quinta-feira, 5 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente terá distribuição de mudas de plantas à população nortetaquaritinguense



Despertar a conscientização e educação ambiental tem sido um constante trabalho da Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente. Por este motivo, durante esta semana que se comemora a semana do meio ambiente a Secretaria de Saúde irá distribuir mudas de plantas das espécies Leucena, Nim e Gliricídia para toda polução nortetaquaritinguense.
Os interessados devem se dirigir até a sede da Secretaria e Postos de Saúde, localizada nas proximidades do Hospital Geral Severino Pereira da Silva para buscar suas mudas. “Estamos distribuindo estas mudas de plantas para que a população possa ajudar a contribuir com o  reflorestamento de nossa cidade, além de despertar em todos a importância da preservação dos nossos bens naturais”, destacou o Secretário de saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga.
A distribuição inicia hoje (05), data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, e segue até a sexta – feira (06).

Saiba mais:

Leucena (Leucaena leucocephala.), é uma planta nativa da America central. É uma leguminosa perene, altamente palatável para o gado, e sua tolerância à seca é de grande relevância para ser empregada nos sistemas de alimentação do rebanho no Brasil Central. Pode chegar até 3 metros de altura.

Nim
O Nim é uma árvore milenar, nativa da Índia, que vem sendo utilizada há séculos para os mais variados fins. Suas atividades medicinais e praguicidas têm sido fonte de grande interesse na pesquisa científica. A planta fornece grande número de metabólitos secundários com atividade biológica, sendo a azadiractina considerada de maior importância ecológica. A pesquisa envolvendo a planta vem crescendo nos últimos anos, devido à procura por métodos ambientalmente seguros no controle de pragas, sendo evidente que a árvore pode desempenhar um papel importante no manejo integrado de sistemas, e também devido aos seus comprovados efeitos medicinais.
Gliricídia.


A gliricídia (Gliricidia sepium) é uma árvore pouco conhecida no Brasil. Nativa do México e da América Central, onde tem nomes como coiote, madre de cacau e mata raton, é usada tradicionalmente nessas regiões para sombrear cafezais e cacaueiros e como suporte em plantações de baunilha. De porte médio, atinge no máximo 15 metros de altura e diâmetro do caule entre 30 e 40 centímetros, As flores possuem cor rósea e aparecem no início da primavera, antes das folhas brotarem, os frutos têm a forma de vagem. O nome gliricídia vem do latim glis (rato) e caedo (matar), referência ao uso popular do pó da casca como veneno para ratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

   Idealizado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, evento visa contemplar também os fazedores de cultura dos municípios de Toritama, Taquar...