo ato duas vezes - uma com a camisa do Ajax e outra com a do Liverpool.
"O futebol é um esporte físico. Se o árbitro toma uma decisão com base em uma certa compreensão eu acho que é realmente difícil julgar depois em um escritório. Quando é algo realmente sério, eu não acho que é ruim a FIFA interferir, mas quando é assim, uma colisão no ar, eu não acho que deve ser julgado. A boca do Suárez bate no ombro do outro jogador", disse.
Todavia, não apenas o responsável pela defesa do atacante se pronunciou. O zagueiro Diego Lugano, grande líder do elenco, foi outro a reclamar de perseguição; o veterano adotou uma postura hostil diante de um jornalista inglês ao ser questionado sobre a atitude do camisa 9.
Até o presidente uruguaio, José Mujica, saiu em defesa da grande estrela do país no Mundial. "Eu não vi que ele tenha mordido alguém, mas eles acertam cada pontapé e cada pancada! Não o escolhemos para ser filósofo, nem para mecânico, nem para que tenha bons modos; é um excelente jogador", discursou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...